quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Rio Branco, terra do Povo da Floresta


A cidade de Rio Branco encanta qualquer turista pelas suas belezas, mas principalmente pela sua rica história e relação de seu povo com o passado e o carinho que tem pela sua cidade e estado, o Acre. 

O centro histórico é aconchegante, com suas ruas estreitas e monumentos carregados de significados. Embora ainda careça de alguma estrutura, é certo que a cidade está bem avançada quando o assunto é organização e planejamento, e prova disso é a setorização da cidade, através da aplicação do que dispõe o Plano Diretor do Município.

Embora essa distribuição da cidade por setores indique organização, é inevitável deixar de citar um certo transtorno: as distâncias. A rodoviária da cidade por exemplo fica bem distante do centro, e o aeroporto por sua vez fica em outro município, com isso quem chega na cidade e se utiliza de táxi, certamente irá desembolsar um certa quantia. O único shopping da cidade também fica bem distante da região central, porém, apesar de menor que outros shopping, o espaço não deixa a desejar no conforto e opções, reunindo lojas de franquias internacionais e empreendimentos da própria região, além de contar com a franquia de uma das melhores redes de cinema do país.

A região central da cidade é onde encontramos os pontos turísticos mais conhecidos, como o Palácio Rio Branco, que é a sede do Poder Executivo do Estado do Acre; o prédio da Assembleia Legislativa; a Catedral Metropolitana de Rio Branco, que mais lembra um grande mosteiro; as principais pontes sobre o rio Acre e a passarela estaiada Joaquim Macedo que é um dos cartões postais mais conhecido da cidade; incluindo a Calçadão da Gameleira, e o Mercado Velho da cidade, entre tantos outros pontos interessantes para se conhecer. 

Entre as riquezas naturais da cidade o rio Acre é um dos mais acessíveis, pois passa pelo centro da cidade, e além tem inestimável valor histórico para a região, o que não abala a importância do rio mesmo durante a estiagem quando o nível do rio cai expressivamente, podendo chegar a cerca de 1m de profundidade.

Rio Branco é uma cidade que vale a pena conhecer, e como já havia comentado é uma terra amada pelo seu povo, o qual tem orgulho de sua história e seu desenvolvimento, o qual anda sempre de mãos dadas com a proteção e preservação do meio ambiente. Quase tudo na cidade á planejado para remeter à natureza, e é justamente por isso que as pessoas que aqui vivem são conhecidas como o "o povo da floresta".

- Extensão Territorial: 8.835,520 Km²
- População (Censo 2010): 336.038 habitantes
- População (Estimativa 2015): 370.550 habitantes  
- Densidade Demográfica: 38,03 hab/Km²
- Gentílico: Riobranquense

MAPA DE RIO BRANCO

VÍDEO

FOTOS





































Nenhum comentário: