sábado, 21 de setembro de 2019

Neste mês de agosto/2019 o Estado de Rondônia superou o número 1 milhão de veículos

Foto: SáimonRio
O Estado de Rondônia desde a sua criação no início da década de 80 é um dos que mais crescem no país, e diferente de muitos estados onde o desenvolvimento é mais expressivo em suas Capitais, em Rondônia vários municípios importantes crescem junto com a Porto Velho, é o caso de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura, entre outros.

De acordo com o levantamento da Coordenadoria do RENAEST, neste mês de agosto apurou-se o total de 1.001.524 veículos registrados no Estado. Um aumento de 0,38% em relação ao mês anterior, quando o Estado contava com 997.685 veículos automotores. Por outro lado, a inadimplência ainda é preocupante, pois quase a metade da frota estadual (42,64%) está irregular, ou seja, com o licenciamento anual atrasado, portanto, em desacordo com o que dispõe o Art. 131, § 2º do Código de Trânsito Brasileiro.

Entre os municípios a maior frota concentra-se na Capital com 281.741 veículos (28,1%), seguido de Ji-Paraná com 94.180 veículos (9,4%) e Ariquemes com 74.041 veículos (7,3%). Já os municípios que possuem a menor frota são: Pimenteiras d'Oeste (589 veículos), Rio Crespo (1.238) e Castanheiras (1.252), Primavera de Rondônia (1.554) e Parecis (1.791).

INADIMPLÊNCIA POR TIPO DE VEÍCULO
Fonte: Coordenadoria do RENAEST do DETRAN/RO

Para o Diretor Técnico de Fiscalização , Welton Roney Nunes Ribeiro, com o aumento da frota a responsabilidade dos órgãos do Sistema Nacional do Trânsito no Estado também aumentam. "O dinamismo do trânsito com mais veículos nas ruas exige do poder publico maior estrutura e efetividade, seja na estruturação de vias públicas, mas também e principalmente na educação e fiscalização de trânsito, visando sempre a segurança no trânsito e a preservação de vidas, mediante a cobrança do cumprimento das normas estabelecidas no nosso Código Trânsito Brasileiro, o CTB", disse o Diretor.

Nenhum comentário: