terça-feira, 2 de outubro de 2012

Porto Velho, 98 anos de Criação

Parabéns ao município de Porto Velho que comemora neste dia 02 de outubro de 2012 seus 98 anos de criação!

Porto Velho surgiu em decorrência da construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, propiciando que o então povoado fosse elevado à categoria de município em 02 de outubro de 1914, através da Lei Estadual do Amazonas nº 757/1914, quando a região ainda pertencia aquele estado.

Mais tarde Porto Velho recebeu o status de Capital do Território Federal do Guaporé em 1943, mantendo este status na transformação do território em Estado, o que aconteceu em 1981 com o surgimento do atual estado de Rondônia.

Parabéns Porto Velho por quase um século de existência, e por resistir a tanto descaso. Desejemos que esta cidade cresça sempre e que seu povo a ame como ela merece, afinal Porto Velho sempre recebe a todos de braços abertos dando oportunidades e sustento a estes e aos seus.


2 comentários:

Aprenda Redação disse...

Geralmente quando alguém ou algum lugar está completando anos é motivo de festas e alegrias. A cidade de Porto Velho, capital de Rondônia e que muitos brasileiros ainda confundem como sendo a capital de Roraima ou sequer sabem de sua tosca existência, completou sem nenhuma alegria nem comemorações, no último dia dois de outubro, a incrível idade de 98 anos. Concebida inicialmente como uma cidade sem a menor importância, perdida nos cafundós do país e pertencente ao Estado do Amazonas, o ermo lugar, que ainda não sabe direito a origem do seu esquisito nome, nasceu com a triste sina de apenas beneficiar quem é de fora, no caso os bolivianos, com a Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Seu primeiro mandatário, o Major Fernando Guapindaia, veio de Manaus em 1914 e de lá para cá se alternou no poder máximo do município uma penca de prefeitos e prepostos sem nenhuma expressão e que só contribuíram para a derrocada total do lugar. Nenhuma de suas autoridades, nestes 98 anos, nasceu aqui.
A cidade é feia como é muito feia também quase toda a sua gente. É suja e não tem nem nunca teve planejamento urbano nenhum. Vista do alto, se parece com um cemitério ou uma currutela, daquelas dos garimpos. Segundo o Instituto Trata Brasil, tem o menor percentual de água tratada e de saneamento básico dentre as 27 capitais do país. Não tem arborização nenhuma e suas ruas são quase todas tortas e sinuosas. Seus habitantes sofrem o ano todo: no verão é poeira sufocante em todos os bairros e no inverno ninguém consegue andar com tanta lama. Seu trânsito, segundo a revista Quatro Rodas, é o pior do Brasil. Isto numa cidade que tem na área urbana menos de 400 mil habitantes. Um bairro, e dos pequenos, da cidade de São Paulo. Obras inacabadas existem por todos os cantos da área urbana. É talvez a única das cidades do Brasil onde viadutos têm semáforos embaixo.

Sáimon Rio disse...

Prezado Senhor Nazareno,
Realmente também vejo com tristeza que o aniversário de 98 anos da cidade de Porto Velho (cuja localidade é bem mais antiga) tenha passado praticamente em branco e em ânimo de tristeza ou indiferença... Quanto ao seu discurso, que concordo em parte, quero comentar que Porto Velho já não é tão desconhecida como antes, afinal foi, é e será o destino de muita gente que procura oportunidades e melhora de vida, logo não podemos dizer que Porto Velho tem uma "tosca existência", pois, por incrível que pareça é a terceira capital da Região Norte. E se alguém do cone sul do Brasil desconhece da existência de Porto Velho e qualquer outra capital da Amazônia, simplesmente demonstra o quanto é ignorante e estúpido por se gabar de viver em uma região importante, mas que no entanto desconhece o próprio país.

Diferente do que o senhor disse Porto Velho não foi concebida "como uma cidade de menos importância", pois como é evidente em nossa história, antes mesmo de Porto Velho ter sido emancipada o povoado já era tido como muito importante, tanto que era comentada no Brasil e no mundo por causa da então Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Claro que no início da construção dessa ferrovia a região era inóspita, entretanto no final da década de 10 do século passado Porto Velho era comentada na Europa, Estados Unidos e na então capital do Brasil, Rio de Janeiro. Segundo o jornalista Nilton Salina, do Estado de São Paulo, "Porto Velho, cidade construída por causa da EFMM, podia ser considerada de primeiro mundo. Era uma das poucas da América Latina com água encanada, energia elétrica, fábrica de gelo e dois jornais editados em inglês, o The Porto Velho Times e o Porto Velho Courrier".

Agora devo concordar com o senhor quando diz que Porto Velho foi criada com "a triste sina de apenas beneficiar quem é de fora", afinal, durante todos os conhecidos ciclos econômicos da região (borracha, ouro, diamante, hidrelétricas) sempre houve uma grande mobilização de brasileiros de todas as partes que vieram e continuam vindo para Porto Velho e Rondônia porque não tiveram oportunidades em suas terras natais. Aqui conseguiram trabalhos, ganharam propriedades, dinheiro... Muitos voltaram para as suas terras endinheirados; outros ficaram por aqui e com ingratidão ousam cuspir no prato que comeram e ainda estão comendo, criticando sem se quer contribuir para melhorias; um pequena parcela de imigrantes adotaram Porto Velho como sua cidade de coração e trabalham para vê-la melhor (infelizmente são poucos os sensatos); e uma última parte destas pessoas permaneceram por aqui, onde ganharam dinheiro e se tornaram políticos que até hoje continuam destruindo, acabando, sangrando os cofres públicos desta cidade que hoje muita gente simplesmente enche a boca para criticar, denegrir, esculhambar, menosprezar, tripudiar, sem mesmo mover qualquer palha para mudar essa triste realidade que seus próprios conterrâneos criaram ao tomar o poder.

Quando o senhor fala que “a cidade é feia como é muito feia também quase toda a sua gente”, devo concordar plenamente com o senhor; eu mesmo admito que me enquadro neste quesito como um portovelhense feio, no entanto isso tem uma justificativa caro senhor, ora, segundo o IBGE 46% da população de Rondônia é de gente de outras regiões, e segundo o que constatei no Interior do Estado é grande o número de sulistas e “sudestinos”, já Porto Velho a miscigenação é bem mais complexa, pois além de ter muitos sulistas e “sudestinos” também temos muita gente oriunda do Nordeste, do Norte, do Centro-Oeste, além de bolivianos, indígenas e agora haitianos, portanto senhor, é evidente que se as pessoas de Porto Velho são feias, é porque são pessoas dessas regiões que estão por aqui, ou então são fruto da mistura de naturais destas paragens do país. Portanto, se o povo é feio, isso é conseqüência do constante fluxo migratório que tem esta cidade como destino.

(Continua, mas este espaço tem limite... Por favor mande seu e-mail, para que eu possa mandar a íntegra)