segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Aeroporto Internacional de Porto Velho Governador Jorge Teixeira


O Aeroporto Internacional de Porto Velho está distante do centro da cidade cerca de 7 km, já no extremo Norte, tendo como principal acesso a avenida Jorge Teixeira e a estrada Lauro Sodré.

A linha de ônibus "Hospital de Base via Aeroporto" de uma empresa de transporte coletivo urbano parte de hora em hora do centro da cidade, e uma cooperativa de táxi presta seus serviços com exclusividade para o aeroporto.

No aeroporto Jorge Teixeira operam 68 vôos regulares semanais para as cidades de Brasília, Manaus e Rio Branco, e Cruzeiro do Sul- AC, com suas respectivas conexões. O aeroporto opera com transporte aéreo regular doméstico pelas companhias aéreas: TAM, GOL, Rico, OceanAir e TRIP, sendo esta última a única que atua em Porto Velho servindo as cidades de Lábrea- AM e Ji-Paraná- RO.

Há ainda as empresas de táxi-aéreo que operam com monomotores e multimotores de pequeno porte, que fazem vôos de fretamento para toda a região.

Nas dependências do aeroporto funciona também o hangar do Governo do Estado de Rondônia, e a presença da Base Aérea de Porto Velho garante uma considerável movimentação de aeronaves militares.

Segundo o site da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, o aeroporto Jorge Teixeira conta ainda com uma usina geradora de energia elétrica capaz chegar a 797 kW de potência.

Alguns portovelhenses insistem em ainda chamar o aeroporto de Belmont, tendo em vista que era esse o nome do antigo aeroporto que funcionava no mesmo lugar, sendo que em fevereiro de 2002 ele passou a ser internacional, ocupando hoje o terceiro lugar no ranking dos aeroportos mais movimentados da Região Norte, e o trigésimo dos mais movimentados do Brasil.





Segundo o acervo fotográfico da Biblioteca Online do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, na região onde hoje funciona o que a Prefeitura chama de "Centro Gastronômico" (praça de alimentação na verdade), o ginásio Cláudio Coutinho e residências de oficiais miliares funcionava o aeroporto Salgado Filho de Porto Velho, localizado nas proximidades de onde ainda é hoje a praça Aluízio Ferreira e de frente para o Instituto Educacional Carmela Dutra.





Apesar do Aeroporto de Porto Velho ter se tornado internacional ele de fato ainda não faz jus ao nome que tem tem, pois não opera com vôos internacionais, porém, há a intenção de que em breve o aeroporto passe a oferecer vôos para alguns cidades de países da América do Sul.

Atualmente para fazer uma viagem partindo de Porto Velho para a Europa, uma das rotas é pegar um avião para São Paulo e de lá fazer uma conexão para aquele continente.

Nenhum comentário: