LUGARES IMPORTANTES DE PORTO VELHO

TRÊS CAIXAS D'ÁGUA
Cruzamento das avenidas Carlos Gomes com Rogério Weber - Caiari
Porto Velho | BRASIL
Elas vieram para Porto Velho dos Estados Unidos da América.

Localizadas numa região elevada da cidade, serviram para abastecer os domicílios da cidade de Porto Velho, em geral residências de operários e técnicos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Foram instaladas pela empreiteira May, Jeckyll & Randolph, sendo a primeira oeste montada em 1910, e as outras em 1912.

Cada uma das Três Caixas d'Água trazem escrito em uma pequena placa, na base de uma de suas pernas a seguinte inscrição:

CHICAGO
BRIDGE & IRION WORKS
CHICAGO ILL.
BUILDERS

Em época de Natal elas ganham uma iluminação toda especial, ficando magníficas. Vale a pena conhecê-las.
Hoje são monumentos turísticos da cidade de Porto Velho, figurando no brasão e bandeira da cidade.

PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS D'ÁGUA

Teve seu projeto idealizado em pelo prefeito e engenheiro Francisco Paiva na década de 1970.

Na praça é realizada uma diversidade de eventos e manifestações artísticas e culturais aos pés da Três Caixas d'Água.

E durante praticamente todos os dias artista local expõe seus quadros que retratam belezas regionais ao ar livre, e têm atraindo muitos admiradores.

CASA DA CULTURA IVAN MARROCOS

Foi inaugurada em 07 de julho de 1997 pelo governador Valdir Raupp, e desde então apresenta exposições de obras de artes locais e estrangeiras.

BIBLIOTECA MUNICIPAL FRANCISCO MEIRELES

Esta é a principal biblioteca pública municipal de Porto Velho. Esta localizada no centro da cidade, na Av. Dom Pedro II, bem ao lado da Prefeitura Municipal.

O prédio tem dois pisos, e é destino de muitos jovens que procuram um local onde possam realizar pesquisas escolares, bem como por pessoas que procuram um lugar tranquilo para estudar, geralmente para concursos públicos.

AGÊNCIA CENTRAL DOS CORREIOS

Em sua última reforma a agência central dos Correios em Porto Velho resolveu homenagear a cidade criando um grande painel de um selo comemorativo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Esta agência fica há décadas em uma das esquinas do cruzamento das avenidas Presidente Dutra com Sete de Setembro, no centro de Porto Velho.

PARQUE CIRCUITO

Este parque foi criado em uma antiga plantação de seringueiras, mas para isto foi necessário a implantação de pistas de caminhada, aparelhos de ginástica, e áreas para prática de esportes.

O parque fica na Zona Norte de Porto Velho, já nas proximidades do Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, e é destino preferido de quem gosta de fazer exercícios, ou mesmo de quem aprecia estar em conato com a natureza.

PRÉDIO DO RELÓGIO

Este prédio foi construído para sediar a administrativa da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, mas posteriormente também abrigou a sede do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC) e o Banco do Estado de Rondônia (BERON), entre outros.

Hoje o prédio histórico, e um dos mais tradicionais da cidade, abriga a Superintendência Estadual de Turismo (SETUR), porém, por ironia, o prédio está perecendo a cada dia. Está muito deteriorado, e a SETUR parece não se importar em ver uma edificação de relevante valor histórico para a cidade de Porto Velho estar em tão péssimas condições, bem como a Biblioteca Estadual e o Museu que funcionan no local.


O Prédio do Relógio foi projetado para se assemelhar a uma locomotiva, e está localizado no incício da avenida Sete de Setembro, já no cruzamento com a avenida Farquhar, no Centro da cidade.

MONUMENTO AOS PIONEIROS

Foi construído em 1983 no governo de Jorge Teixeira de Oliveira e do prefeito Sebastião Valladares. A arquiteta criadora do monumento foi Helvia Reis.

Atualmente o monumento que ficava na bola do Trevo do Roque teve que ser removido por causa das obras de construção dos viadutos da rodovia BR-364 no perímetro urbano de Porto Velho.

PRAÇA GETÚLIO VARGAS

Esta praça situa-se em frente ao Palácio do Governo Estadual, por isso se chama também Getúlio Vargas (criador do Território Federal do Guaporé). E e bastante frequentada por jovens, adultos e idosos, que em meio ao corre corre do dia a dia, ou em busca de uma sombra e lugar para descançar, passam diariamente pela praça.

MEMORIAL JORGE TEIXEIRA

Este é o memorial do mais importante governador que o estado de Rondônia já teve, Jorge Teixeira. Infelizmente está abandonado, e seu acervo, que é uma mistura da biografia do ex-governador com a história de Rondônia, está perecendo com o decorrer do tempo, sem que nossas autoridades tomem qualquer providências.

CATEDRAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Em 03 de maio de 1917 o Padre Raimundo Oliveira lançou a pedra fundamental da Catedral de Porto Velho, Sagrado Coração de Jesus.

Hoje Porto Velho é uma Arquidiocese, abrangendo muitos municípios vizinhos.

AVENIDA PRESIDENTE DUTRA

Na época da construção da Ferrovia Madeira-Mamoré a atual avenida Presidente Dutra dividia a cidade e duas: do lado oeste (direito da foto) ficavam os operários da obra, sendo o idioma utilizado o inglês e havia também uma guarda própria. Do lado leste (esquerdo da foto) ficavam os demais habitantes da cidade sendo liberado o idioma português.

GRUTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Esta é a grutinha de Nossa Senhora da Conceição que encontra-se na lateral da Catedral Sagrado Coração de Jesus. A gruta é linda e rodeada por bambús. Muitas pessoas vão ao local rezar e acender velas para Nossa Senhora.

Fotos de Sáimon Rïver.