segunda-feira, 31 de março de 2014

THE AMAZONIA ASKS FOR HELP


Several rivers of the western Amazonia are overflowing, and many families are homeless 

A princípio foi Porto Velho a primeira cidade a passar por transtornos com o transbordamento do rio Madeira, mas hoje vários afluentes que formam a sub-bacia do Madeira estão muito caudalosos causando enchentes em várias localidades do Estado. A cheia do rio Madeira pôs Porto Velho em estado de emergência desde o final de fevereiro, depois foi a vez dos rios Guaporé e Mamoré encherem repentinamente no mês de março, causando alagações em vários pontos envolvendo os municípios de Cabixi, Cerejeiras e Guajará-Mirim; e agora é o Rio Machado (o maior rio genuinamente rondoniense) que está trazendo transtornos às cidades de Cacoal e Ji-Paraná.

Só em Porto Velho temos milhares de famílias desabrigadas, além de estarmos enfrentado problemas de trânsito (acesso complicado a algumas partes da cidade), transporte (portos fechados, e caminhões parados), órgãos públicos alagados (TRE/RO, Receita Federal...), espaços públicos debaixo d'água (feira do agricultor, shopping popular, praça Madeira-Mamoré, museu ferroviário...), patrimônio centenário ainda mais danificado (acervo histórico da ferrovia Madeira-Mamoré 1907-1912), agravamento de danos ambientais (muitos peixes mortos nas áreas alagadas), saúde pública (riscos de dengue, leptospirose, cólera, e ataques de bichos peçonhentos...), entre muitos outros problemas.

Esta na hora do Brasil se voltar para a Amazônia com o olhar de solidariedade e não o de explorador, como tem sido o costume por tanto anos... Precisamos integrar o Brasil socialmente e culturalmente, ainda mais em momentos como este em que cidades desta região (a mais pobre do país e a mais marginalizada pelo povo brasileiro) precisa de ajuda.

O rio Madeira é o quarto rio mais extenso do Brasil, e o principal tributário da margem direita do rio Amazonas (este por sua vez o mais extenso e caudaloso do mundo). O Madeira também é o principal rio da sub-bacia de mesmo nome, a qual faz parte da grande Bacia Hidrográfica Amazônica.

CONVITE À REFLEXÃO

Se internacionalizar a Amazônia é permitir que o estrangeiro explore nossos recursos naturais, qual a diferença em relação ao que a Amazônia Brasileira vive hoje, a qual tão somente tem seus recursos naturais explorados sem que haja algum zelo pelo povo amazônida?

sábado, 29 de março de 2014

Curitiba comemora seus 321 anos


"Cidade Sorriso"
"Cidade Modelo"
"Cidade Ecológica do Brasil"
Capital das Araucárias"

Curitiba, Capital do Estado do Paraná, comemorou neste dia 29 de março de 2014 seus 321 anos de fundação, em meio a muitas atividades, como apresentações de teatro na Feira da Luz e a abertura do Parque das Pedreiras para show com apresentação do cantor Roberto Carlos. 

"Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba se tornou uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão. Em 1853 tornou-se a capital da recém-emancipada província do Paraná e desde então a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural que permanece até hoje. A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter seu crescimento descontrolado e que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente. A maior delas foi no transporte público, cujo sistema inspirou o TransMilenio, sistema de transporte de Bogotá, na Colômbia. Hoje, a cidade tem um senso de vida cosmopolita. Entretanto, é a sexta capital mais violenta do país. Curitiba também tem altos índices de educação. Tem o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais. O Índice Mastercard de Mercados Emergentes 2008, criado com a intenção de avaliar e comparar o desempenho das cidades em diferentes funções que interligam os mercados e o comércio no mundo inteiro, indicou Curitiba na 49ª colocação entre as cidades com maior influência global. Curitiba também foi citada em uma recente pesquisa publicada pela revista Forbes, como a 3º cidade mais sagaz do mundo, que considera esperta a cidade que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico. Curitiba é também uma das cidades brasileiras mais influentes no cenário global, sendo considerado um dos centros mais globalizados do planeta, recebendo a classificação de cidade global gama - , por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).

