quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dep. Hermínio Coelho fala em Ato Contra a Impunidade


O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Probidade Administrativa (CAOP-PPA), e a Associação do MPRO (AMPRO) realizou um ato público em defesa do poder investigatório do Ministério Público, no dia 18 de abril de 2013, das 8h30 às 11h30, no auditório do edifício sede do MPRO, em Porto Velho.

O ato fez parte de uma das estratégias do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e da Associação dos Membros do Ministério Público (Conamp) para mobilizar a sociedade brasileira e instituições em geral contra a PEC 37, conhecida como a “PEC da Impunidade”, de autoria do deputado federal Lourival Mendes (PtdoB-MA), que visa acabar com o poder de investigação do Ministério  Público brasileiro.

Diante da importância e da gravidade da temática, o ato público teve como objetivo discutir o cerceamento do poder investigatório do Ministério Público e os efeitos negativos no combate à corrupção, à criminalidade e impunidade no Estado de Rondônia.

Durante os acontecimentos apareceu o Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia - ALE/RO, Dep. Hermínio Coelho, o qual foi convidado a compor a mesa de autoridades, e também teve espaço para discussar, ocasião esta em que Hermínio falou por longos minutos sobre corrupção, e alguns pontos enfatizou que a pessoa dele é demasiadamente contra a impunidade, que apoia o Mininistério Público, e a Assembleia Legislativa também tem apreovado leis de interesse da sociedade rondoniense.

Após o discurso de Hermínio Coelho foi dado espaço a outros participantes do evento para que também expusessem suas ideias, e em dado momento um dos coordenadores do Dia do Basta à Corrupção em Porto Velho, fez uso da palavra, e questionou a pessoa de Hermínio Coelho sobre a pretenção da Assembleia Legislativa de arquivar as Ações Penais contra os deputados envolvidos na Operações Termópilas (que os mostrou desviando dinheiro da saúde pública), bem como comentou sobre a aprovação da Lei Estadual que aumento de forma abusiva das taxas do DETRAN/RO (em 25%), e que teria sido aprovada pelos deputados estaduais por engano.

Em resposta o Dep. Hermínio Coelho alegou que haveria um sistema que ele não pode ir contra, bem como ele não poderia de indispor com os demais deputados estaduais.

O importante de encontro como estes é que assim o povo de Rondônia pode conhecer melhor seus parlamentares, e assim, finalmente perceber o quanto são despreparados.
Postar um comentário