quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Visita ao Presídio Urso Branco | 25.10.2010【S.RÏVER】

No dia 25 de outubro de 2010 visitei a penitenciária de segurança máxima José Mário Alves da Silva, o Urso Branco, em Porto Velho. A penitenciária ganhou conhecimento internacional por causa das trágicas rebeliões que acarretaram em aterrorizantes chacinas, chamando a atenção de entidades de direitos humanos nacionais e internacionais para o descaso no sistema penitenciário brasileiro.

Em uma das rebeliões os presos tomaram quase todo o complexo, inclusive a parte administrativa e a área do chamado "seguro", de onde os rebelados escolheram suas vítimas, que foram estranguladas, decaptadas e esquartejadas. Na caixa d'água do estabelecimento penal os rebelados mataram e expuseram corpos mutilados, formando algumas das cenas mais bizarras veículadas pela imprensa e internacional.

Os acontecimentos no Urso Branco culminou a condenação do Brasil junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos. Hoje a penitenciária está totalmente controlada, mas em estado de atenção, sendo visitada periodicamente pela comissão da Corte Interamericana que é destacada de Brasília para visitar a unidade penal.

Nenhum comentário: