domingo, 11 de março de 2012

Conversa com o casal Ananias e Eunice Costa Alves【S.RÏVER】



No dia 10 de março de 2012 estive realizando um passeio no Parque Madeira-Mamoré onde acabei encontrando uma casal muito simpático, trata-se do Sr.ª Ananais Alves e sua esposa Sr.ª Eunice Costa Alves.


Na ocasião tive uma conversa muito agradável com o casal que por serem muito experientes e conhecerem demasiadamente a história de Porto Velho, pude conhecer uma boa parte de coisas que desconhecia sobre a minha cidade.

Valeu muito a pena tê-los conhecido, e seria muito interessante se alguma editora se interessasse publicar um livro baseado no vasto conhecimento que esses senhores sobre essa região, mesmo porque eles são parte da história já que estiveram lá quando muitos fatos importantes aconteceram.

Segundo o casal:

- A Av. Rogério Weber se chamava Norte Sul, e só mudou de nome para homenagear o filho de um coronel (Cel. Weber) que morreu em um acidente de moto envolvendo uma caçamba.

- O bairro Liberdade foi criado em meio à muita vegetação para habitar os desapropriados dos bairros Baixa da União, Morro do Querosene e Alto do Bode, região está onde cronstruiram a então Av. Norte Sul e outras obras que diminuíssem o alagamento no local. No novo terreno o governo territorial derrubou a vegetação, fez as medições e construiu apenas a fachada das casas para delimitar o espaço destinado a cada família, e deu o nome de Liberdade.

- No Mercado Central de Porto Velho era onde funcionava o Palácio do Governo Rio Madeira, de onde despachava o Governador e o Secretário de Segurança Pública.

- O lixão da cidade, acreditem, ficava nas proximidades de onde é hoje o Hotel Vila Rica...

E esse casal tem ainda muitas histórias para contar!!!

Nenhum comentário: