sábado, 28 de maio de 2016

Suposto estupro coletivo em favela do Rio

A polícia do Rio de Janeiro está investigando um suposto estupro coletivo de uma jovem por cerca de 30 homens, e a divulgação de imagens relacionados ao fato em redes sociais na Internet.

O acontecimento causou uma grande revolta em muitos brasileiros, e chamou a atenção para a necessidade de mais políticas públicas de proteção às mulheres. Muitas pessoas manifestaram apoio à jovem, e em redes sociais iniciaram um movimento de luta contra o estupro. Mas no caso em questão será que houve mesmo um estupro? A suspeita é que tudo tenha acontecido com o consentimento da jovem.

A questão é que com consentimento ou não crimes foram cometidos, como a veiculação das imagens em redes sociais, porém, apesar de ser necessário discutirmos meios de proteção às mulheres, não concordo em fazer dessa jovem um mártir da causa, o que é algo um tanto exagerado, afinal, não se trata de uma moça pura e inocente, mas sim de uma pessoa de caráter duvidoso. 

Em pesquisas às redes sociais da jovem foram encontradas fotos em que ela aparece cometendo várias infrações, como apologia ao tráfico ao aparecer ostentando armas de grosso calibre. Em outros registros ela aparece posando com possíveis traficantes, segurando rádios (possivelmente para informar  criminosos da presença policial), e numa postagem ela diz "estou indo pro baile 'tal' pra dar pra bandido". Além de tudo isso existem áudios em que tudo indica que ela já era acostumada a se relacionais sexualmente com mais de um homem ao mesmo tempo.

Se for comprovado que realmente houve um estupro, o caráter duvidoso da vítima não justifica uma gravíssima violência, no entanto, seu comportamento inevitavelmente será levado em consideração. Afinal, uma coisa é uma mulher se vestir com roupas curtas e provocantes mas ter uma conduta comportada, e outra coisa é uma mulher optar e gostar de se relacionar com pessoas perigosas, e ainda, cometer vários atos infracionais, demonstrando ter uma personalidade desajustada. 

No caso aqui em discussão, no meu ponto de vista, eu comparo com quem se acidenta no trânsito após ter ingerido bebida alcoólica, ou seja, o acidente é o resultado de uma conduta da própria vítima,  pois sabendo da possível consequência negativa, a pessoa concorre para o resultado. Portanto, se a garota facultou em se relacionar com homens do tráfico, e ainda ajudava eles, bem como já tinha como costume transar com mais de um homem ao mesmo tempo, ela concorreu para o resultado. Portanto, com consentimento ou não, sendo ela uma moça comportada ou não, tanto o comportamento dela quanto o deles devem ser repudiados. 

Assim como qualquer pessoa de bem sou contra e condeno o estupro, e concordo que deve ser extirpado da sociedade, especialmente quando as vítimas são crianças e mulheres de bem. E antes de fazermos congressos, convenções, mesas redondas para debater o tema, devíamos observar que o cerne de tudo está nas famílias e na forma de educação de nossas crianças, as quais deviam receber em casa, dos pais ou responsáveis, ensinamento de como comportar bem e respeitar os próximos, no entanto, o que vemos são pais ensinando as meninas a cantarem e dançarem músicas de letras baixas de escancarado apelo sexual, e os meninos a serem varões e "comedores", instigando nos pequenos a mentalidade machista que ainda hoje persiste em nossa sociedade. 

AS INVESTIGAÇÕES CONTINUAM, MAS ATÉ O MOMENTO A POLÍCIA CIVIL DO RJ AINDA NÃO SABE SE HOUVE ESTUPRO OU NÃO

"A gente está investigando se houve consentimento dela, se ela estava dopada e se realmente os fatos aconteceram. A polícia não pode ser leviana de comprar uma ideia de estupro coletivo quando na verdade a gente nem sabe ainda", disse Alessandro Thiers (Delegado titular da DRCI).

