terça-feira, 20 de maio de 2014

TOURdaTAÇA: Porto Velho


Porto Velho recebeu a Taça da Copa do Mundo de Futebol no último dia 18 de maio de 2014, a qual ficou exposta ao público no Mercado Cultural das 9h às 19h, e atraindo inúmeras pessoas que puderam tirar fotos ao lado da taça, e também com o "Fuleco" (tatu bola mascote da Copa 2014), além de outras atrações que se estenderam pela praça Getúlio Vargas.

Todo o entorno do Mercado Cultural contou com um forte esquema de segurança envolvendo a Polícia Militar e Secretaria Municipal de Trânsito, e a razão de toda essa preocupação pode ter sido o fato da taça ser de ouro, lembrando que a antiga taça prêmio da FIFA, a Taça Jules Rimet, foi roubada no Rio de Janeiro em 1983.

Neste mesmo dia aconteceu o protesto "Não Vai Ter Copa", cuja concentração aconteceu por volta das 15h na Praça das Três Caixas d'Água, e contou com a participação de acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia, além de jovens da tribo punk e alguns populares. Às 17h o movimento tomou as ruas, a começar pela Av. Carlos Gomes, depois Av. Farquhar, e em seguida Av. Sete de Setembro. Como policiais militares já estavam apostos na Av. Presidente Dutra os manifestantes continuaram a passeata pela Av. Rogério Weber, passando pelos fundos da reitoria da Universidade Federal de Rondônia, e em seguida entraram na Av. Dom Pedro II, onde na altura da Av. Presidente Dutra encontraram já apostos a formação de policiais militares protegidos com escudos.

Bloqueados pela Polícia Militar os manifestantes foram para a escadaria da reitoria da Universidade Federal, sendo acompanhados pela formação de policiais militares. Até então o movimento estava pacífico, porém no cair da noite começou um grande tumulto que teria sido ensejam por um grupo de jovens que teriam jogado pedras contra a polícia, a qual reagiu com balas de borracha e gás. Um professor e um promotor de justiça estavam na zona de ataque, mas nenhum dos dois ficou ferido.










MAIS SOBRE A TAÇA ROUBADA

A "Taça Jules Rimet" era o prêmio original da Copa do Mundo FIFA. Originalmente nomeada de "Vitória", mas conhecida simplesmente como Taça do Mundo ou Coupe du Monde (em francês), foi oficialmente renomeada em 1946 em honra ao presidente da FIFA, Jules Rimet. Criado por Abel Lafleur, feito de ouro e liga de prata numa base azul de lápis-lazúli, medindo 35 cm e pesando 3.8 kg. Tinha a forma de uma taça octogonal, apoiado por uma figura alada representando Nique, deusa grega da vitória (em grego, Νίκη, Níkē).

A seleção brasileira ganhou o troféu pela terceira vez em 1970, ganhando por isso o direito da posse permanente. Contudo, a taça foi roubada em 1983 no Rio de Janeiro e nunca foi recuperada; acredita-se que os ladrões a tenham derretido para vendê-la. A Confederação Brasileira de Futebol então se autorizou de fazer uma réplica. A mesma foi criada por Eastman Kodak, que usou 1.87523 quilogramas (3.97 libras) de ouro, terminando-a em 1986. (Fonte: Wikipédia)

Nenhum comentário: