domingo, 20 de fevereiro de 2011

"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"

Essa frase foi dita algumas vezes por uma excêntrica professora de Psicologia Jurídica a qual tive o prazer de ter sido discente. A frase apesar de ser um pouco espalhafatosa tem todo um significado, pelo menos pra mim que percebi algum sentido.

Somente nós mesmos conseguimos mensurar e administrar a intensidade de nossos sentimentos ou os prós e os contras de sermos o que somos; o ônus e o bônus de mantermos nossas personalidades como elas são.

Eu até hoje ainda sou um mistério pra mim mesmo... Aos 23 anos de idade nem eu mesmo me conheço direito, a começar sou demasiado imprevisível e pra piorar sou cheio de excentricidades, que são às vezes mais toscas que esquisitas (como curtir vinhetas sonoras), mas também costumo ter uma espécie de temperamento flutuante, pois de uma hora pra outra posso mudar totalmente dependendo da pessoa que me estressar com alguma coisa, ou mesmo que fizer algo que de alguma forma me ofendeu ou que eu reprove. Mas também costumo me arrepender de algo que fiz por impulso... Como de ter excluído meu perfil de mais de 5 anos de existência e quase 5000 fotos. Na verdade não me arrependo de tê-lo excluído, mas sim de algumas coisas que criei e mantinha com ele, como comunidades e tals, além de pouquíssimas pessoas que realmente valiam a pena tê-las como "amigas" naquela Rede Social.

Mas além de tudo isso algo que tem sido um grande entrave na minha vida é a grande dificuldade de constituir amizades. Quer dizer, tenho muitos colegas, mas amigos mesmo praticamente não tenho.

Sei que posso até me arrepender de escrever tudo isso, ou que talvez isso me arranje algum momento futuro bem desconcertante... mas qualquer maneira, como dizia eu costumo sair muito por aí, mas geralmente sozinho, porém tenho o péssimo hábito de me sentir deslocado em lugares novos e muito agitados, além de sempre achar que estou sendo analisado e criticado pelos pessoas ao meu redor... É quase uma paranóia que não consigo evitar.

Apesar de agora perceber que não é muito saudável andar sem uma companhia saudável, encontro um grande empecilho em mim mesmo para mudar esse hábito, pois evito sair em companhia de alguém por achar que estou a incomodando, seja por ela estar possivelmente fazendo algo que não gosta (mas que aceita por delicadeza), ou por achar que as pessoas tem de alguma forma vergonha de andarem comigo... Não entendo o porquê, mas isso passa pela minha cabeça. Sozinho tenho maior liberdade de andar pra onde quero e demorar o quanto precisar sem me preocupar com nada, diferente de caso esteja acompanhado, pois sempre terei que me policiar para não incomodar. Apesar de não parecer, algo que não gosto é impor a minha presença às pessoas, por isso evito estar em companhia delas... Pois assim imagino estar privando-as de serem indelicadas comigo, ou que façam um esforço tremendo para me tolerar.

Uma solução para tudo isso seria encontrar alguém que tivesse os mesmos comportamentos e estilo de vida que eu, mas infelizmente suponho que não exista... Pelo menos não encontrei ainda.

Num sei se isso seria uma qualidade, mas pelo que vejo ao meu redor está mais para um defeito, pois não é muito aceito pela sociedade em que vivo, estou falando do meu costume de reclamar muito das coisas que acho errado e requerer soluções, às vezes me expondo e indispondo com muita gente... Apesar de alguns colegas dizerem que admiram essa postura e que a acham correta, os mesmos evitam tomar uma postura se quer semelhante, mesmo que sofram diretamente com alguma irregularidade ou que sejam obrigados a participarem... Nesse último até eu me vejo assim, mas só não “jogo nada no ventilador” para não expor ninguém ainda mais. Mas a postura desses colegas eu sinceramente não entendo... É algo tão contraditório.

Esse blog é testemunha de algumas de minhas reclamações e críticas, mas ao ver que às vezes também sou condenado por alguns por reclamar, além de ser tido como chato e muitas das vezes também ignorado, me sinto muito desmotivado... Inclusive estou pensando em parar com isso, pois talvez assim (sendo omisso) eu consiga ser igual e aceito pela a maioria, já que é assim que as coisas funcionam.

