Numa edição da Revista de Engenharia (RJ) que circulou de 1879-1891, encontramos uma publicação que fala sobre a Comissão Morsing, que veio a região de Santo Antônio (atual município de Porto Velho) para realizar estudos sobre o traçado da Estrada de Ferro madeira-Mamoré:
TRANSCRIÇÃO DA MATÉRIA
"ESTUDOS DA FERROVIA MADEIRA E MAMORÉ
Sob a direção do Sr. Carlos Alberto Morsing, engenheiro chefe, acha-se assim constituída a comissão que deve partir desta Corte, a 10 de janeiro, para efetuar os estudos necessários ao traçado desta importante ferrovia: 1º engenheiro, Júlio Pinkas, que partirá da Bahia, onde ora se acha; chefes de seção, Domingos Guilherme Braga Torres e Abel Ferreira Mattos; secretário Ernesto Mattoso Maia Forte; condutores, Pedro Leitão, da Cunha, Damaso Pereira, Alfredo Indio do Brazil e Silva, Cândido Ferreira de Abreu e Thomaz Pinto de Siqueira; desenhista, Camilo Vedani; auxiliares, João Martins da Silva e José Ferrira Junior.
A comissão terá também um médico e um farmacêutico e será acompanhada por um destacamento sob o comando de um oficial.
O ministério da agricultura já providenciou para a quantia de 100:00$, ou duas terças partes do crédito votado para este fim pela lei vigente de orçamento, seja posta na tesouraria da fazenda de Manaus à disposição do chefe da comissão.
A aptidão e atividade do Sr. Dr. C. Morsing, já provadas na construção do prolongamento da ferrovia de Baturité, e em muitas outras obras importantes executadas no país, são a garantia do bom êxito, em que se espera da importante comissão que lhe foi confiada".
MAIS PUBLICAÇÕES
"REVISTA DE ENGENHARIA"
"REVISTA BRAZIL"
QUEM FOI MORSING?
Carlos Alberto Morsing era um sueco naturalizado brasileiro formado em engenharia nos Estados Unidos.