sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Um absurdo! Ocupar a Corregedoria com algo tão ínfimo!


ERA SÓ O QUE ME FALTAVA! Quando acho que vi de tudo no lugar onde trabalho (que não vou falar que é no DETRAN/RO porque não pode), eu sempre consigo me surpreender e irritar ao mesmo tempo.

Hoje, quando coloquei meu nome no campo de busca de Processos Administrativos na Intranet, tive uma certa surpresa ao ver que foi instaurado um processo administrativo no qual eu apareço como parte integrante (PA nº 15.327/2011) cujo assunto é “Apurar Conduta de Servidor”. Diante da novidade recorri à Corregedoria para verificar o teor desse “bendito” processo.

No setor de correição tive acesso aos autos do PA, onde vi que trata-se de um processo administrativo decorrente de uma Comunicação Interna - CI da Gerência de Comunicação Social – GERCOM que insinuava a Direção Geral que eu estaria sujando a imagem do DETRAN/RO com uma arte que fiz parodiando a capa do CD Promessas com situações reais que EU VIVENCIO E OUTRAS QUE A SOCIEDADE TEM CONHECIMENTO DE QUE ACONTECERAM NO DETRAN/RO. Na paródia coloquei o título “Promessas: Aluguel e Enrolação”, e no lugar das faixas musicais coloquei as situações que todos os servidores da Autarquia têm conhecimento, sendo que muitas delas são reclamações antigas dos mesmos que até agora não foram atendidas.

A Comunicação Interna ao chegar ao conhecimento da Direção Geral Adjunta do DETRAN/RO fora remetida para a Corregedoria, de onde em breve me chamarão para dar declarações, o que o farei com alguma satisfação.

Até aí já podemos ver o quão é ridícula essa situação, mas o que acho mais absurdo é ver como certas pessoas da GERCOM possivelmente não têm o que fazer, e na ânsia que quererem prejudicar quem fala pensa ou tem coragem de reclamar, acabam se prestando a esse papel patético de ocupar o órgão de correição com um assunto tão irrelevante para alcançar tal dimensão, enquanto situações mais delicadas e graves deveriam ser investigadas e apuradas pela Corregedoria.

No conteúdo da tal Comunicação Interna a GERCOM ainda arrolava o nome de outro servidor dizendo que ele deu propagação à minha obra, sendo que ele não foi o único que achou a imagem engraçada e real, e que lançou mão do recurso “curtir” do Facebook.

A razão de arrolarem o nome dessa pessoa se dá ao fato dela ocupar um cargo em comissão, e ao colocarem o nome dela na CI indica que possivelmente algumas pessoas da GERCOM almejam que tal pessoa perca seu cargo comissionado, pois trata-se de um servidor com personalidade e caráter que também não tem medo de dar a cara e criticar os “absurdos detranianos”. Diante disso podemos ver que a GERCOM aparentemente agora é o mais novo órgão de perseguição de servidores do DETRAN/RO, ao ponto inclusive de recentemente quererem calar a boca dos mesmos tentando proibi-los de postarem em suas próprias páginas pessoais as suas insatisfações e desabafos acerca dos desmandos e omissões de quem comanda a Autarquia.

Agora muito me surpreende a eficiência dos mesmos em instaurar esse PA. O processo foi aberto no dia 30 de dezembro de 2011, de maneira extraordinariamente célere, muito ao contrário de quando protocolei um simples requerimento junto à Direção Geral do DETRANRO, o qual levou mais de um mês para me dessem uma resposta; e só me deram porque dei a entender que formalizaria uma reclamação junto ao Ministério Público Estado acerca dos fatos.

Por ironia ou hipocrisia a Gerente de Comunicação Social no dia 1º de janeiro ainda me desejara pelo Facebook um “Feliz ano novo sáimon”, e eu contente pela lembrança e simpatia que tinha por ela respondi “Obrigado (...)! Um ano novo abençoado pra vc e toda sua família”. Chega a ser engraçado, mas não me arrependo de ter proferido as minhas felicitações a ela.

Ah! A referida Comunicação Interna dizia que a GERCOM visava com tal postura proteger a imagem do DETRAN/RO perante a sociedade, e que eu estaria sujando-a ou denegrindo-a (acho que foram esses os termos). E diante da insinuação de que eu estou ofendendo a imagem da Autarquia eu até agora me pergunto: será que sou eu mesmo? Por acaso foi eu quem deu razão pra Polícia Federal fazer uma operação busca e apreensão no DETRAN/RO? Fui eu quem deixou de cobrar a empresa responsável pelo fiasco do Novo Sistema RENAVAM a fim de evitar aquela trágica paralisação? Sou o responsável pelo DETRAN/RO ser conhecido como um grande armário de cabides de emprego? Sou eu quem aparentemente venho fazendo outras besteiras que não posso dizer aqui, mas que muitos servidores têm conhecimento? Ora gente, eu preciso dizer quem é que realmente suja a imagem do DETRAN/RO?

Pra finalizar alerto que o PA conta um print da minha página no Facebook, portanto quero deixar um aviso aos meus colegas detranianos: avaliem bem quem vocês acham que são amigos e adicionam nas suas páginas pessoais, pois sempre pode haver um infeliz bisbilhoteiro e puxa saco que na primeira oportunidade vai sair correndo fofocar o que possa ter visto na sua página à Direção Geral da Autarquia, assim como aconteceu no começo de 2011 quando levaram um print de um post meu na comunidade do DETRAN/RO no Orkut, que, aliás, até esta presente data eu não tinha idéia de quem poderia ser.

PS: Não lamento pelo que fiz, pois sei que não foi nada demais (aliás foi muito engraçado e bem bolado), só me deixa entristecido saber que a Corregedoria com tanta coisa pra fazer vai ter que perder tempo e gastar papéis para apurar algo tão torpe. E mais, apesar de não me arrepender disso, acho preferível desconectar a minha Face page das páginas de boa parte dos meus “amigos” que trabalham no DETRAN/RO.

Quanto aos remanescentes se não quiserem se ver num futuro próximo na situação de “mãe, to no print”, quero dizer que os deixo à vontade para tomarem a iniciativa... Sem ressentimentos :D

(Confira a imagem no álbum: “Promoções”)

Nenhum comentário: