segunda-feira, 23 de maio de 2016

Manaus, Metrópole da Amazônia


Antes de tudo é importante lembrarmos que Manaus não é a única metrópole da Amazônia, afinal, a região disputa acirradamente o título de maior conglomerado urbano da região com Belém, a Capital do Estado do Pará.

METRÓPOLE: a palavra é originária da metropolis (língua grega), é o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si fisicamente (conurbadas) ou através de fluxos de pessoas e serviços ou que assumem importante posição (econômica, política, cultural, etc.) na rede urbana da qual fazem parte (correspondentes, na classificação do IBGE, às metrópoles nacionais e regionais).

Manaus surpreende por ser grandiosa e estar no meio da maior floresta tropical do mundo. Possui grandes vias expressas e grandes prédios demonstrando toda uma imponência urbana, que muito se assemelha aos grandes centros do sudeste e sul do país. 

- Extensão Territorial: 11.401,092 Km²
- População (Censo 2010): 1.802.014 habitantes
- População (Estimativa 2015): 2.057.711 habitantes  
- Densidade Demográfica: 158,06 hab/Km²
- Gentílico: Manauara


Em três dias na cidade (06 a 09/05/2016) não foi possível conhecer os principais lugares da cidade, no entanto deu pra ter uma boa impressão de Manaus. Confira alguns registros:

VÍDEOS




FOTOS DA CIDADE



































Nenhum comentário: