quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Primeiro Centenário da Madeira-Mamoré | Novas Fotos Antigas【S.RÏVER】


Com uma riquíssima e fascinante história, a epopeia que foi a construção desta estrada de ferro é repleta de episódios tristes e outros de tirar o fôlego.

Neste ano de 2012 a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré completa o seu primeiro centenário a partir do ano de sua inauguração.

De lá até hoje se passaram 100 anos de muita história, que por sua vez não foi muito boa, mas sim com muitas tristezas, principalmente porque quando a ferrovia foi concluída a mesma já não tinha tanta importância como teria num passado ainda mais distante, bem como o complexo da ferroviário na sua história recente esteve perecendo por décadas mediante a inércia e desinteresse das autoridades brasileiras.

Neste tópico apresento algumas fotografias não muito conhecidas, mas que mostram um pouco como foi a segunda fase de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré onde hoje é a cidade de Porto Velho (1907-1912), com investimento de Percival Farquhar, comando de estadunidenses, e executada por pessoas de diversas nacionalidades.

As principais fotografias são de autoria de Dana Merrilll, o fotógrafo oficial da Madeira-Mamoré, e poucas outras são de autoria desconhecida.

E em breve as páginas que abordam o assunto Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste blog serão alteradas. Na verdade serão ampliadas, de maneira que apresentarão novos fatos descobertos sobre essa grande epopéia.

BBC: In pictures: Brazil's Devil's Railway
http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-11759414

The Madeira Mamore Expedition
How The Data Was Collected
http://gen2go.org/special.htm

Nenhum comentário: