O Estado de Rondônia completou no último dia 22 de dezembro de 2014 seus 33 anos de criação.
Tenho grande orgulho de ser um amazônida-rondoniense. Tenho orgulho de fazer parte desse Estado ímpar que consegue se sobressair e se desenvolver mesmo diante de tantas pragas (maioria dos políticos e alguns empresários) que tão somente tem saqueado suas riquezas, e por vezes contando inclusive com a conivência e participação de alguns do povo. Rondônia é uma instituição permanente, que não fala, que não se mexe, e que depende e sempre dependerá de um Governo, o qual na maioria das vezes não presta. Portanto, Rondônia é mais uma vítima da corrupção que está impregnada em seus Poderes, instituições e repartições, a qual por sua vez é comandada e articulada por seres humanos desprezíveis e sem qualquer compromisso para com essa terra e seu povo.
√ O Território Federal do Guaporé foi criado em 1943 pelo Presidente da República Getúlio Vargas, com áreas desmembradas dos Estados do Amazonas e Mato Grosso. Em 1981 o Presidente João Baptista Figueiredo criou o Estado de Rondônia, o qual foi instalado apenas em 04 de janeiro de 1982.
"Rondônia, o Estado que pede socorro ao seu povo" (SáimonRio).
O Natal em Porto Velho foi marcado pelo mau gosto típico da Administração de Porto Velho ao ornamentar a cidade de forma supostamente 'ecologicamente correta e econômica", porém feito sem qualquer acompanhamento de algum profissional que entenda do assunto. A decoração da cidade ficou muito feia aos olhos de quem se depara por exemplo com pneus verdes cheios de penduricalhos espalhados pelas ruas da cidade. E só pra lembrar, o fato da decoração ser "ecológica" não é motivo pra ser feia, e exemplo disso podemos ver em Ji-Paraná, onde fizeram belas ornamentações com garrafas pets, fazendo da cidade uma referência nesse Natal de 2014 em Rondônia.
A penitência José Mário Alves da Silva, mais conhecida como "Urso Branco", foi o centro de duas grandes rebeliões que resultaram na morte brutal de vários presos. A primeira e a mais sengrenta foi a de 2002, que teve início quando misturaram presos do seguro com presos comuns. Às 21h00min de 1º de janeiro de 2002 deu-se início a rebelião que culminou na morte de 45 presos, vários deles mutilados por golpes de chuchos, esquartejados e decapitados. O caso teve repercussão internacional.
Outra chacina que levou Rondônia novamente ao cenário internacional foi o massacre ocorrido na reserva Roosevelt, que teve início em 07 de abril de abril de 2004 com o conflito entre índios cintas-largas e garimpeiros que extraiam diamantes da região. No total 29 garimpeiros foram mortos.
- Termina rebelião na Penintenciária de Urso Branco em Rondônia
Em 22 de abril de 2004 a agência internacional de notícias Reuters informa o fim da segunda maior rebelião na penitenciária Urso Branco: "'Eles estão caçando gatos, mas não há muitos para alimentá-los', disse o tenente da Polícia Militar Carlos Alberto Teixeira por telefone à Reuters antes do fim da rebelião".
É MUITA PERVERSIDADE! PELO AMOR DE DEUS, OBSERVEM MAIS SEUS FILHOS PEQUENOS... ATENTEM AO SEU COMPORTAMENTO.. DEEM BANHO, OBSERVEM, FIQUEM ATENTOS!!!
Em certos momentos sou contra a autotutela, mas para esse cara que abusava por 6 meses de uma criança de dois anos, e da última vez arrancou com os dentes a genitália do menino merece ser preso e jogado numa cela comum! Garanto que os presos darão o que ele merece!
