domingo, 16 de junho de 2019

Obra Abandonada da Escola Anísio Teixeira


LOCALIZAÇÃO: Av. Jorge Texeira, em frente à FHEMERON e HB, no Bairro Costa e Silva 

A Escola Estadual Anísio Teixeira foi criada através do Decreto Estadual nº 16.587, de 21 de março de 2012, e a obra do novo prédio foi iniciada em 2014, a depois de pronta transformaria a Escola Anísio Teixeira numa referência na educação pública do Rondônia, inclusive, seria realizado na escola o Projeto de Desenvolvimento em Línguas Estrangeiras Modernas - PDLEM.

A construção teve início em 2014, e foi orçada em cerca de R$ 10,9 milhões, com previsão de entrega para o ano de 2015. 

Quando concluída a escola contaria com 18 salas de aula, laboratórios de informática, química, física, matemática, línguas, biologia, além de quadra poliesportiva, teatro de arena, biblioteca, auditório, refeitório e espaço de convivência. 

Para dar início às obras a escola foi instalada provisoriamente num prédio alugado na Rua Paulo Leal no Centro de Porto Velho, porém, segundo o Governo do Estado à época, houve uma grande evasão de alunos, o que levou ao remanejamento dos remanescentes à Escola Brasília, no bairro Embratel, e a relotação de funcionários na Escola Lydia Johnson de Macedo, que fica no bairro Costa e Silva. 

NOME
A escola homenageia (ou homenageava) Anísio Spínola Teixeira, nascido em Caetité (BA) no dia 12 de julho de 1900, e falecido no Rio de Janeiro (RJ) em 1971. Anísio era educador, e é considerado o inventor do ensino público no Brasil. Após várias viagens pelo mundo, ao regressar ao Brasil ele foi nomeado diretor de Instrução Pública do Rio de Janeiro, onde criou de 1931 à 1935 uma rede municipal de ensino que ia da escola primária à universidade. 

LINKS IMPORTANTES 



Nenhum comentário: