sábado, 21 de maio de 2011

Obrigatoriedade da divulgação do slogan do Governo Confúcio Moura

No DETRAN/RO a determinação é enaltecer o Governo de Rondônia em detrimento do aniversário de 25 anos da Autarquia.

Recentemente a Gerência Técnica do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia, por meio de um pup-up na Intranet daquele Departamento, obrigou seus servidores a usar o logo e slogan do Governo (Confúcio Moura) do estado de Rondônia em todos os documentos expedidos pelo DETRAN/RO.


Portanto nessa ocasião, quero manifestar o meu grande descontentamento para com essa obrigatoriedade, uma vez que a logomarca do Governo do Estado, bem como o slogan "Governo da Cooperação" fazem alusão à pessoa do governador Confúcio Moura, o que na minha modesta opinião não deveriam haver a promoção de slogans de governos A ou B em nenhum esfera (municipal, estadual e federal), pois mesmo que se esforcem os slogans sempre vão individualizar e promover o Agente Político que governando naquele mandato, justamente o que o Princípio da Impessoalidade no meu entendimento proíbe.

O Estado de Rondônia, assim como qualquer ente de Federação possui brasão oficial, portanto seria mais plausível estimular o uso dele em documentos e nas artes/pinturas de prédios, carros, e demais bens oficiais.

Não tenho nada contra ao atual governador, exceto o costume do mesmo se contradizer muito, isto é, a pessoas do Governador costuma dizer uma coisa mas faz outra totalmente diferente, porém, como rondoniense nato acredito que devemos enaltecer o ESTADO DE RONDÔNIA, e não a passagem de "A" ou "B" no Governo Estadual.

No mesmo pop-up que vinha a determinação do uso do logomarca do Governo, também determinou o uso da logomarca da "Década de Ação pela Segurança no Trânsito". Esta campanha é internacional e foi lançada pela Organização das Nações Unidas. A ideia de usar o logo da campanha e por sua vez de registrá-lo em documentos do DETRAN/RO é muito pertinente, tendo em vista que é algo relativo ao trânsito, bem como chama a atenção para que nessa década não nos esqueçamos de que nesse período o DETRAN/RO, mais do qualquer entidade/órgão, é responsável por buscar garantir sempre um trânsito mais seguro nas vias urbanas do Estado de Rondônia, como divulgar e promover ações que levem à sociedade uma mensagem de que a conquista de um trânsito seguro e harmonioso só será uma realidade com o empenho de todos da sociedade.


Sobre o Dia "D" (11/05/2011), que se trata do lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, e em observância a algumas fotos que mostram as como foi o evento no mundo (Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Itália, Camboja, Rússia, Austrália, etc.), pude constatar que em Porto Velho saímos um pouco dos padrões, a começar pela logomarca que ficou bem diferente.

Nos EUA, em Washington D.C | Fonte: http://www.flickr.com/photos/makeroadssafe/
Na Índia | Fonte: http://www.flickr.com/photos/makeroadssafe/

Na Itália | Fonte: http://www.flickr.com/photos/makeroadssafe/

No Reino Unido | Fonte: http://www.flickr.com/photos/makeroadssafe/

Na Rússia, em Moscou | Fonte: http://www.flickr.com/photos/makeroadssafe/

Em Camboja | http://www.flickr.com/photos/makeroadssafe/

Na Austrália, em Sidney | Fonte: http://www.flickr.com/photos/makeroadssafe/
Voltando á logomarca do governo Confúcio, vale lembrar que o DETRAN/RO foi criado na forma de Autarquia por meio da Lei Ordinária nº 134 de 20/10/1986, portanto nesse ano de 2011 o Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/RO vai fazer 25 anos de criação! E a meu ver isso sim devia ser comemorado, pois não é todo dia que uma instituição faz duas décadas e meia de aniversário. Porém a Administração do DETRAN/RO demonstra preferir enaltecer o Governo de Confúcio Moura em vez do aniversário dessa Autarquia, o que pra mim é um desrespeito a todos os servidores e principalmente aqueles que trabalham no Departamento de Trânsito antes mesmo de Rondônia ser transformado em Estado.

No dia 20 de outubro de 2011 o Departamento de Trânsito de Rondônia comemora 25 anos de criação na forma de Autarquia.

Por enfim, como se trata de uma determinação do órgão superior do DETRAN/RO, o uso do slogan e logomarca "Governo da Cooperação" deve ser acatada, mas fica aqui este manifesto de descontentamento.

PS: o Portal do Estado de Rondônia na Internet não usa o slogan “Governo da Cooperação”, entretanto não entendo a razão de terem colocado "na marra" a logo do Governo no Portal do DETRAN/RO.

http://www.rondonia.ro.gov.br/ em 21/05/2011.

http://www.detran.ro.gov.br/ em 21/05/2011.

Um comentário:

Jane disse...

Saimon muito obrigado pelas suas palavras
lá no meu cantinho.
E vc está de parabéns pelo blog!
Gosto muito de seus posts.
Sempre leio!
Bjs