Só sei que esse estilo de vida insosso de ter ótimo relacionamento social apenas com colegas, bem como de sair por aí sozinho com uma câmera tirando fotos a torto e a direito de lugares por onde ando a fim de divulgar essa cidade que geralmente vira as costas pra mim... Estou pensando seriamente em parar com isso... Espero que consiga, afinal é a única coisa que me distrai e diverte, entretanto não me trás muita felicidade. Tanto que já até comecei a excluir meus principais álbuns de fotos da cidade na Internet... Quanto ao canal de vídeos, ahhh esse fiquei com pena, e talvez nem o exclua, até penso em fazer mais vídeos, porém mais esporadicamente e com o novo estilo de produção amadora, mas adianto que não se surpreendam se por acaso vêem algum vídeo meu produzido às antigas, pois como venho dizendo sou muito complicado mesmo, e posso acabar mudando de idéia em relação a isso.

Como o título dessa postagem sugere só eu mesmo deveria saber “a dor e a delícia de ser o que sou”, mas eu nem consigo me entender direito; sou tão fora do comum. Só sei que continuando assim vou perdendo momentos bacanas da minha vida que deixo de usufruir; de viver... Mas o que fazer? Mudar um estilo de vida formado por tanto tempo, mesmo que pouco empolgante é muito difícil! Mas vou tentar, e espero desesperadamente lograr êxito.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

【RïVeR】Meu mundinho, Minha vidinha



Nesse vídeo apresento imagens das algumas coisas que fiz e lugares que lugares em que fui (nada de muito estravagante) que por sua vez me renderem alguns momentos de distração e satisfação.

Coloquei a música How To Save A Life (Instrumental), The Fray. Ouvi essa música pela primeira vez no encerramento de um episódio da série Arquivo Morte (Cold Case) e gostei muito, por isso coloquei nesse vídeo, porém em versão instrumentalizada.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Meus cumprimentos ao Sr. Governador Confúcio Moura pelos Mil posts em seu Blog

Postei a mensagem a seguir no Blog do Sr. Governador e tentei mandá-la para a Ouvidoria do Estado de Rondônia, mas não deu : (

http://confuciomoura.com.br/blog/index.php/milesimo/comment-page-1/#comment-2917
Confúcio Moura. Governador do Estado de Rondônia
_______________________________________________________
"Porto Velho, 11 de fevereiro de 2011.

Que interessante senhor Governador... mil 'posts'... meus parabéns viu!

Agora a parte importante de tudo isso é, quando o senhor vai por em prática as suas palavras, e muitas delas divulgadas nesse blog?

Infelizmente o que vemos é que o senhor está se esquecendo de muitas coisas que disse nos debates e em outras ocasiões quando candidato, porém agora que finalmente é governador está se mostrando outra pessoa... deixando de lado tudo o que imaginávamos que pensava, e que justamente nos fez depositar no senhor nossas esperanças.

O que aconteceu com o "tornar do DETRAN/RO mais técnico e menos político"? O senhor disse isso no Debate realizado pela TV Rondônia (afiliada Rede Globo), e nunca me esqueci dessas palavras, porém em resposta à isso o que vemos é uma grandiosa contradição. O senhor, por meio do Ofício nº 0068/GAB/GOVERNADORIA de 08/02/2011, pede para o presidente da ALE/RO, Valter Araújo, apreciar em plenário (o que já fizeram e aprovaram) criar novos setores/cargos comissionados no DETRAN do Estado, sendo que muitos desses são desnecessários, servindo tão somente como objeto de barganha entre o senhor e os seus aliados políticos.

Logo fictício criado por mim, baseado no já existente, porém com menos papagaiada.

E mais, o senhor pregava valorização do servidor efetivo do Estado, entretanto no DETRAN o senhor propõe aumento dos valores dos símbolos de CDS's e criação de cargos comissionados para poder acomodar os seus na Administração Pública Estadual, sem a necessidade de qualificação e concurso público, mas tão somente para fins políticos (o que onerará a Folha de Pagamento do DETRAN/RO em quase 1,5 milhão de reais).

Já para o servidor estatutário que há anos vem sendo humilhado e desvalorizado com um salário miserável nessa Autarquia de trânsito, o senhor propõe um reajuste medíocre de 10% imediato nos salários dos mesmos, e 5% no meio do ano... sinceramente senhor governador, continua sendo um desgosto tremendo e um grande constrangimento ser servidor de uma entidade em que os comissionados (que para ocuparem tais cargos se quer precisam ter todo o ensino fundamental) recebe salários de valores exorbitantes, enquanto o estatutário (que passa por uma maratona para ingressar no funcionalismo público) recebe um salário de vergonha em relação a outros órgãos e entidades do próprio estado.

Como o senhor mesmo diz na Mensagem nº 030/GOVERNADORIA de 07/02/2011, os servidores efetivos do DETRAN/RO não têm ajustes salariais há muito tempo, enquanto "nos anos anteriores algumas categorias de servidores de outras unidades administrativas do Estado foram contempladas com novos Planos de Cargos e Salários". E agora o senhor nos surpreende com esse Projeto de Lei que propões reajuste ínfimo nos salários dos estatutários...

O que mais indigna é que o senhor propõe despesas na Folha de Pagamento do DETRAN/RO com a criação de cargos comissionados e aumento de CDS's desnecessariamente, sendo que o dinheiro equivalente a essa despesa poderia muito bem ser direcionado exclusivamente ao servidor estatutário!

Entre muitos cargos comissionados existe a previsão de criação dos cargos de Procurador e Corregedor Adjuntos... pra quê isso! O DETRAN/RO sempre tem usado a figura da nomeação interina, que sem querer, a Administração anterior da Autarquia até hoje tem evitado a existência desses cargos adjuntos, que segundo o Projeto de LCE de 07/02/2011, entre outras atribuições mínimas, uma delas é substituir os titulares em suas ausências e impedimentos, sendo que nesses casos basta nomear alguém para exercer o cargo interinamente, recebendo a mesma comissão do titular se ficar interino por mais de mês.

Sem falar que a transformação de todos os Assistentes Jurídicos de DETRAN/RO em Procuradores é uma grande imoralidade, pois com essa a medida somada á possível criação dos cargos comissionados de Procurador Geral Adjunto, Subprocurador de Contratos e Convênios, Subprocurador de Direitos dos Servidores, Subprocurador de Patrimônio Imobiliário e Mobiliário, Subprocurador Legislativo, vão acabar transformando o DETRAN/RO (Departamento de Trânsito) em um órgão do judiciário estadual... aliás, com isso já estou até confuso em qual seria a atividade fim do DETRAN, tendo em vista que grande parte da Receita da Autarquia que poderia estar sendo investida em prevenção de acidentes de trânsito está sendo usada para pagar procuradores, que eram e sempre deveriam ser Assistentes Jurídicos!

Então é isso senhor governador... meus sentimento para com o senhor é de GRANDE DECEPÇÃO! Espero que o senhor faça uma reflexão sobre tudo que prometeu e propôs fazer quando alcançasse o Governo do Estado de Rondônia".

Decepcionadamente,

Sáimon Rïver

http://www.youtube.com/riuhpvh

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um 【ツ PaSsEiO RïVeR diferente.

PaSsEiO RïVeR de 06 de janeiro de 2011.

Nessa edição resolvi ser mais natural e espontâneo do que de costume, e em três vídeo falei um pouco de mim, deixando o quarto para o tradicionalismo (imagens do dia do passeio ao som de uma música que julgo ser legal).

Mas em verdade vos digo que não tenho o hábito de fazer vídeos nesse formato, entretando resolvi experimentar a essa modalidade ; )

Vídeo 1:

Vídeo 2:

Vídeo 3:

Vídeo 4:

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Apresentação da DIRETORIA GERAL aos servidores do DETRAN/RO


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Sáimon Rïver
Data: 2 de fevereiro de 2011 18:21
Assunto: Apresentação da Diretoria Geral do DETRAN/RO

Meus cumprimentos,

Primeiramente, considerando que o DETRAN/RO NÃO TEM um canal de diálogo ou relacionamento para com seus servidores, resolvi mandar essa mensagem para esse e-mail com o intuito de manifestar meu sentimento atual para com esta Autarquia na condição de servidor estatutário do Quadro de Pessoal Civil do Estado de Rondônia, bem como meu interesse de que esta mensagem seja encaminhada ao setor ou personalidade competente (mas sinceramente, acho que é esperar demais).

