quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

24 de janeiro de 2018 é um dia histórico


Numa solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (24/01/2018), na oficina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, foi assinada a concessão do complexo ferroviário por 50 anos da União para a Prefeitura de Porto Velho, a qual ficará responsável pela revitalização do espaço, e para isso conta com R$ 23 milhões (recursos de compensação das hidrelétricas do Madeira). 

A Madeira-Mamoré teve uma das mais drásticas construções do mundo. Construída de 1907 a 1912, contou com a força de trabalhadores contratados em cerca de 50 países, e contabilizou a morte de cerca de 20 mil operários, seja em virtude da insalubridade da região (a floresta Amazônia isolada) ou conflitos com índios e animais selvagens.

Outro acontecimento importante do dia foi a condenação do ex-Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, em segundo grau de jurisdição, a 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado. O julgamento aconteceu na 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre, todos os três desembargadores votaram a favor da condenação, que majorou a pena que havia sido importa em primeiro grau pelo juiz federal Sérgio Moro. Na decisão, os magistrados entenderam que Lula poderá cumprir a pena após esgotados todos os recursos no próprio tribunal.


Postar um comentário