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Manaus, Metrópole da Amazônia


Antes de tudo é importante lembrarmos que Manaus não é a única metrópole da Amazônia, afinal, a região disputa acirradamente o título de maior conglomerado urbano da região com Belém, a Capital do Estado do Pará.

METRÓPOLE: a palavra é originária da metropolis (língua grega), é o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si fisicamente (conurbadas) ou através de fluxos de pessoas e serviços ou que assumem importante posição (econômica, política, cultural, etc.) na rede urbana da qual fazem parte (correspondentes, na classificação do IBGE, às metrópoles nacionais e regionais).

Manaus surpreende por ser grandiosa e estar no meio da maior floresta tropical do mundo. Possui grandes vias expressas e grandes prédios demonstrando toda uma imponência urbana, que muito se assemelha aos grandes centros do sudeste e sul do país. 

- Extensão Territorial: 11.401,092 Km²
- População (Censo 2010): 1.802.014 habitantes
- População (Estimativa 2015): 2.057.711 habitantes  
- Densidade Demográfica: 158,06 hab/Km²
- Gentílico: Manauara


Em três dias na cidade (06 a 09/05/2016) não foi possível conhecer os principais lugares da cidade, no entanto deu pra ter uma boa impressão de Manaus. Confira alguns registros:

VÍDEOS




FOTOS DA CIDADE



































quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ucânia vence a 61ª Edição do Eurovision em Estocolmo


A Ucrânia venceu no último dia 15 de maio o Festival Eurovisão da Canção (Eurovision Song Contest) realizado em Estocolmo, na Suécia. Jamala cantou a música "1944" que fala sobre as deportações de famílias da Crimeia durante a Segunda Guerra Mundial comandadas por Stálin.

Jamala (Susana Jamaladinova) é descendente dos tártaros da Crimeia. Ela nasceu no Quirguistão em 1983, e sua família só voltou para a Crimeia depois do fim da União Soviética. 


Neste ano de 2016, o tema/slogan do festival foi "Vamos juntos". Quanto ao símbolo gráfico a escolha foi o que chamamos de"dente-de-leão", que é composto por um conjunto de sementes que ficam juntos numa única unidade, fazendo alusão a união da Europa em uma só com o Festival. 

O logotipo foi desenvolvido pela Agência ONG internacional. Richard Holst, diretor de arte ONG internacional, explicou sobre o projeto que "o símbolo é um leão com uma função inversa. Trata-se de pequenas sementes, conhecidas como aviadoras, que sobrevoam por toda a Europa, mas que se reuniriam numa flor mágica, carregada de energia positiva com a alegria da música para celebrar Eurovision 2016 ". 


O festival foi realizado no Globe Arena, e teve como apresentadores o cantor Måns Zelmerlöw (que conquistou a vitória para a Suécia no ano anterior) e a comediante Petra Mede (que apresentou o festival em 2013). Os apresentadores surpreenderam com belas performances no palco, como o musical "Story of ESC" e a música "Love Love Peace Peace".



Em segundo lugar ficou a Austrália, com a música Sound of Silence (Som do Silêncio) interpretada por Dami Im's. Apesar da música ter sido a preferida do júri, ela não conquistou foi a escola do público na votação popular.


A Rússia ficou em terceiro lugar com a música You Are the Oly Onte, interpretada pelo cantor Serguei Lazarov. Em quarto lugar ficou a Bulgária, e em quinta a Suécia, país anfitrião. A Alemanha ficou em último lugar.


A seguir confira outras músicas que representaram seus respectivos países no festival. Elas são as minhas preferidas.

FRANÇA
Amir - J'ai cherché

ARMÊNIA
Iveta Mukuchyan - LoveWave 

LETÔNIA
Justs - Heartbeat 

BÉLGICA
Laura Tesoro - What's The Pressure

MOLDÁVIA
Lidia Isac - Falling Stars

DINAMARCA
Lighthouse X - Soldiers Of Love

IRLANDA
Nicky Byrne - Sunlight

BULGÁRIA
Poli Genova - If Love Was A Crime

AZERBAIDJÃO
Samra - Miracle

FINLÂNDIA
Sandhja - Sing It Away