E justifico mandar esse texto para o e-mail da Gerência da Qualidade, pelo fato desse setor usurpar a função da Gerência de Comunicação Social em receber comentários, elogios e sugestões dos usuários. Então por analogia peguei o e-mail da GERQUALI no site do DETRAN/RO (que inclusive esta com a sigla errada: QUALITRAN, em desconformidade com a resulução que cria as siglas de todos os setores do DETRAN/RO) para enviar esse texto. |LCE 369, art. 45, XI|

Pois bem, quero manifestar minha decepção pelo fato do Sr. Diretor Geral e sua equipe não terem se apresentado formalmente aos servidores aqui da Sede (pelo menos não me lembro disso ter ocorrido).

Pode parecer bobagem, mas uma apresentação do Diretor e de toda sua equipe transmitiria um pouco de simpatia e respeito para com os servidores (particularmente só vi o rosto do Diretor Geral num jornal impresso e do Adjunto hoje -02/02/2010- na Intranet). Isso seria interessante, ainda mais depois de uma administração em que o DETRAN/RO era bom apenas para alguns e extremamente ruim para outros... tanto que o número de servidores desmotivados e decepcionados com a Autarquia é demasiado grande, sendo eu um desses servidores. Inclusive a partir de agora não farei mais nada além do que as obrigações atribuídas ao meu cargo. Não vou mais fazer atividades além que isso em prol do DETRAN/RO, pois pra mim, em pouco mais de um ano prestando serviço aqui constatei que essa Autarquia não merece o empenho extraordinário de seus servidores.

Sob os ditames de um Governo que pregava "Trabalho e RESPEITO", este último ficava a desejar para todos servidores (principalmente aos estatutários), sem falar que tínhamos que acompanhar atos manifestadamente irregulares e que nada podíamos fazer, uma vez que tais atos eram emanados das mais altas autoridades que os encobriam de uma falsa legalidade (o incrível era o fato de tudo ser publicado no Diário Oficial, o que nos possibilitava acompanhar, e que pasmem, os órgãos controladores nada faziam, demonstrando o estado caótico da política em Rondônia, que por sua vez deixava de ser esse instituto essencial a qualquer sociedade para se tornar uma grande POLITICAGEM que tomava conta de tudo).

Quanto a essa nova administração do DETRAN/RO ainda nos resta um pouquinho de esperança de que algo melhore, apesar de até agora não termos visto muitas mudanças boas que esperávamos, mas ao contrário, o que vemos é a certa mantença de algumas situações.

E é sabido que o DETRAN/RO precisa melhorar muito e em muitos segmentos, a começar pelo site (que não é dinâmico e apresenta um layout feio que é desagradável à vista dos usuários e demasiadamente disfuncional. EMTEMPO: o site do DETRAN do estado do AC é muito melhor que o nosso, aliás qualquer DETRAN dos estados do Norte deve ter sua página oficial muito melhor que a do DETRAN/RO e a do próprio Estado de RO. Os meios de relacionamento com o usuário são ineficientes e desestruturados, e pode-se dizer que não existe um SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) organizado por aqui.

No DETRAN/RO as coisas são tão ruins, que particularmente eu sempre espero o pior. Exemplo trivial disso é essa mensagem, pois tenho quase certeza que se quer vou receber um e-mail eletrônico padrão informando que receberam essa mensagem.

E mais um agravante! Até pra enviar essa mensagem tive dificuldades, pois apesar de haver na Intranet um espaço para Sugestões/Comentários, ao tentar utilizá-lo descobri que essa funcionalidade está fora do ar! Sinal que não há o menor interesse da Autarquia em promover a divulgação e manutenção do espaço de relacionamento, bem como garantir uma aproximação com o servidor.

Ah! E essa singela mensagem será postada no meu blog, a fim de que outras pessoas tenham conhecimento disso que é apenas um mínimo do que das situações desagradáveis que os servidores passaram e aindam passam por aqui.

PS: essa mensagem é exclusivamente minha! Estou falando por mim e não pelo meu setor, e essa ressalva se faz imprescindível pois a perseguição a servidores que falavam de seus anseios e descontentamentos em relação a Autarquia e sua Administração era muito comum, e como não sei se essa prática ainda vai continuar, não quero expor meus colegas que nada tem a ver com isso.

Saudações,

•●sαїмⓞи яїveя●•
Porto Velho/RO - Amazônia - BRASIL
______________________________
http://saimonrio.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/riuhpvh