sábado, 10 de maio de 2014

Áustria ganha o Eurovision 2014 em Copenhagen na Dinamarca


A grande final do Eurovision Song Constest 2014 aconteceu nesse sábado (10/05/2014) em Copenhagen, na Dinamarca, tendo como país campeão e anfitrião da edição do festival no ano que vem, a Áustria.

A curiosidade é que o interprete da canção "Rise Like a Phoenix", Conchita Wurst (nome artístico de Tom Neuwirth é um travesti que usa barba oO. A notícia da participação do cantor no Festival também foi um tanto polêmica, inclusive dias antes fez com um deputado russo sugerisse um boicote ao festival.

Conchita Wurst, que revelou à imprensa ter sido renegado na adolescência, não se consideram um travesti ou transexual, mas "uma obra de arte", e seu nome seria a mistura de uma gíria espanhola para "vagina" com "salsicha" em alemão.

O Euroviosion é tido como um dos maiores festivais de música do mundo, e o mais tradicional da Europa, sendo realizado anualmente desde 1956. Nesta edição 26 países participaram do evento, realizado numa moderna arena que era também uma atração á parte.

Portugal, com a música "Quero Ser Tua" cantada por Suzy, não passou das semi-finais, confirmando o que muitos imaginavam, pois a música que representou o país lembrava uma mistura de calypso, brega e lambada (nada contra), cantata totalmente em Português, não tendo uma sonoridade muito interessante.  Lembrando que a música "Mea Culpa" de Catarina Pereira, uma das candidatadas na seleção da RTP, certamente teria tido um melhor desempenho se fosse a escolhida para representar Portugal em Copenhagen.

Fonte: AFP/Jonathan Nackstrand
Particularmente, nada contra Conchita Wurst, mas eu tinha como país favorito a Romênia, pois é a música "Miracle" de Paula Seling e OVI tinha umas batidas e sonoridade mais jovial e animada... Mas pelo visto acredito que os jurados do festival sejam mais clássicos; muito tradicionais.

Ainda não especulei os comentários acerca do resultado, mas acredito que podem surgir comentários negativos acerca da escolha neste ano, como houve na edição do festival na Alemanha em 2011, quando muitos criticaram a vitória do Azerbaijão.

Bom, críticas e curiosidade à parte, o importante a Áustria será o país anfitrião no Eurovision 2015.

CONFIRA A PARTICIPAÇÃO DE MAIS PAÍSES

Romênia

Ucrânia

Estônia

Bielorrússia

Itália

Hungria

Israel

Grécia

Nenhum comentário: