CONHEÇA RONDÔNIA, O ESTADO VIBRANTE



"Rondônia. Estado este que cresce continuamente graças ao povo rondoniense, seja de nascimentos ou de coração.

Rondônia recebeu e recebe pessoas de várias regiões do Brasil, que procuram aqui oportunidade de uma vida melhor em um estado novo que tem tudo pra crescer.

Nosso estado guarda em seu patrimônio uma história rica, que em muitas facetas além de serem importantes para Rondônia são relevantes para o Brasil.

Praça Madeira-Mamoré | Porto Velho
É o caso do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, criado pela Coroa Portuguesa para proteger a região de invasões da Coroa Espanhola; a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré construída arduamente em obediência ao Tratado de Petrópolis, sendo a primeira mega obra da Amazônia, obra esta que bateu recordes bizarros como o internacional em acidentes de trabalho. A ferrovia foi concluída em 1912 ligando as cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim, os primeiros municípios de Rondônia que deram origem aos atuais 52.

Praça Madeira-Mamoré | Porto Velho
Praça Madeira-Mamoré | Porto Velho
Praça Madeira-Mamoré | Porto Velho
Praça Madeira-Mamoré | Guajará-Mirim
Hoje o acervo nacionalizado da antiga empresa Madeira-Mamoré Railway Company Ltda., localizada no centro de Porto Velho, está passando por um processo de revitalização, e os moradores e turistas em breve terão a oportunidade de passear na lendária Maria Fumaça dessa ferrovia que contribuiu demasiadamente para a criação de Porto Velho, há praticamente um século atrás.

Três Caixas d'Água | Porto Velho
Três Caixas d'Água | Porto Velho
Por aqui também temos as Três Caixas d’Água que vieram em kits dos Estados Unidos para serem montadas aqui, em meio a Amazônia, com a finalidade de abastecer os moradores da Porto Velho da década de 1910. Hoje, desativadas, além de embelezarem a cidade, figuram no brasão e bandeira do município.

Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jeuss | Porto Velho
Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus | Porto Velho
A catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus guarda em sua simplicidade grande beleza, os mirantes ofertam belas imagens do rio Madeira, um dos mais importantes da Amazônia Ocidental e principal tributário da margem direita do grande Amazonas. As praças, que geralmente homenageiam personalidades importantes para o estado, é ponto de lazer e descontração com a família, e muitas das vezes servem de palco para as mais diversas manifestações culturais e cívicas.

Arraial Flor do Maracujá | Porto Velho

Arraial Flor do Maracujá | Porto Velho
As festas movimentam as cidades e são verdadeiros patrimônios imateriais de Rondônia. Dentre elas temos: a festa junina do Flor do Maracujá, em Porto Velho, que tem grande representatividade regional, com comidas típicas e mostra de danças de quadrilha; as Bandas e Blocos de Carnaval na capital e interior são mais atrativos que Rondônia têm a oferecer, sendo a do Vai-Quem-Quer, em Porto Velho, o maior bloco de carnaval de rua no Norte do Brasil; a encenação da Paixão de Cristo na Jerusalém da Amazônia, também em Porto Velho, emociona multidões; a corrida dos Jericos em Alto Paraíso, que é considerada a capital mundial dos jericos, que por sua vez é um rústico veículo rural, atrai visitantes de várias regiões do Brasil, mais especialmente sulistas, onde o veículo também é tradicional no interior; as Exposições Agropecuárias e de Negócios movimentam as cidades, principalmente no âmbito econômico, pois nestas exposições são realizadas festas e negócios e acontecem nas principais cidades de Rondônia. A Expovel, em Porto Velho; Expojipa, em Ji-Paraná; Expovil, em Vilhena; Expoari, em Ariquemes, e por aí vai.

Rio Madeira | Porto Velho
Rio Machado | Ji-Paraná
Parque Natural da Serra dos Parecis | Guajará-Mirim
Em se falando de maravilhas naturais em Rondônia encontramos muitas, entre elas cito os rios do estado, dentre eles o Madeira, que é o quarto maior do país; Guaporé e Mamoré, que formam a fronteira natural em Rondônia entre as Repúblicas do Brasil e da Bolívia; o rio Machado ou Ji-Paraná, o maior rio genuinamente rondoniense, isto é, nasce desemboca em Rondônia. E temos ainda os igarapés e balneários com belas praias fluviais, destacando-se as de Porto Velho na ponta do Abunã e as de Guajará-Mirim. A serra dos Parecis, ainda em Guajará é um dos pontos mais elevados do estado, e é outra bela riqueza natural de Rondônia que vale muito a pena ser visitada.

Rondônia, querido estado amazônida que abriga seus filhos e os de outras regiões de braços abertos, ofertando o que tem de melhor a fim de garantir uma vida próspera e feliz aos que desse estado dependem. Estado que em meio a Amazônia, com seu povo guerreiro e trabalhador, busca apenas ser aceito e respeitado, almejando sempre que de fato a Integração Cultural no Brasil seja uma realidade, e que as mistificações e idéias distorcidas acerca do povo da floresta, por meio da Educação, sejam erradicadas, e que o povo brasileiro como um todo enfim saiba valorizar e aceitar o Norte, pois só assim o país estará preparado para se desenvolver verdadeiramente, uma vez que assim estará culturalmente amadurecido".

Rondônia – Amazônia – Brasil.