quinta-feira, 15 de outubro de 2020

DETRAN/RO COMPLETA 34 ANOS NO PRÓXIMO DIA 20 DE OUTUBRO


Existente desde a época do Território Federal de Rondônia como parte da então Secretaria de Segurança Pública, em 20 de outubro de 1986 o simples setor de trânsito foi transformado em autarquia através da Lei nº 186/1986. Com isso passou a adotar a sigla DETRAN e fazer parte do Sistema Nacional de Trânsito, adquirindo personalidade jurídica e patrimônio próprio. 

Hoje o DETRAN de Rondônia está mais aparelhado e moderno, além de mais presente à comunidade através de suas 51 Circunscrições Regional de Trânsito - CIRETRAN's espalhadas por todos o municípios do Interior de Rondônia, contando ainda com 20 postos avançados ora localizados em povoados distantes como representação do DETRAN/RO ora em grandes centros urbanos em apoio às CIRETRANs locais. 

Conforme o site da Transparência de Rondônia, na entidade laboram 1.258 servidores em todo o Estado, entre servidores estatutários, celetistas, comissionados sem vínculo e cedidos. Somando-se ainda os estagiários de nível médio e superior e prestadores de serviços de limpeza e segurança. Todos imbuídos em tornar o DETRAN/RO atuante em suas atividades fins de fiscalização, educação e engenharia de trânsito, mas também em atividades acessórias como aquelas de administração geral.

Num ano atípico como este em que enfrentamos uma grande pandemia, o DETRAN/RO está funcionando na medida do possível com breves interrupções (como no período do Isolamento Restritivo), realizando os mais diversos atendimentos presenciais observando-se as medidas de prevenção ao COVID19. 

Por derradeiro, é necessário reconhecer eventuais erros e falhas, contudo é certo que a instituição busca conhecer, aprender e superar seus erros, afinal, a melhoria é sempre um objetivo constante em prol da atividade precípua do DETRAN/RO: satisfazer o cidadão rondoniense. 

DETRAN/RO 1986-2020 - 34 ANOS

sábado, 7 de março de 2020

Consulte os preços dos combustíveis nos postos de sua cidade pelo site da ANP

Através do site da Agência Nacional do Petróleo - ANP é possível consulta os preços dos combustíveis nos postos de várias cidades brasileiras. Assim você não precisa mais percorrer longas distâncias para achar o preço mais em conta, sendo suficiente uma simples pesquisa para ir pontualmente no posto onde o preço mais te agradar.

SITE DA ANP - SISTEMA DE LEVANTAMENTO DE PREÇOS


segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Cacoal, a Capital do Café (2019/2020)


A convite de grandes amigos resolvi passar o réveillon em Cacoal, mais exatamente na festa "Réveillon na Selva" do Cacoal Selva Park. A experiência foi demasiadamente agradável, especialmente pelas pessoas que estavam comigo.


Depois da festa, que curti até o amanhecer, conheci lugares que nunca tinha visitado em Cacoal, como é o caso da "Pedra da Linha 10", "Cristo Redentor" e o parque aquático do Cacoal Selva Park. 

A Pedra da Linha 10 fica um pouco distante do perímetro urbano da cidade, e o acesso se dá por uma propriedade particular. Você passa por um pasto, com muito cuidado pra não pisar em sujeira de gado, e depois sobe a pedra imensa, que embora seja um pouco ingrime é possível ser escalada andando. O topo consiste numa espécie de platô, de onde o visitante tem uma vista espetacular de um vale.


O Cristo Redentor fica mais perto do perímetro urbano, contudo fica num lugar bem alto também, cuja subida tira um pouco o folego. O Cristo Redentor de Cacoal/RO é inspirado o do Rio de Janeiro, porém é menor e o local em que se encontra tem pouca estrutura; se quer é encimentado.


O parque aquático do Cacoal Selva Park é bem interessante. Tem várias opções de piscinas e brinquedos, especialmente para as crianças. Já os adultos podem se divertir com os tobogãs e a piscina de ondas. O consumo no local é um pouco chatinho, pois você tem que pegar um cartão magnético e colocar créditos para comprar as coisas. Felizmente o restaurante aceita cartão de débito. Além das piscinas o parque conta com uma pequena trilha em meio à floresta.


FOTOGRAFIAS