Ao ler a notícia e ver a foto me deu tanta raiva... A avó da criança quando chegou em casa a viu inquieta, e quando baixou a bermudinha viu que a genitália da criança estava dilacerada. No hospital da cidade a criança chegou a dizer que ela mesma teria feito aquilo, mas o infeliz que atende por Ygor Souza Martins, 21 anos, confessou que mordeu e engoliu o que arrancou da criança. O caso aconteceu em Águas Lindas/GO neste ultimo domingo (14/12/2014).
Machadinho d'Oeste é um município rondoniense localizado na porção nordeste do Estado.
O município foi criado através da Lei Estadual nº 198 de 05 de maio de 1988, assinada pelo então Governador Jerônimo Santana, com áreas desmembradas dos municípios de Ariquemes, Jaru e Ji-Paraná.
Roberto Gómez Bolaños nasceu na Cidade do México em 21/02/1929, foi ator, escritor, comediante, dramaturgo, compositor e diretor de televisão. Era mais conhecido como Chespirito, e se tornou mundialmente famoso pela criação dos seriados "El Chavo del Ocho" e "El Chapulín Colorado", nos quais ele dava vida aos protagonistas, no Brasil, Chaves e Chapolin, respectivamente. Os programas são até hoje reprisados pelo SBT no Brasil, arrancando ainda gargalhadas dos espectadores que não cansam de ver e se divertir com as estripulias dos moradores de uma singela vila, e das confusões do herói mais atrapalhado do mundo.
Aos 85 anos Roberto Bolaños, casado Florinda Meza (a Dona Florinda), veio a óbito em casa na cidade de Cancún às 14h30min (horário do México). A causa da morte ainda não foi confirmada, mas é sabido que o grande artista tinha uma saúde frágil.
O mundo perdeu um grande homem, que além de comediante que também detinha tantos outros talentos. Que descanse em paz.
Eu quase que brigo com um cara agora pouco...
Antes de entrarmos no ônibus ele perguntou se passaria no aeroporto, e eu imediatamente disse que sim, e que seria o único que vai passa por lá. Acontece que quando subimos no veículo ele perguntou de novo pra cobradora (na minha frente). Quase que eu digo: "Hey! Eu num já fei pra você?! Por um acaso você não confiou na minha palavra?! Heim?! Responde!! Desce agora e vamos resolver isso lá fora!!"
No último dia 20 de novembro de 2014 a Polícia Federal em parceria com a Controladoria Geral da União e o Ministério Público do Estado, revelou um grande esquema de corrupção no Governo do Estado de Rondônia, sendo expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça 193 mandados (entre prisões, buscas e apreensões e conduções coercitivas). Os mandados foram cumpridos através da "Operação Platéias" nos Estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Distrito Federal, a até na Espanha.
Segundo as investigações que datam desde 2012, em 04 anos a organização criminosa instalada no Governo de Confúcio Moura teria desviado mais de R$ 1 Bilhão dos cofres públicos, por meio de fraudes em licitações. As empresas interessadas em serem fornecedoras para o Estado eram obrigadas a fazer doações a campanhas eleitorais. Havia o direcionamento de licitações para as empresas participantes do esquema, inclusive chegava a acontecer a dispensa de concorrência pública em alguns casos.
Segundo os dados divulgados, o esquema criminoso teria atuado principalmente na Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (CAERD) e em mais 08 Secretarias de Estado: SESAU (Saúde), SEJUS (Justiça), SEDUC (Educação), SEDAM (Desenvolvimento Ambiental), SEAS (Assistência Social), e DEOSP (Obras e Serviços Públicos).
Ainda segundo as investigações era Francisco de Assis Moreira Oliveira, o cunhado do governador Confúcio Moura quem chefia a quadrilha. O mesmo teve mandado de prisão expedido pela STJ, assim como o delegado Alexandre Árabe Martins de Oliveira, acusado de ser um dos operadores do esquema; e Wagner Luiz de Souza (o Bocão), ex-Secretário de Estado Adjunto da SEFIN, que foi preso em Brasília, tendo em vista que estava lotado na assessoria do Senador Valdir Raupp (PMDB).
O Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Hermínio Coelho, sempre acusou o Governador Confúcio Moura por envolvimento em Corrupção, inclusive suas acusações teriam reforçado o entendimento da Ministra do STJ, Laurita Vaz, a ter expedido tantos mandados que chegam a superar os da Operação Lava Jato que envolve outro escândalo de corrupção na Petrobrás. Hermínio Coelho, em atenção à representação do cidadão Edivaldo Coelho da Silva, agendou sessão plenária para a próxima terça-feira (25/11) às 15h00min, na qual será decidida a abertura de processo contra o Governador Confúcio Moura por crime de responsabilidade, tendo em vista que as investigações apontam o envolvimento direto do Chefe do Executivo no esquema de corrupção.
Na página 784 do inquérito instaurado no Ministério Público Federal, encontramos o seguinte trecho: "Nessa linha, os elementos até então colhidos comprovam que o governador Confúcio Moura lidera o grupo responsável por fraudar as contratações públicas no estado, direcionando-as à determinadas empresas, com o objetivo de receber vantagem indevida. No entanto, em virtude da peculiaridade dos crimes aqui investigados e da sua posição política, sabe-se que o governador raramente atua de forma direta na celebração de acordos criminosos, valendo-se, como regra, dos outros membros do núcleo de articulação. Não obstante os fatos investigados já contarem com provas robustas, as diligências requeridas pela autoridade policial, objeto de análise individualizada na sequência, destinam-se a colher elementos complementares sobre o envolvimento dos investigados, delimitando e apontando as responsabilidades criminais de cada um. Além disso, as medidas cautelares requerida objetivam desarticular a atuação nociva desse grupo criminoso, que desfalca o erário estadual”.
Para complicar ainda mais a situação do Governador Confúcio Moura, o mesmo e seu vice, Daniel Pereira, poderão perder o próximo mandato, por abuso eleitoral. Segundo a procuradora da República Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha, houve diversas ilegalidades durante a campanha de Confúcio Moura para o governo, como coação de servidores comissionados, distribuição indiscriminada de alimentos e bebidas na convenção e uso de logomarca do hospital de câncer em prol de Confúcio Moura.
Infelizmente Rondônia continua sangrando e sofrendo com mais um escândalo de corrupção. É revoltante ver que um Estado tão rico como Rondônia venha sofrendo sistemática com um escândalo de corrupção atrás do outro; um Estado que mesmo diante de tantos desfalques promovidos por aqueles que se dizem "gestores públicos" consegue se manter como o terceiro Estado do Norte. E mais lastimável que tudo isso é saber que o próprio povo é conivente com todas essas mazelas, ao ratificar e enaltecer a corrupção em Rondônia elegendo um candidato que sabidamente não prestava, afinal, notícias e provas indesmentíveis de corrupção no Governo eram divulgadas com tamanha regularidade em jornais impressos, televisão e sites de notícias, no entanto, o povo preferiu entregar o nosso fragilizado Estado nas mãos de pessoas que certamente continuariam a sangrá-lo com tamanha crueldade, e tudo isso em troca de coisas tão ínfimas provenientes do egoísmo de cada um em ver o seu lado suprido num curto momento, mesmo que em detrimento do coletivo.
Recentemente, enquanto trabalhava, um colega do Interior com quem não conversa muito veio falar comigo. Ele disse que tenho desenvolvido um bom trabalho no DETRAN desde minha admissão (GRH, GTI e DEO), e por fim perguntou se eu não teria interesse em algum cargo comissionado. Eu respondi que como profissional eu tenho um sério defeito: a possível falta de ambição. Claro que isso em demasia é prejudicial, mas sua ausência também não muito boa, afinal, sem ambição não progredimos, e o progresso; ascensão é tudo o que jamais terei no DETRAN/RO, afinal, na posição em que estou progredir seria ser chefe de algum setor, porém, ocupar um cargo comissionado é abrir mão de sua personalidade, princípios e liberdade de expressão, e se duvidar pensamento, e de tudo isso eu não abro mão.
