quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ucânia vence a 61ª Edição do Eurovision em Estocolmo


A Ucrânia venceu no último dia 15 de maio o Festival Eurovisão da Canção (Eurovision Song Contest) realizado em Estocolmo, na Suécia. Jamala cantou a música "1944" que fala sobre as deportações de famílias da Crimeia durante a Segunda Guerra Mundial comandadas por Stálin.

Jamala (Susana Jamaladinova) é descendente dos tártaros da Crimeia. Ela nasceu no Quirguistão em 1983, e sua família só voltou para a Crimeia depois do fim da União Soviética. 


Neste ano de 2016, o tema/slogan do festival foi "Vamos juntos". Quanto ao símbolo gráfico a escolha foi o que chamamos de"dente-de-leão", que é composto por um conjunto de sementes que ficam juntos numa única unidade, fazendo alusão a união da Europa em uma só com o Festival. 

O logotipo foi desenvolvido pela Agência ONG internacional. Richard Holst, diretor de arte ONG internacional, explicou sobre o projeto que "o símbolo é um leão com uma função inversa. Trata-se de pequenas sementes, conhecidas como aviadoras, que sobrevoam por toda a Europa, mas que se reuniriam numa flor mágica, carregada de energia positiva com a alegria da música para celebrar Eurovision 2016 ". 


O festival foi realizado no Globe Arena, e teve como apresentadores o cantor Måns Zelmerlöw (que conquistou a vitória para a Suécia no ano anterior) e a comediante Petra Mede (que apresentou o festival em 2013). Os apresentadores surpreenderam com belas performances no palco, como o musical "Story of ESC" e a música "Love Love Peace Peace".



Em segundo lugar ficou a Austrália, com a música Sound of Silence (Som do Silêncio) interpretada por Dami Im's. Apesar da música ter sido a preferida do júri, ela não conquistou foi a escola do público na votação popular.


A Rússia ficou em terceiro lugar com a música You Are the Oly Onte, interpretada pelo cantor Serguei Lazarov. Em quarto lugar ficou a Bulgária, e em quinta a Suécia, país anfitrião. A Alemanha ficou em último lugar.


A seguir confira outras músicas que representaram seus respectivos países no festival. Elas são as minhas preferidas.

FRANÇA
Amir - J'ai cherché

ARMÊNIA
Iveta Mukuchyan - LoveWave 

LETÔNIA
Justs - Heartbeat 

BÉLGICA
Laura Tesoro - What's The Pressure

MOLDÁVIA
Lidia Isac - Falling Stars

DINAMARCA
Lighthouse X - Soldiers Of Love

IRLANDA
Nicky Byrne - Sunlight

BULGÁRIA
Poli Genova - If Love Was A Crime

AZERBAIDJÃO
Samra - Miracle

FINLÂNDIA
Sandhja - Sing It Away

Postar um comentário