segunda-feira, 24 de junho de 2019

Madeira-Mamoré: "Vista de críticas ou cenas vistas por Engenheiros, Turistas Tropicais, Trotadores Globais, Cavaleiros da Fortuna e Vagabundos"


O norte-americano Dana B. Merrill, conhecido como o "Repórter da Amazônia", foi o autor da documentação da construção da ferrovia Madeira-Mamoré, na região da floresta Amazônica, no norte do Brasil, entre 1909, quando chegou ao país, até 1910, quando, acredita-se, que partiu. Especula-se que ele tenha produzido aproximadamente 2 mil negativos. 

Merrill foi contratado pelo engenheiro e empresário norte-americano Percival Farquhar (1864 – 1953) – que comandou a construção da ferrovia, entre Porto Velho e Guajará-Mirim, em Rondônia – para registrar o desenvolvimento da obra. Porém, Merrill foi além disso e, com suas lentes, registrou a vida dos trabalhadores da ferrovia, dos índios e de paisagens da região. 

Esse legado fotográfico é importante para a compreensão do desenvolvimento industrial e das relações de trabalho no país e do processo de ocupação da região Norte. Seus registros fazem parte do álbum View of reviews or scenes as seen by Engineers, Tropical tourist, Global Trotters, Knights of fortune and Tramps: Madeira-Mamoré Ry. Brazil, South America, que pertence ao acervo da Biblioteca Nacional, uma das fundadoras da Brasiliana Fotográfica.

ÁLBUM DA EFMM
View of reviews or scenes as seen by Engineers, Tropical tourist, Global Trotters, Knights of fortune and Tramps: Madeira-Mamoré Ry. Brazil, South America 

Tradução livre: Vista de críticas ou cenas vistas por Engenheiros, Turistas Tropicais, Trotadores Globais, Cavaleiros da Fortuna e Vagabundos: Madeira-Mamoré Ry. Brasil, América do Sul


VEJA ALGUMAS FOTOS DO ÁLBUM














Nenhum comentário: