segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014 | "Os grandes protestos realizados em junho de 2013 perderam seu sentido"


Em junho de 2013 o povo foi às ruas protestar contra os Governos Federal, Estaduais, Municipais; contra a corrupção que tanto vem sendo objeto de notícias todos os dias e em vários noticiários; contra o descaso com a saúde, educação, segurança pública, enfim... Ontem (26/10/2014 0 Eleições) o próprio povo invalidou tudo isso. Agora os protestos de junho de 2013 não passam de uma vergonha na história do País.

O POVO REALMENTE TEM OS POLÍTICOS QUE MERECE

Em Rondônia a maioria dos eleitores reelegeram Confúcio Moura para Governador, comprovando que a triste maioria do eleitorado do Estado não quer mudança, mas sim se permanecer confortável com um Governo pouco operante, desrespeitoso com a cultura, história, e povo local, bem como repleto de escândalos de corrupção envolvendo desvios de dinheiro público, tendo a pessoa do Governador ainda por cima passando a mão na cabeça de secretários envolvidos em investigações sérias (como aquela que por se envolver numa investigação ele a premiou com o CDS-20 R$ 8 Mil)... Sinceramente, eu espero que as pessoas que votaram nesse Confúcio amanhã não tenham a dor de ver um parente ou elas mesmas morrendo num hospital por falta de profissionais ou insumos para socorrê-las; ou mesmo que não sejam vítimas de roubos, sequestros ou mesmo latrocínio por conta da precariedade estrutural e de recursos humanos das nossas policias; enfim, são muitas as mazelas que vivemos nesses últimos quatro anos, e que pelo visto parece que boa parte da população gostou de tudo isso e quer vivenciar de novo. O pior é que essas pessoas submetem toda a sociedade a um Governo de mentiras e pouca seriedade como este que vivemos nos últimos quatro anos.

Estou triste por Rondônia, triste pelo Brasil, e decepcionado com grande parte de nossa sociedade, a qual certamente ou é ignorante ou simplesmente quer se manter na sua zona de conforto, pensando exclusivamente nos benefícios diretos que terá com a vitória desses eleitos, sem se importar o mínimo com a coletividade ou seu próprio futuro. 

Tudo isso ratifica o entendimento de que os brasileiros formam um povo individualista. Diferente dos estadunidenses que são individualistas nas suas relações interpessoais, porém unidos e organizados em prol da "América"; nós brasileiros somos abertos e alegres nos relacionamentos interpessoais, mas individualistas; egoístas nas questões que envolvem nosso país; muitos de nós só pensamos em nós mesmos, ignorando o coletivo. É o como do cidadão que para ganhar ou se manter num cargo comissionado, sem se importar com a saúde, educação, infra-estrutura, assistência social, escolhe o candidato que lhe fez essa promessa direta, sem pensar que mais cedo ou mais tarde ele pode perder esse cargo comissionado.

Infelizmente nossa legislação também contribui para essa lástima, mas o que mais prejudica o povo e fomenta a corrupção é a nossa cultura de valores invertidos baseada principalmente no egoísmo; no "jeitinho brasileiro de dar bem a qualquer custo", e o pior, não vejo perspectiva de melhoras.

A SEGUIR ALGUMAS NOTÍCIAS SOBRE O "GOVERNO DA COOPERAÇÃO"







sábado, 4 de outubro de 2014

Primeiro Centenário de Porto Velho 1914-2014


 Neste dia 02 de outubro de 2014 Porto Velho completa seus primeiros 100 anos em meio a várias atividades comemorativas promovida pela Prefeitura, mas também em situação lamentável de descaso promovido pelas administrações que demonstram claramente falta de real compromisso para com a cidade e povo.

UM BREVE HISTÓRICO

Porto Velho foi fundada em 04 de julho de 1907 (dia em que é comemorada a independência dos Estados Unidos) e ano em que se instalou na localidade a empresa The Madeira-Mamoré Railway Company, a qual ergueu nessa localidade toda uma estrutura equivalente a de cidade nos arredores de seu canteiro de obras. Um exemplo disso são as conhecidas "Três Caixas d'Água" (semelhantes à caixa d'água símbolo da Warner Bros) as quais vieram em kits dos Estados Unidos para abastecer as casas dos engenheiros da estrada de ferro que residiam no local, inclusive, a primeira caixa d'água instalada em 1910 foi citada no relatório "As Condições Sanitárias do Rio Madeira" de Oswaldo Cruz, quando o mesmo esteve em Porto Velho naquele ano (hoje as elas estão desativas, mas figuram na bandeira e brasão de Porto Velho).

