segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Estatutário é servidor do Estado e não do Governo


Em Rondônia muita gente costuma se declarar servidor do "Governo", o que não concordo quando se trata de servidor estatutário.

Servidores estatutários (aqueles que fizeram concurso público) têm vínculo com o "Estado" e não com o "Governo", pois o primeiro é uma instituição permanente e o segundo é algo transitório.Neste sentido os servidores comissionados sem vínculo até podem se declarar servidores do Governo, afinal, geralmente eles são exonerados quando termina o mandato do Governador que os nomearam. Já os estatutários (ou concursados) tem estabilidade e vínculo permanente com o Estado, tanto que em Rondônia, os mesmos ao tomar posse passam a integrar o "Quadro Permanente de Pessoal Civil do Estado". 

O funcionalismo público deveria ser fiel ao Estado e ao povo a que serve, porém, na realidade não é o que acontece; os servidores em sua maioria são cegamente fieis ao Governo/Administração que está no Poder, e tudo em nome do "oportunismo".

Um comentário:

Unknown disse...

Ola Sáimon, tudo na paz.
Seria bom se todo servidor tivesse esse entendimento de que ele como servidor do estao tem um compromisso com a populacao ou a comunidade que paga seus impostos e teria que ter um atendimento ou um comprometimento para com a comunidade prestando seu servico sem clientelismo, em vez de fazer bonito pro governo que tambem teria que prestar um bom servico para a sociedade o povo que o elegeu, e nao fazer politicagem em beneficio dos que estao no poder. Desejo que voce continue tendo como servidor do estado uma postura de integridade e de moral elevada, e seja um excelente trabalhador da comunidade. Deus te abencoe e te guarde.