Em 29 de março de 1693, o povoado de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba foi elevado a categoria de Vila. Nessa época, segundo Romário Martins, além de Mateus Martins Lemee Carrasco dos Reis, que moravam no Barigui, ainda habitavam uma vila '(…) o capitão Antonio Rodrigues Seixas, escrivão da vila em 1693, em Campo Magro; Manuel Soares e Aleixo Mendes Cabral, no Passaúna, João Rodrigues Cid, no Cajuru, Antônio Rodrigues Cid no Uberaba, etc'. Não existe efetivamente uma data exata da fundação do núcleo Nossa Senhora da Luz dosPinhais, mais tarde Curitiba. Mas, se levarmos em consideração os registros do dr. Raphael Pires Pardinho, Ouvidor-Geral da Vila, em 1721, admite-se o ano de 1661 como oficial." (Fonte: Wikipédia)

domingo, 23 de março de 2014

Cheia do Rio Madeira | 22.03.2014 COMUNIDADE DO BELMONT


Neste último sábado (22.03.2014) o rio Madeira alcançou o nível de 19,43 metros, e continua subindo. Neste dia estive visitando a comunidade da Estrada do Belmont no extremo norte do município de Porto Velho, e lá encontrei muitas casas encobertas pela água do rio Madeira que avança extraordinariamente para suas margens.

A partir do trecho alagado da Av. Farquhar no bairro Nacional navegamos por boa parte da região até alcançarmos a Estrada do Belmont que dá acesso a algumas comunidades no baixo Madeira. É nessa estrada onde encontramos várias empresas de distribuição de combustível (Petrobrás, Ipiranga...) e por onde também costumavam transitar vários caminhões tanque.

A Estrada do Belmont tem início na Av. Lauro Sodré, nas proximidades do Parque Circuito, e percorre vários bairro da Zona Norte de Porto Velho, seguindo ainda mais a norte margeando o rio Madeira, e é justamente neste ponto em que a estrada (e todo seu entorno) hoje encontra-se debaixo d'água. Em alguns pontos a lâmina d'água chega a atingir os dois metros de altura, e com isso várias casas das pequenas comunidades localizadas na região estão totalmente alagadas, inclusive ninguém mais se encontra no local.

Diante da situação várias famílias foram alojadas provisoriamente numa escola pública municipal que está instalada nas dependências do Projeto Missionário JOCUM. Outras foram recebidas por familiares residentes em locais seguros da cidade de Porto Velho.

Esta é a maior cheia que se tem notícia do rio Madeira, e com isso vários pontos do Centro de Porto Velho estão alagados, incluindo inúmeras casas, prédios de órgãos públicos, praças, patrimônis históricos, e muito mais. Muitas outras regiões à margem do rio também estão com sérios problemas, como por exemplo o povoado de São Carlos que está totalmente debaixo d'água.

Outras regiões da Amazônia Ocidental estão sofrendo com as enchentes, pois agora não é só o rio Madeira que está extraordinariamente cheio. O rio Mamoré por exemplo transbordou muito rapidamente nesta segunda quinzena de março, e hoje já traz sérios transtornos para as cidades de Guajará-Mirim/RO e Guayaramerín no Departamento do Beni - Bolívia.

A rodovia BR-364 que em boa parte de seu percurso margeia o rio Madeira, está em alguns pontos encoberta de água, e com isso as cidades de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, assim como o Estado do Acre estão totalmente isolados via terrestre. O trânsito  de veículos pequenos e ônibus foi logo proibido, e até pouco tempo era permitido apenas a passagem de veículos de grande porte, como caminhões e guinchos. 

Considerando que ainda chove muito nesta região da Amazônia, e que o rio Mamoré é um grande afluente do rio Madeira e também está cheio, possivelmente a situação em que se encontra Porto Velho ainda vai perdurar por um bom tempo.


















quinta-feira, 20 de março de 2014

Abertura Nacional do Palco Giratório 2014 em Porto Velho


A cidade de Porto Velho foi escolhida para sediar a abertura nacional da edição 2014 do Projeto Palco Giratório de Teatro do SESC, sendo Rondônia o primeiro Estado da região Norte a realizar a abertura do evento. A abertura aconteceu no dia 19 de março de 2014 e contou com a participação do Presidente da FECOMERCIO, do Diretor Regional do SESC/RO, representantes do SESC Nacional, além de profissionais da área de cultura de várias regiões do país.

O evento teve início com uma coletiva de imprensa em que foram esclarecidos alguns pontos sobre o projeto, havendo também algumas declarações honrosas ao SESC por fomentar a cultura no Estado de Rondônia, Estado este que é demasiadamente carente de investimentos por parte do Poder Público nas áreas de patrimônio histórico, cultura e turismo. Após a coletiva de imprensa todos foram convidados a assistirem a apresentação do espetáculo "Homens de Solas de Vento" de São Paulo, o qual foi aberto ao público em geral, e assim como os demais espetáculos a serem apresentados, houve a troca de ingressos por alimentos não perecíveis a serem doados aos atingidos pela cheia do Rio Madeira. 

O Estado de Rondônia foi escolhido para significativa representatividade dos projetos culturais realizados no estado,   bem como os SESC Nacional quis dar maior visibilidade à região Norte do país, e assim também contribui para integração cultural do país. 

Durante toda esta semana serão realizados vários espetáculos na cidade de Porto Velho, algumas delas serão apresentadas no teatro do SESC Esplanada e outras em espaços públicos da cidade. Confira a programação:

Dia 20/03 (quinta-feira)
ESPETÁCULO CURUMINZADO
- Grupo Soufflé de Bodó Company, de RO
- Local: Teatro 1 do SESC Esplanada
- Horário: 17h

ESPETÁCULO VIÚVA PORÉM HONESTA
- Grupo Magiluth, do PE
- Local: Teatro 1 do SESC Esplanada
- Horário: 20h

Dia 21/03 (sexta-feira)
ESPETÁCULO AVOAR
- Grupo Raízes do Porto, de RO
- Local: Teatro 1 do SESC Esplanada
- Horário: 09:30h

ESPETÁCULO LOUÇA CINDERELA 
- Cia Gente Falante Teatro de Bonecos, do RS
- Tapiri - O Imaginário
- Horários: 19:30h e 20:30h

Dia 22/03 (sábado)
ESPETÁCULO PRÓTESES
- Núcleo de Pesquisas de Artes Cênicas do SESC/RO
- Local: Teatro 1 do SESC Esplanada
- Horário: 17:30h

ESPETÁCULO DO REPENTE
- Lamira Cia de Artes Cênicas, do TO
- Local: Praça das Três Caixas d'Água
- Horário: 20h

Dia 23/03 (domingo)
ESPETÁCULO CURUMINZADO
- Grupo Soufflé de Bodó Company, de RO
- Local: Área de Convivência do SESC Esplanada
- Horário: 18:30h

ESPETÁCULO DE DANÇA CORPONECTIVOS
- Núcleo de Pesquisa e Dança Contemporânea do SESC/RO
- Local: Teatro 1 do SESC Esplanada
- Horário: 20h.

WORKSHOP'S
Dia 21/03 às 18:30h
Performatividade na cena contemporânea
- Audicine do SESC Esplanada

Dia 22/03 das 08:30h às 12:30h
Performance Urbana
- Audicine do SESC Esplanada

Cheia do Rio Madeira | 18.03.2014 PRESIDENTA DA REPÚBLICA


Até este final de semana uma cerca vai isolar o acesso à região alagada do Parque Madeira-Mamoré. A medida visa evitar incidentes e contaminação, pois muitas pessoas procuram o local para conferir esta que é a maior cheia do Rio Madeira.

Ontem o rio Madeira registrou o nível de 19,19 metros às 12:15h, e em visita ao parque Madeira-Mamoré no final da tarde de ontem (18/03/2014) e lá as águas já tomaram conta dos galpões, locomotivas, antiga estação ferroviárias, recém restaurada oficina, rotunda e agora avança para o anfiteatro.

