segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Direção Geral me remove da sede por causa de vídeo!



Com pouco mais de dois anos de trabalho no Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – DETRAN/RO lotado na Gerência de Recursos Humanos (na sede da Autarquia), e a poucos dias do meu regresso das férias, hoje (05.09.2011) recebi a notícia que a partir de amanhã passarei a prestar meus serviços na Coordenadoria Metropolitana de Trânsito na Capital (a antiga CIRETRAN de Porto Velho).

A determinação da minha remoção da sede do DETRAN/RO em Porto Velho partiu da própria Direção Geral do Departamento, e foi transmitida a mim pela minha chefe de setor (a Gerente de Recursos Humanos), a qual tenho certa admiração e respeito.

Apesar de não ter transparecido essa notícia de certa forma me perturbou demasiadamente, pois já estava muito familiarizado com todos da Gerência de RH, bem como ter tido um ótimo relacionamento com boa parte deles, os quais terão minha admiração e carinho, pois foi com eles com quem compartilhei grandes momentos e vive situações de trabalho em que a amistosidade e companheirismo se fizeram presentes. Sem dúvida vou me lembrar de todos, entretanto é lamentável que minha natureza ou excentricidade faça com que tudo o que construí por lá não seja mais como antes.

O que mais me incomoda em tudo isso, além de ter que sair de um local em que apesar dos pesares estão as pessoas que eu prezo demasiadamente, é a razão de terem me removido da Gerência de Recursos Humanos. Bom, podem até negar, porém a mais pura verdade do Diretor Geral da Autarquia ter me tirado da sede do DETRAN/RO foi o fato de eu ter feito um vídeo mostrando veículos do DETRAN/RO sem a logomarca da entidade, o que não é algo muito correto, uma vez que sem o logo da Autarquia o veículo pode facilmente ser visto como particular (uma vez que a placa branca passa quase que despercebida; como também algumas placas de veículos de usuários parecem mais brancas do que cinza, o que permite certa confusão).

Outro vídeo que fiz, anterior ao dos veículos, critiquei severamente a certa desorganização na realização de uma campanha de trânsito do DETRAN/RO em Porto Velho, inclusive foi nessa ocasião em que atentei para a circulação de veículos da Autarquia sem o logo do DETRAN/RO.

Segundo um dos Diretores o DETRAN/RO o fato de terem tirado os adesivos com a logomarca da Autarquia dos veículos seria porque acontecerá uma substituição, uma vez que assumiu um novo Governo á frente do Estado, entretanto questiono: por que só tiraram o logo de alguns veículos, bem como por que tiraram o logo dos veículos sem que haja a previsão certa da colocação do novo logo, aliás, até agora se quer noticiaram que irão mudar a logomarca do DETRAN/RO, a menos que tal diretor se referia à (dispensável) logomarca do governo do Estado de Rondônia. Aliás, se for essa a razão, vale lembrar que ainda é comum ver em muitos órgãos ou entidades do estado de Rondônia o logo e slogan do governo anterior “Trabalho e respeito” em alguns lugares.

Ocorre que os vídeos foram incorporados no site de notícias Rondoniaovivo, ganhando grande repercussão e irritando alguns diretores. Entretanto não fiz nada demais, mas tão somente mostrar algo que é gritante e que qualquer do povo podia te feito, sem falar de outras situações, como o fato do DETRAN/RO ainda ser visto por parte dos cidadãos como um grande “armário” com muitos cabides de empregos, sem falar que não são poucas as pessoas do alto escalão do DETRAN/RO que ainda almejam criar mais cargos sob a imagem de que querem criar setores. Mas graças ao Judiciário aos poucos essa idéia possivelmente será deixada de lado com a decisão de que 50% dos Cargos de Direção Superior sejam ocupados por servidores de carreira.

A justificativa oficial de terem me tirado da sede do DETRAN/RO seria a carência de servidores na Coordenadoria Metropolitana de Trânsito (antiga Circunscrição Regional de Trânsito – CIRETRAN da Capital), entretanto também existe a carência de servidores na Gerência de Recursos Humanos, como também tenho prestado serviços regulares naquela Gerência, além de minhas avaliações não apontarem nada que abone minha conduta ou produtividade no setor. Portanto evidente que a real justificativa para me tirarem da sede da Autarquia se dá pelo fato de ter feito os vídeos que fiz.

Porém, apesar de poder recorrer de tal determinação, resolvi acatá-la de imediato. Talvez seja interessante pra eu conhecer o órgão técnico do DETRAN/RO, mas ainda me perturba a real razão de terem feito o que fizeram... Certamente mostra que no DETRAN/RO não podemos falar nada, mas tão somente ver e aceitar às cegas o que Direção nos impõe. E mais, vale salientar que os mecanismos práticos de contato com a Direção da Autarquia não funcionam, e quando funcionam sequer temos algum retorno nos informando ao menos do recebimento da mensagem, muito menos providências, o que me obriga a recorrer a meios mais abrangentes.

A propósito, o site do DETRAN/RO que não era muito funcional mudou, só que infelizmente não pra melhor... Acho que nosso Departamento de Trânsito é o único do Brasil em que seu site é um blog. Mas também vale lembrar que está em fase de implantação, porém não é nada normal levar tanto nessa “fase”... Espero que o DETRAN/RO se espelhe no portal do Departamento de Trânsito de São Paulo (que mudou recentemente) ou até mesmo no do estado do Acre.
Postar um comentário