Por outro lado, apesar de não cobiçar os disputadíssimos cargos comissionados do DETRAN, os quais muitos servidores estatutários por vezes são capazes de enganar e trair para tê-los, e fazer corpo mole quando não tem um, eu sinceramente me orgulho por tentar sempre ser o mais profissional possível no exercício das minhas atividades, e diga-se de passagem na prática são bem mais complexas do que as previstas no Plano de Carreiras dos Servidores da Autarquia.
A questão é que eu gosto do DETRAN e gosto trabalhar ali; fazer o que faço, e por isso procuro me inteirar e fazer sempre o melhor, nem que pra isso tenha que comprar brigas com algumas pessoas por ali.
Pra quem não é servidor público, o cargo comissionado é muito disputado não pelo exercício das atividades, mas pelo valor em pecúnia que se recebe quando assumem essas funções, e sinceramente dinheiro é sempre muito bem vindo, porém no meu caso, por mais dificuldades que enfrente, não tenho interesse em correr atrás disso.
Hoje (10/11/2014) cheguei às 07h10min e saí às 16h17min, sendo que nosso expediente começa às 08h00min e vai até 14h00min, e isso não é uma excepcionalidade, afinal por várias vezes cheguei cedo e saí tarde, e isso é facilmente comprovado pelos acessos ao meu computador institucional ou melhor ainda, pelas movimentações do e-mail funcional, e apesar de na atualidade não receber nada por isso, por ora sinto-me gratificado ao ouvir um caloroso "muito obrigado" de um usuário ou servidor que pude ajudar.
Voltando à falta de cobiça, lembro-me de um embate que tive recentemente com uma pessoa aqui no Facebook. Ela defendia com muita veemência o Governador candidato à reeleição, e eu resolvi rebater suas publicações pois a meu ver eram tendências, até que em certo momento diante de respostas evasivas disse que toda aquela defesa poderia ser puxassaquismo, cobiça por CDS, e quiçá incompetência profissional, e por aê vai. Diante do meu comentário ele respondeu que "incompetência é passar uma vida reclamando do órgão que te sustenta e não conseguir sair dele". Me identifiquei com aquele comentário, afinal ele não esteva de todo errado, e por isso resolvi ver o perfil e as fotos da pessoa (a foto avatar era um número 15), foi quando reconheci a pessoa: um servidor do DETRAN/RO. Então respondi a ele incompetência maior seria depender da reeleição de um candidato pra continuar empregado, mas também ratifiquei parcialmente o que ele disse, afinal, eu também sou incompetente por não ter tido interesse e força de vontade pra sair do DETRAN/RO; ser aprovado num concurso público e ir para um órgão público melhor, no entanto, nem concursos tenho feito com regularidade, e no último que fiz, o da própria Autarquia, tive um desempenho medíocre que só comprova o quanto estou emburrecendo.
Ocorre que realmente acabei me acomodei, e isso não é nada bom, e até atribuiria isso ao fato de também gostar da instituição DETRAN/RO, e isso não quer dizer que eu necessariamente tenha que aprovar suas administrações, além do mais se reclamo muito possivelmente seria porque há muita coisa errada no DETRAN/RO, afinal qualquer pessoa sensata não iria concordar que a instituição em que trabalha continue cometendo falhas, e se reclama é porque quer ver a instituição onde ganho o seu sustento respeitada e bem vista, nem que pra isso seja necessário expô-la na expectativa de aja intervenções, afinal, geralmente esperar pelo controle interno (sentido lato) é por vezes o mesmo que nada.
Durante toda minha carreira de quase 06 (seis) anos no DETRAN/RO só exerci dois cargos comissionados, e interinamente (por breve período), o de Chefe da Divisão de Pessoal e o de Diretor Executivo de Operações, e lembro que para esta última nomeação interina ainda há uma historinha bem desagradável não convém agora.