Na entrada do parque, pela Av. Sete de Setembro, encontramos várias embarcações de pequeno porte que fazem passeios pelo parque alagado, e uma passarela improvisada de uns 100 metros dá acesso às embarcações maiores que atracam naqueles horríveis flutuantes localizados onde era a beira do rio.

Além dos vários danos ao meio ambiente já registrados, agora contabiliza-se mais um: a morte de muitos peixes no rio Madeira. Vários peixeis podem ser vistos sendo levados pela correnteza das águas na região alagada, alguns deles ainda vivos, mas impedidos de nadarem; pareciam estar agonizando enquanto a correnteza os levavam. Um possível motivo para a morte dos peixes seja a má qualidade da água nas regiões alagadas (muito lixo acumulado e fossas foram inundadas...). Outro problema pode ser o consumo desses peixes por algumas pessoas.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Conheça Curitiba aos olhos de um amazônida de Porto Velho


)

Neste mês de março e 2014 passei uma breve temporada na cidade de Curitiba, Capital do Estado do Paraná. Em sete dias visitei alguns dos cartões postais mais conhecidos e mais bonitos da cidade, bem como fiz inúmeros registros fotográficos e vídeos também.

Curitiba foi fundada em 29 de março de 1693 (quando foi criada a Câmara) tendo como símbolo a araucária. Hoje é uma das mais importantes metrópoles do país, apresentando um projeto urbanístico e paisagístico invejável, por isso é também conhecida como "Cidade Modelo" ou "Capital Ecológica do Brasil", possuindo espaços públicos grandes e bem cuidados, como os famosos parques de Curitiba; além de ter o melhor serviço de transporte coletivo urbano do país, que é representado pelos abrigos de ônibus em forma de cilindro.

ORIGEM DO NOME

Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer "grande quantidade de pinheiros, pinheiral", na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território. Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná. A árvore adulta tem a forma de uma taça. Sua semente é o pinhão, fonte de proteína e alimento de grande consumo, in natura ou como ingrediente da culinária regional paranaense (Prefeitura Municipal de Curitiba).

DADOS GERAIS DE CURITIBA

Altitude: 945m;
Área: 434,967 km²;
Área verde por habitante: 51m²;
Bairros: 75;
Clima: Subtropical;
Extensão Norte-Sul: 35 Km
Extensão Leste-Oeste: 20 Km;
Fuso Horário: Brasília (UTC-3);
Gentílico: curitibano;
Latitude: 25º25'48'' Sul Longitude: 49º16'15'' Oeste;
Pluviosidade: 1500 mm/ano;
População: 1.746.896 habitantes (IBGE Censo2010);
Relevo: Levemente ondulado;
Temperatura média no verão: 21 ºC;
Temperatura média no inverno: 13 ºC

FERIADOS MUNICIPAIS

18/04/2014: Sexta-feira da Paixão - Lei nº 3015, 24/08/67 (data móvel);
19/06/2014: Corpus Christi - Lei nº 3015, 24/08/67 (data móvel);
08/09: Nossa Senhora da Luz dos Pinhais - Lei nº 3015, 24/08/67;
20/11: Dia da Consciência Negra - Lei nº 14.224/2013.

DICAS

O Aeroporto Internacional Afonso Pena fica na cidade de São José dos Pinhais, sendo demasiado caro se deslocar até Curitiba de táxi, para tanto é recomendável a utilização dos ônibus executivos que fazem o trajeto do aeroporto até o centro de Curitiba. Enquanto a viagem de táxi pode custar até R$ 75,00, a viagem de ônibus custa apenas R$ 12,00. Se informe assim que chegar no aeroporto.

Para conhecer os principais pontos turísticos da cidade de Curitiba, procure a "Linha Turismo Curta Cur!tiba". Entre vários pontos de parada localizados próximos aos pontos turísticos do roteiro, o ponto inicial da Linha Turismo fica na Praça Tiradentes (em frente à Catedral). O serviço utiliza ônibus de dois pisos tipo jardineira que percorrem vários pontos cartões postais da cidade. O ingresso com cinco bilhetes custa R$ 30,00 por pessoa e permite que após o primeiro embarque o usuário possa descer em até quatro pontos turísticos e retornar a algum dos ônibus da Linha Turismo em qualquer ponto de parada identificado.

