sexta-feira, 13 de setembro de 2024

MINHA PRIMEIRA VISITA À CIDADE DE LISBOA (15 a 21/08/2024)

No dia 15/08/2024 embarquei de Porto Velho com destino à cidade de Lisboa em Portugal. Num avião da Gol parti do Aeroporto Internacional de Porto Velho até o Aeroporto Internacional de Brasília, e de lá num avião da TAP Portugal direto para Lisboa. Foram cerca de nove longas horas de voo suportadas vendo filmes e séries com breves sonecas. 

Na manhã de 16/08/2024 já estava em solo português. Desembarquei no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, onde após passar por uma sabatina na imigração (me fizeram tantas perguntas que achei que iriam me mandariam de volta), finalmente saí do aeroporto de táxi com destino ao Hotel My Charm Lisbon, que fica na freguesia de Arroios, região central de Lisboa. 

Foram poucos dias na cidade, mas o suficiente para ter a melhor das impressões e o desejo de retornar muito em breve. 

OS LUGARES QUE VISITEI 










Conhecendo a cidade por meio da rede de metrô









Caipirinha



Chegando em Cascais

Cascais - Triciclo com Duas Rodas Dianteiras

Cascais - Viatura da Polícia Municipal 


segunda-feira, 6 de maio de 2024

2024.05.04 REINAUGURAÇÃO DO COMPLEXO MADEIRA-MAMORÉ


Fechado desde 2019 o Parque Madeira-Mamoré, doravante “Complexo Madeira-Mamoré”, foi finalmente reaberto dia 04 de maio. Apenas o museu, o dec com vista para o Rio Madeira e a parte externa do entorno da estação foram entregues à visitação pública. 

Num segundo momento será entregue a parte sul do complexo, onde fica dois galpões, entre eles o da oficina de trens, o qual tem a rotunda na frente. O outro galpão abrigará um restaurante com sacada com vista para o rio Madeira. 

O museu está todo revitalizado, com peças novas mas tendo como destaque o acervo antigo da época de construção da ferrovia. A visitação deverá ser agendada através do Sympla.


























terça-feira, 23 de abril de 2024

DETRAN/RO: ACESSO A PERFIL DE "GESTÃO DE FROTA OFICIAL" PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS

Na atualidade o DETRAN/RO está liberando o Perfil Veículo Empresa na Central do Serviços do DETRAN/RO para gestores de frotas oficiais. Através deste recurso os responsáveis pelos veículos de órgão e entidade públicas podem acessar dados e realizar a emissão de taxas e também do Certificado de Registro e Licenciamento Anual - CRLV dos veículos, sem a necessidade de comparecer ao DETRAN/RO ou encaminhar ofício à entidade.

Para obter o acesso a autoridade máxima do órgão/entidade deverá encaminhar ofício destinado à Diretoria Técnica de Veículos - DTV, indicando o CNPJ e os dados da pessoa que ficará responsável pela gestão da frota. Lembrando que a pessoa designada deverá previamente realizar o cadastro junto à Central de Serviços do DETRAN/RO, no qual posteriormente será liberado o Perfil Veículo Empresa para acesso e gestão dos veículos do órgão ou entidade, conforme modelo de ofício constante no PA/SEI nº 0010.021220/2024-33.

Os ofícios de órgãos ou entidades públicas do Poder Executivo do Estado de Rondônia poderão remeter o ofício via Sistema Eletrônica de Informações - SEI diretamente para a Diretoria Técnica de Veículos (DETRAN-DTV). Quanto aos órgãos ou entidades que não acessam o SEI do Poder Executivo de Rondônia, poderão protocolizar o requerimento através de mensagem eletrônica via e-mail institucional (.gov.br) para diretoriadeveiculos@detran.ro.gov.br, ou protocolizar o ofício físico em qualquer unidade do DETRAN/RO, a qual digitalizará e remeterá o expediente via SEI para a DTV

Por enquanto o recurso está sendo disponibilizado apenas para pessoas jurídicas de direito público, contudo, as pessoas jurídicas privadas poderão ter o mesmo recurso através do Portal de Serviços da SENATRAN, cujo acesso se dá mediante criação de perfil junto ao Gov.BR, que para pessoa jurídica se dá através de "Certificado Digital". 

OFÍCIO MODELO DE SOLICITAÇÃO: PERFIL DE GESTOR DE FROTA OFICIAL 


MINHA AVALIAÇÃO: FILME "GUERRA CIVIL"

 


MINHA AVALIAÇÃO: FILME "A PRIMEIRA PROFECIA"

 


QUEM É RESPONSÁVEL PELAS ALAGAÇÕES EM DIAS DE CHUVA

Sempre quando as cidades são acometidas de alagações em períodos de chuva, a comunidade logo abre o verbo para condenar as autoridades locais pela falta de infraestrutura, contudo, embora as autoridades tenham sua parcela de culpa, o principal responsável pelo caos em grandes cidades são pessoas de uma banda pobre da sociedade que insistem em sujar as ruas deliberadamente, e cujo lixo entope os bueiros impedindo o escoamento da água pluvial e causando as alagações. 

O exposto acima é tão verdade que em Porto Velho, por exemplo, os pontos mais alagados do perímetro urbano são locais com vários bueiros, que diante da lixarada ficam entupidos e impedidos que servirem ao seu fim.