Por derradeiro, e como de praxe, digo que estou de boa... Tenho minhas limitações, meus transtornos; dificuldades, mas quem não tem. O que importa é que a gente tem que ao menos tentar ser feliz, e fazer nosso trabalho com esmero e responsabilidade, afinal, é o nosso nome que está atrelado ao nosso desempenho profissional, e se eu já sou pouco quisto por grande parte dos servidores do DETRAN/RO no Estado trabalhando como trabalho, imaginem o que falariam de mim se fizesse corpo mole.
Em junho de 2013 o povo foi às ruas protestar contra os Governos Federal, Estaduais, Municipais; contra a corrupção que tanto vem sendo objeto de notícias todos os dias e em vários noticiários; contra o descaso com a saúde, educação, segurança pública, enfim... Ontem (26/10/2014 0 Eleições) o próprio povo invalidou tudo isso. Agora os protestos de junho de 2013 não passam de uma vergonha na história do País.
O POVO REALMENTE TEM OS POLÍTICOS QUE MERECE
Em Rondônia a maioria dos eleitores reelegeram Confúcio Moura para Governador, comprovando que a triste maioria do eleitorado do Estado não quer mudança, mas sim se permanecer confortável com um Governo pouco operante, desrespeitoso com a cultura, história, e povo local, bem como repleto de escândalos de corrupção envolvendo desvios de dinheiro público, tendo a pessoa do Governador ainda por cima passando a mão na cabeça de secretários envolvidos em investigações sérias (como aquela que por se envolver numa investigação ele a premiou com o CDS-20 R$ 8 Mil)... Sinceramente, eu espero que as pessoas que votaram nesse Confúcio amanhã não tenham a dor de ver um parente ou elas mesmas morrendo num hospital por falta de profissionais ou insumos para socorrê-las; ou mesmo que não sejam vítimas de roubos, sequestros ou mesmo latrocínio por conta da precariedade estrutural e de recursos humanos das nossas policias; enfim, são muitas as mazelas que vivemos nesses últimos quatro anos, e que pelo visto parece que boa parte da população gostou de tudo isso e quer vivenciar de novo. O pior é que essas pessoas submetem toda a sociedade a um Governo de mentiras e pouca seriedade como este que vivemos nos últimos quatro anos.
Estou triste por Rondônia, triste pelo Brasil, e decepcionado com grande parte de nossa sociedade, a qual certamente ou é ignorante ou simplesmente quer se manter na sua zona de conforto, pensando exclusivamente nos benefícios diretos que terá com a vitória desses eleitos, sem se importar o mínimo com a coletividade ou seu próprio futuro.
Tudo isso ratifica o entendimento de que os brasileiros formam um povo individualista. Diferente dos estadunidenses que são individualistas nas suas relações interpessoais, porém unidos e organizados em prol da "América"; nós brasileiros somos abertos e alegres nos relacionamentos interpessoais, mas individualistas; egoístas nas questões que envolvem nosso país; muitos de nós só pensamos em nós mesmos, ignorando o coletivo. É o como do cidadão que para ganhar ou se manter num cargo comissionado, sem se importar com a saúde, educação, infra-estrutura, assistência social, escolhe o candidato que lhe fez essa promessa direta, sem pensar que mais cedo ou mais tarde ele pode perder esse cargo comissionado.
Infelizmente nossa legislação também contribui para essa lástima, mas o que mais prejudica o povo e fomenta a corrupção é a nossa cultura de valores invertidos baseada principalmente no egoísmo; no "jeitinho brasileiro de dar bem a qualquer custo", e o pior, não vejo perspectiva de melhoras.
