quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Condições Sanitárias do Rio Madeira, por Oswaldo Cruz (1910)


Pelo Dr. Oswaldo Gonçalves Cruz (1910)

PORTO VELHO

"As moradas habitualmente obedecem ao typo das casas tropicaes. São construidas de madeira e cercadas de larga varanda de cerca de 3 metros delargura, munidas ainda de <<>> de bambú. A cobertura é geral de folhas de ferro e zincado pitadas de verde. 
(...)
A agua fornecida em Porto Velho provem duma fonte captada num tanque de cimento, donde é levada para um deposito metallico levantado sobre columnas, d'ahi se distribue por meio de canos de ferro para os domicilios. As casas são todas dotadas de sala de banhos com chuveiro, os W. C. tem annexas caixas de descarga provocada. Além disso ha em varios pontos torneiras que servem a pias de lavagens de mãos". 
(...)
A installação de exgotos é muito bem feita. As canalisações são de ferro e gres vidrado. Todos os apparelhos intra-domiciliarios são ligados á rede por meio de siphões disconectores. Na cabeça de cada collector principal ha um bujão de inspecção e um tubo de arejamento e no trajecto delles ha aberturas para passagem de lampadas de exploração para indicar os pontos de obstrução, assim como caixas de limpeza". 
(...)
"Existe ainda em Porto Velho lavanderia a vapor, fabrica de gelo. Finalmente convem citar a existencia duma typographia que edita um jornal e a installação de telegrapho sem fios feito pela Companhia Marconi, e que funciona admiravelmente facilitando sobremodo a requisição de recursos urgentes. 
(...)
Distante 2 kilômetros de Porto Velho rio acima está o local denominado Candelária onde se acham os hospitaes e a residencia do pessoal encarregado do serviço sanitario (...). As construções elevam-se sobre uma pequena collina cujas vertentes dão para um igarapé ou riacho do qual se acha separada pela matta ainda não derrubada; entre a collina e Porto Velho existe zona baixa de terreno alagadiço e que se acha actualmente em parte deseccada por um systema de valletas.
As edificações são em numero de 15 assim distribuidas;
1. Residencia do medico-chefe.
2. Residencia dos medicos.
3. Item dos enfermeiros.
4 Enfermaria dos doentes de 1ª. classe.
5 Enfermaria de cirurgia e sala de operações.
6 a 9. Enfermarias de 2ª. classe (4 enfermarias)
10. Dormitorio dos empregados e quarto de autopsias.
11. Pharmacia e deposito de comestiveis.
12. Cosinha e refeitorio dos empregados.
13. Dormitorio dos empregados.
14. Isolamento dos tuberculosos.
15. Isolamento de tuberculosos.
(...)
Distante cerca de 500 metros do hospital, no meio da floresta, foi aberta uma clareira onde enterram os mortos. O cemiterio está sobre a collina e em terreno não alagável por ocasião das enchentes. 
(...)
Assim sendo, a Companhia tem buscado o pessoal de trabalhadores em varios pontos, sobretudo em Barbados, Trinidade, Jamaica, Panamá, Columbia, Cuba, etc. esse pessoal, na sua maioria, (excepto os negros das Antilhas) não é constituído de habitantes da região, mas, de hespanhóes para ahi emigrados. Ultimamente têm sido engajados trabalhadores na Argentina (...). A linha actualmente é uma verdadeira Babel. Ahi tivemos occasião de ver operarios das seguintes nacionalidades: brazileiros, portuguezes, hespanhóes (da hespanha e de quasi todas as republicas hispano-americanas) francezes, inglezes, allemães, austriacos, rumaicos, syrios, italianos, russos, polacos, chins, dinamarquezes, etc. além dos americanos do norte. O interessante é que todo este pessoal, em vez de falar portuguez, só se correspondem em hespanhol, brazileiros inclusive".

HABITAÇÃO

A PRIMEIRA DAS TRÊS CAIXAS D'ÁGUA

SISTEMA DE ESGOTO SANITÁRIO

HOSPITAL DA CANDELÁRIA

IMIGRAÇÃO 

Nenhum comentário: