sábado, 10 de novembro de 2007

Rio Madeira (Madeira River)





O rio Madeira é o principal afluente da margem direita do ria Amazonas e, desde o século XVIII, tem sido de vital importância para o desenvolvimento da região.

O rio Madeira tem cerca de 3.200 Km de extensão, sendo o quarto maior do Brasil. Percorre os estados de Rondônia (por onde adentra o território brasileiro) e Amazonas, desaguando a oeste da ilha Tupinambarana, no rio Amazonas.

A largura do rio Madeira varia de 440 a 9.900m e profundidade superior a 13m (na estiagem de 2005 o rio Madeira teve sua maior seca, pouco menos de 2m de profundidade em Porto Velho).

Dentre as corredeiras as principais são as de Santo Antônio, Teotônio, Morrinho, Jirau, Caldeirão do Inferno, Misericórdia e Ribeirão.

Atualmente é o principal meio de escoamento de produtos para Manaus e Belém, como minérios e produtos agrícolas (em especial soja), sendo transportados em grandes balsas, o que em tempo de estiagem sofrem  alguns transtornos, pois o rio diminui demasiadamente seu volume impossibilitando a viagem de grandes embarcações.
Postar um comentário