segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

MUNICÍPIO DE PORTO VELHO FAZ ANIVERSÁRIO DE INSTALAÇÃO



O município de Porto Velho foi criado em 02 de outubro de 1914, quando ainda pertencia ao estado do Amazonas. Décadas mais tarde, mais exatamente em 1943, foi desmembrado para se tornar a capital do então Território Federal do Guaporé, posteriormente mantendo esse status com a criação do atual estado de Rondônia.

São 96 anos de muita história, umas boas outras nem tanto. Porto Velho mudou sua cara muito rapidamente e tudo isso é perceptível, basta olhar as fotos antigas da cidade e compará-las com a atualidade. Pra ter uma idéia em algumas fotos históricas (das décadas de 40 a 70) onde encontrávamos muita vegetação hoje encontramos áreas bem edificadas.

Há quem não saiba, mas segundo uma antiga matéria jornalística do O Estado de São Paulo, Porto Velho nos primeiros anos de sua criação chegou a ser considerada de “primeiro-mundo”! Era uma das poucas da América Latina que contava com água encanada, energia elétrica e fábrica de gelo. Além do então Hospital da Candelária ter sido referência em patologias tropicais, contando com uma estrutura invejável para a época. E Porto Velho era uma das poucas, quiçá a única cidade brasileira a ter dois jornais publicados em inglês, o Porto Velho Courrier e o The Porto Velho Times.

Infelizmente com o tempo, muitas das vezes a ordem não caminhou junto com progresso do município, e na atualidade vemos mais uma vez essa situação se repetir. As UHE’s do Madeira, dois grandes empreendimentos de “interesse nacional”, foram muito bem-vindas, entretanto lamentamos que tivessem chegado da maneira que chegaram, ora, não houve a preocupação em estruturar Porto Velho com antecedência suficiente para receber essas duas obras tão grandiosas, problemas este que hoje está nos rendendo conseqüências muito severas.

PORTO VELHO/RO – AMAZÔNIA - BRASIL
DADOS GERAIS
População: 426.558 (Censo 2010);
Área: 34.096 km²
A título de curiosidade Porto Velho é o maior município-capital do Brasil, contando com 34.096 km². Uma área superior inclusive a estados como Alagoas e Sergipe.
Gentílico: portovelhense;
E localiza-se no extremo norte do estado de Rondônia; no noroeste brasileiro.

DATAS IMPORTANTES
· 02 de outubro - Criação do Município pela LCE/AM nº 757 de 02/10/1914 (Feriado Municipal)
· 24 de janeiro – Instalação do Município em 24/01/1915 (Feriado Municipal)
· 24 de maio – Consagração a Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do Município (Feriado Municipal);
· 07 de julho – Status de Cidade adquirido pela LCE/AM nº 1.011 de 07/07/1919;
· 21 de setembro – Status de Capital do Território Federal do Guaporé pelo Decreto Federal nº 5.839 de 21/09/1943;

MAIS CONTEÚDO
Fotos de Porto Velho: www.flickr.com/portovelho
Fotos antigas de Porto Velho: www.flickr.com/antigaportovelho
Site Oficial do Município: http://www.portovelho.ro.gov.br/

Fontes: Prefeitura de Porto Velho e IBGE.

Tenha um ótimo final de semana! ;)

Sáimon Rio
Porto Velho/RO – Amazônia – BRASIL
http://saimonrio.blogspot.com
Postar um comentário