Às segundas-feiras a Linha Turismo não funciona, e alguns pontos turístos não abrem à visitação, como é o caso da Torre Panorâmica da Oi.

Conheça a seguir um pouco de Curitiba aos olhos de um amazônida da cidade de Porto Velho.

VÍDEOS

FOTOGRAFIAS



Passeio Público
Diferente do que o nome sugere trata-se de um parque; o mais antigo parque da cidade. Está localizado na região central de Curitiba e seus portais foram construídos à imagem dos portais do Cemitério de Cães em Paris.


Museu Oscar Niemeyer
Este é o meio museu da América Latina. Construído pelo grande arquiteto que hoje homenageia, destaca-se pela imponência do parte mais recente do museu, a qual lembra um olho, porém, a ideia do criador era retratar a forma "dos braços abertos de uma bailarina segurando um laço", conforme a ilustração na parte de trás da base.



O MON possui várias galerias de arte, inclusive na parte interna do "O Olho".

Esta é a exposição permanente que homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer,  apresentando entre outras atrações as maquetes das principais obras primas do grande arquiteto brasileiro.

 



Centro Cívico
Prefeitura Municipal de Curitiba


Centro Cívico
Palácio Iguaçu - Sede do Poder Executivo Estadual



Centro Cívico
Assembleia Legislativa do Estado

Memorial Polonês

Praça Japão

Marco Zero da Cidade de Curitiba

Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba




Praça Tiradentes
Esta é a mais antiga praça da cidade. Na sua última reforma/restauração encontraram parte do piso original  da praça, a qual preservaram, como na parte aos pés de uma araucária. 

Teatro Paiol

Jardim Botânico Fanchette Rischbietere

  






Teatro Opera de Arame

Memorial Ucraniano

Universidade Federal do Paraná - UFPR
Prédio histórico.



Paço da Liberdade (SESC)


  

Praça da Mulher e do Homem Pelados

Feira da Luz
Um grande feira que começa atrás da Catedral e se estende por todo Centro Histórico de Curitiba. Funciona todos os domingos das 9h às 14h.

Mesquita Imam Ali ibn Abi Tálib
Aos domingos a visitação é permitida, devendo os visitantes retirarem o calçado e as mulheres vestirem um véu também, o qual é oferecido pelas anfitriões da mesquita.


Linha Turismo Curta Cur!tiba
O ponto de partida dos passeios fica em frente à Catedral, na Praça Tiradentes.

Rua 15 de Novembro
A partir da Praça Ozório, passando pela "Boca Maldita" até a Universidade Federal do Paraná, a Rua 15 de Novembro é destinada exclusivamente ao trânsito de pedestres, havendo neste percurso diversas lojas comerciais e bancos para descanso. 

Palácio Avenida
É aqui onde anualmente acontece a cantata de Natal mais famosa do país.

Cidade de Curitiba
À esquerda parte do Mercado Central e à direita parte da Praça Rui Barbosa.

Parque Tanguá
Um dos maiores parques da cidade, que liga duas grande pedreiras.


Rua 24 Horas
Fica bem no Centro de Curitiba, e no local funciona várias lojinhas, sendo umas de artesanato e outras de alimentação. Apesar do que o nome diz o local fica aberto até às 22h.

Museu Ferroviário de Curitiba
Funciona dentro do Shopping Estação e resgata a história da Estrada de Ferro do Paraná.


   

Shopping Estação

Interior de um ônibus biarticulado. 

Torre Panorâmica da Oi (Torre da Telepar)
O ingresso para entrar custa menos de R$ 4,00, e lá dentro o visitante pode conhecer o Museu do Telefone no térreo, e a vista panorâmica de 360º no alto da torre.






Centro de Curitiba
Em destaque o Mercado Central da cidade.