Essa povoação formada com a instalação do canteiro de obras da ferrovia, com o passar dos anos passou a contar com fábrica de gelo, um hospital, lavanderia, telegrafo sem fio, e a publicação de um jornal chamado "The Porto Velho Times" (o primeiro de Porto Velho) o qual era editado todo em inglês, e trazia o slogan: "The best paper printed in the English language in Noth Brazil", entre outos fatores, os quais ensejaram que as autoridades amazonenses elevassem o povoado à categoria de município, o que só aconteceu através da Lei Estadual nº 757 de 02/10/1914, assinada pelo Governador do Estado do Amazonas, Jonathas Pedrosa. 

Em 1943 o ex-Presidente da República Getúlio Vargas criou o Território Federal do Guaporé, com áreas do Amazonas e Mato Grosso, e tendo Porto Velho como sua Capital Territorial. Em 1981 o ex-Presidente João Baptista Figueiredo criou o Estado de Rondônia, mantendo Porto Velho como sua Capital.

Hoje o município de Porto Velho é o município mais extenso do Estado, bem como é o mais importante política e economicamente além de ser tida como a terceira Capital do Norte do Brasil. 

DADOS GEOGRÁFICOS

- Área: 34.096 Km²
- População CENSO 2010: 428.527 habitantes;
- População Estimativa 2014: 494.013 habitantes;
- Densidade Demográfica: 12,57 Km²/hab.
- Gentílico: portovelhense;
- Fusos: -1 h em relação a Brasília, e -4 h em relação ao Meridiano de Greenwich.

O município de Porto Velho tem uma abrangência tão grande que chega a ser superior a de Estados, como:
- Sergipe: 21.915 Km²
- Alagoas: 27.778 Km²

Porto Velho tem uma área superior a de países também:
- Líbano: 10.450 Km²
- Catar: 11.590 Km²
- Eslovênia: 20.270 Km²
- Israel: 22.070 Km²
- Macedônia: 25.710 Km²
- Bélgica: 30.530 Km².

A área de Porto Velho corresponde a:
- 0,40% do Território Brasileiro;
- 14,35% do Território do Estado de Rondônia.


Em comemoração aos 100 anos de criação do município de Porto Velho, aconteceu no Parque da Cidade uma grande festa, a qual contou com diversas atividades, entre elas as apresentações de cantores locais, e um show da cantora amazônida Gaby Amarantos. 

No minianfiteatro se apresentaram grupos de danças escolares e outros artistas da região, e também houve a apresentação da companhia da Galinha Pintadinha, a qual também apresentou o Pintinho, o Galo Paletó, o Mickey e Minie, e a Pepa e seu irmão. As crianças ficaram fascinadas!

No laco principal de aproximadamente 30 metros, se apresentou um cantor local e uma dupla de rapers da Zona Leste, os quais fizeram o pré-show de Gaby Amarantos, que se apresentou por volta da meia noite, fazendo a contagem regressiva para o aniversário de Porto Velho, chamando a queima de fogos e o corte do bolo de 100 metros. 

Toda a festa foi muito bonita, porém a Prefeitura de Porto Velho pecou em não ter feito uma grande campanha promocional do Centenário de Porto Velho neste ano de 2014; por exemplo não utilização de outdors, propagandas na televisão e rádio... Possivelmente deve ter muitos moradores que desconheciam que Porto Velho iria fazer 100 anos de criação.

Apesar da data ser importante e digna de comemoração, infelizmente são muitos os motivos que também nos fazem lamentar. Isso pode até parecer incoerente, mas é real. Porto Velho é uma cidade boa, mas que muito sofre pela negligência e descompromisso de seus políticos. O município está extraordinariamente castigado e mal cuidado, e aí eu incluo os seus vários distritos que também vivem no descaso. Na sede do município temos ruas mal cuidadas, espaços públicos sem manutenção; a maioria das praças quando não servem de "camelódramo" servem de espaço para utilização de maconha; o Parque Madeira-Mamoré, que reuni parte do acervo da ferrovia que deu origem à cidade está abandonado, e pasmem, todo o seu entorno é patrimônio histórico nacional. 

Devemos sim comemorar o aniversário da cidade de Porto Velho, pois é a terra em que muitos nasceram ou optaram para aqui viver, além da cidade não ser responsável pelo que fazem por ela, mas suas suas administrações que são transitórias e nos últimos anos tem se mostrado irresponsáveis e descompromissadas. 

Parabéns Porto Velho por este primeiro centenário, e desejo muito que o seu povo a aceite como sua e a queira bem, adotando práticas de preservação e responsabilidade, como escolher gestores competentes e honestos, e caso isso seja impossível, que cobrem e exijam trabalho das autoridades locais. 


Como parte das atividades de comemoração do centenário de Porto Velho, aconteceu na noite do dia 03 de outubro diversas apresentações artísticas no Teatro Estadual Palácio das Artes, entre elas mostras de dança e apresentação da Banda da Base Aérea de Porto Velho, além da entrega de homenagens a personalidades importantes para a história do município.