quinta-feira, 31 de maio de 2012

Eurovision Song Contest (Baku 2012)


Eurovision Song Contest (Festival da Canção Eurovisão) é um fantástico festival musical que acontece na Europa, unindo aquele continente numa grande competição que se encerra em um extraordinário evento!

Fui apresentado a esta fascinante festa da música europeia em 2011, quando um usuário do YouTube me contatou para divulgar o vídeo de seu país, Sérvia, que competia no festival com uma música retro bem interessante. A partir de então o mesmo passou a dispensar a mim demasiada atenção, respondendo a todas as minhas perguntas e me indicando links dos vídeos de músicas dos países concorrentes, além de pedir a minha opinião sobre elas, pois até hoje a considera interassente, uma vez que sou de certa forma alheio ao acontecimento, uma vez que sou de outro país; de outro continente, muito diferente do Velho Mundo. Também foi este colega me deu a notícia sobre as músicas e países vencedores do Eurovision 2012, no último dia 26 de maio, como também fez questão de dizer que o país em que eu apostei ser o vencedor não teve uma boa colocação, Chipre.

Em 2011 o festival aconteceu na Alemanha, e contou com uma excelente estrutura de dar inveja a qualquer mega produção. Teve como país vencedor o Azerbaijão, com a música "Running Scared" interpretada pela dupla Ell and Nikki. Com a vitória o Azerbaijão ganhou o direito de sediar a edição seguinte da competição.

O 57º Festival da Canção Eurovisão em 2012, teve como tema “Light Your Fire!”, que traduzido significa "Acende o teu fogo", e aconteceu na cidade de Baku, capital do Azerbaijão, tendo suas semifinais nos dias 22 e 24 de maio, e a sua grande final em 26 de maio de 2012, sendo realizada na arena Baku Crystal Hall, que contou com uma extraordinária estrutura, compreendendo o palco muito moderno, a iluminação excelente, e uma cobertura super interessante com câmeras que deslizava pela arena e muito próxima entre os cantores e dançarinos durante suas performances.

Baku Crystal Hall
Baku Crystal Hall
Algo também muito interessante era a parte externa da arena Baku Crystal Hall que apresentava as cores dos países que se apresentavam, além de contar com vários canhões de luzes que sem dúvida devia chamar muito a atenção naquela noite de festa.

Neste ano participaram da grande final 26 países, sendo a Suécia o país vencedor com a música Euphoria (Euforia) interpretada pela cantora Loreen, que além de ter uma voz muito forte deu um show de interpretação corporal durante sua apresentação. Em segundo lugar ficou a Rússia com a música Party for Everybody (Festa para Todos) cantada pelo grupo "Party for Everybody"; e em terceiro lugar a Sérvia com a música Nije Ljubav Stvar (O amor não é um objeto) cantada pelo cantor Eljko Joksimović.

Com a vitória da Suécia já se sabe que será neste país onde acontecerá a 58ª edição do Festival da Canção Eurovisão em 2013.

O MAIOR CONCURSO MUSICAL DO MUNDO

"Organizado pela primeira vez em 1956, em Lugano, na Suíça, o Eurovision foi vencido pela artista suíça Lys Asia com sua canção Refrain, cantada em francês. Naquele ano, apenas sete países apresentaram um candidato. O vencedor foi designado por um júri e o público não participou do voto. Cinqüenta e seis anos mais tarde, o Eurovision tornou-se o maior concurso musical do mundo, reunindo a cada ano cerca de quarenta países, dos quais uma média de vinte se classificam para a final. O sistema de voto leva em conta atualmente o voto do público e o voto de um júri de profissionais da área" (Site Oficial da França).
Confira a seguir os vídeos das músicas dos países campeões, além de algumas indicações que acredito poderem agradar:

Suécia: vencedor do Eurovision 2012.

Rússia: segundo lugar.

Sérvia: terceiro lugar. Željko Joksimović - Nije Ljubav Stvar.

França: Anggun - Echo (You And I)

Romênia: Mandinga - Zaleilah

Chipre: Ivi Adamou - La La Love

Grécia: Eleftheria Eleftheriou - Aphrodisiac

Itália: Nina Zilli - L'Amore È Femmina (Out Of Love)

Espanha: Pastora Soler - Quédate Conmigo (Stay With Me)

Lituânia: Donny Montell - Love Is Blind

Noruega: Tooji - Stay

2 comentários:

POP TONE disse...

parabens ,blog lindo , e raro ver alguem postar algo sobre musica européia...queria te seguir mais nao achei o link...

Anônimo disse...

Música europeia é ótima :)