quarta-feira, 29 de julho de 2009

Amazônia dos Amazônidas



Com o projeto Porto Velho – Rondônia/Brasil, busquei apresentar e divulgar a capital do estado de Rondônia através de vídeos, que apesar de modestos tive consideráveis resultados no You Tube; a aceitação do público foi muito boa, o que me deixa demasiado contente, obrigado a todos que assistiram aos vídeos, e saibam que Porto Velho os espera, venha nos fazer uma visita!

Agora estou iniciando um novo projeto: o Amazônia dos Amazônidas. Com uma série de vídeos almejo apresentar a Amazônia de maneira sucinta, simples e clara, com informações, curiosidades e comentários sobre a região.

Com está iniciativa quero apresentar a Amazônia pelo ponto de vista dos amazônidas, quero que você conheça e entenda um pouco mais sobre esta região que é tão magnífica e exuberante quanto marginalizada.

A mais fascinante e rica floresta do mundo, localizada ao norte da América do Sul, desperta grande interesse e cobiça de muitos, com dimensões continentais é a maior floresta tropical do mundo, abrangendo parte dos territórios de oito países sul americanos e da França.


Apesar de fazer parte da Unão Européia, a França também é uma das detentoras de parte da Amazônia, e isso se dá por meio da Guiana França, que nada mais é do que um departamento ultramarino daquele país, isto é, assim como o Alasca e Havaí são extensões do território estadunidense; a Guiana Francesa é uma extensão do território francês na América.


O Brasil é o detentor da maior parte dessa imensa floresta, entretanto é um país que na prática não dá o devido valor à valiosa e preciosa riqueza que tem. O desmatamento corre acelerado no país, e as medida do governo que buscam amenizar o problema são ineficazes, tendo a corrupção e a impunidade como principais fatores para a permanência dos lamentáveis índices de destruição das florestas brasileiras.
Amazônia Legal Brasileira estabelecida no artigo 2º da lei nº 5.173, de outubro de 1966, ocupa 59% de todo território nacional. abrangendo vastas áreas dos sete estadodos da Região Norte mais outros três. São eles: Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Prá, Tocantins, oeste do Maranhão, norte do Mato Grosso, mais cinco municípios de Goiás. Ao todo a Amazônia abrange 775 municípios brasileiros, onde vivem pouco mais de 20 milhões de pessoas de acordo com o Censo 2000.


No Brasil a Amazônica Legal, estabelecida no artigo 2º da Lei nº 5.173, de outubro de 1966, ocupa cerca de 59% do território nacional, ocupando vastas áreas dos sete estados da Região Norte mais parte de três outros, são eles: Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, oeste do Maranhão, norte do Mato Grosso e cinco municípios de Goiás.


A Amazônia brasileira tem aproximadamente 5.1 milhões de km². Se fosse um país seria o sexto do mundo em extensão. Dentro dela cabe a metade da Europa, ou mais de uma dúzia de países europeus incluindo a França e a Alemanha.


A floresta amazônica tem cerca de 5 a 30 milhões de plantas diferentes, não se sabe um número preciso por que há muitos lugares na floresta inacessíveis e inexplorados. A Amazônia tem a maior diversidade de espécies da aves, primatas, roedores, jacarés, sapos, insetos, lagartos e peixes de água doce do mundo.

A Amazônia tem a maior bacia hidrográfica do planeta, a bacia Amazônica, tendo o rio Amazonas com principal. O rio Amazonas é o maior do mundo em extensão (6.868 Km) e em volume d'água. Desde sua nascente na Cordilheira dos Andes, o Amazonas recebe reforço de 1.100 afluentes, sendo o principal tributário da margem esquerda o rio Negro (o quarto maior do mundo), e da margem direita o rio Madeira (o quarto maior do Brasil).


CuriosidadeS

O volume de terra que o rio Amazonas joga no mar é tão grande que, graças a esses sedimentos o litoral do Amapá e da Guina Francesa está crescendo. Esse crescimento é perceptível em imagens de satélite.

Durante o ciclo da borracha (1879-1912), a Amazônia foi responsável por quase 40% das exportações brasileiras. Manaus era a capital mundial da venda de diamantes, e seu teatro, com 681 lugares, foi construído na Europa e trazido de navio para ser montado no Brasil.

A ilha do Marajó é na verdade um arquipélago. Estima-se que existam 2000 ilhas que ocupam uma área de 50.000 km², maior que a Suiça.


Ao contrário do que se imagina, os rios mais feios da Amazônia, os de água barrenta, são os mais generosos para a vida na região. Por transportarem sedimentos no decorrer de seu percurso estes rios depositam esses sedimentos no solo durante a enchente, adubando quilômetros nas vizinhanças do rio. Ali, as plantas nascem viçosas quando as águas baixam. Os rios barrentos também têm mais peixes.

Até as próximas edições!


Fonte: Edição Especial da Revista Veja sobre a Amazônia e IBGE.

2 comentários:

1 disse...

Parabéns Saimon, vc está fazendo um ótimo trabalho de divulgação do nosso estado. Eu faço isso em um fórum, aproveitei para postar seus vídeos lá.

Se quiser dá uma passadinha no fórum que participo, quem sabe vc se anima a participar tb.

Segue os links

Notícias de Rondônia: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=40760378#post40760378

Turismo em Rondônia:
http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=38937360&postcount=2

Aéreas de Porto Velho:
http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=38937360&postcount=2

Projetos de Rondônia:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=898338

Fotos de Ariquemes:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=894140

Abraços!

Márcia Mura disse...

Sou pesquisadora da Amazônia e pesquiso a Amazônia. Sou de Porto Velho... gostei te saber da existência de seus projetos... Parabéns!