A SEGUIR ALGUMAS NOTÍCIAS SOBRE O "GOVERNO DA COOPERAÇÃO"
Neste dia 02 de outubro de 2014 Porto Velho completa seus primeiros 100 anos em meio a várias atividades comemorativas promovida pela Prefeitura, mas também em situação lamentável de descaso promovido pelas administrações que demonstram claramente falta de real compromisso para com a cidade e povo.
UM BREVE HISTÓRICO
Porto Velho foi fundada em 04 de julho de 1907 (dia em que é comemorada a independência dos Estados Unidos) e ano em que se instalou na localidade a empresa The Madeira-Mamoré Railway Company, a qual ergueu nessa localidade toda uma estrutura equivalente a de cidade nos arredores de seu canteiro de obras. Um exemplo disso são as conhecidas "Três Caixas d'Água" (semelhantes à caixa d'água símbolo da Warner Bros) as quais vieram em kits dos Estados Unidos para abastecer as casas dos engenheiros da estrada de ferro que residiam no local, inclusive, a primeira caixa d'água instalada em 1910 foi citada no relatório "As Condições Sanitárias do Rio Madeira" de Oswaldo Cruz, quando o mesmo esteve em Porto Velho naquele ano (hoje as elas estão desativas, mas figuram na bandeira e brasão de Porto Velho).
Essa povoação formada com a instalação do canteiro de obras da ferrovia, com o passar dos anos passou a contar com fábrica de gelo, um hospital, lavanderia, telegrafo sem fio, e a publicação de um jornal chamado "The Porto Velho Times" (o primeiro de Porto Velho) o qual era editado todo em inglês, e trazia o slogan: "The best paper printed in the English language in Noth Brazil", entre outos fatores, os quais ensejaram que as autoridades amazonenses elevassem o povoado à categoria de município, o que só aconteceu através da Lei Estadual nº 757 de 02/10/1914, assinada pelo Governador do Estado do Amazonas, Jonathas Pedrosa.
Em 1943 o ex-Presidente da República Getúlio Vargas criou o Território Federal do Guaporé, com áreas do Amazonas e Mato Grosso, e tendo Porto Velho como sua Capital Territorial. Em 1981 o ex-Presidente João Baptista Figueiredo criou o Estado de Rondônia, mantendo Porto Velho como sua Capital.
Hoje o município de Porto Velho é o município mais extenso do Estado, bem como é o mais importante política e economicamente além de ser tida como a terceira Capital do Norte do Brasil.
DADOS GEOGRÁFICOS
- Área: 34.096 Km²
- População CENSO 2010: 428.527 habitantes;
- População Estimativa 2014: 494.013 habitantes;
- Densidade Demográfica: 12,57 Km²/hab.
- Gentílico: portovelhense;
- Fusos: -1 h em relação a Brasília, e -4 h em relação ao Meridiano de Greenwich.
O município de Porto Velho tem uma abrangência tão grande que chega a ser superior a de Estados, como:
- Sergipe: 21.915 Km²
- Alagoas: 27.778 Km²
Porto Velho tem uma área superior a de países também:
- Líbano: 10.450 Km²
- Catar: 11.590 Km²
- Eslovênia: 20.270 Km²
- Israel: 22.070 Km²
- Macedônia: 25.710 Km²
- Bélgica: 30.530 Km².
A área de Porto Velho corresponde a:
- 0,40% do Território Brasileiro;
- 14,35% do Território do Estado de Rondônia.
Em comemoração aos 100 anos de criação do município de Porto Velho, aconteceu no Parque da Cidade uma grande festa, a qual contou com diversas atividades, entre elas as apresentações de cantores locais, e um show da cantora amazônida Gaby Amarantos.
No minianfiteatro se apresentaram grupos de danças escolares e outros artistas da região, e também houve a apresentação da companhia da Galinha Pintadinha, a qual também apresentou o Pintinho, o Galo Paletó, o Mickey e Minie, e a Pepa e seu irmão. As crianças ficaram fascinadas!
No laco principal de aproximadamente 30 metros, se apresentou um cantor local e uma dupla de rapers da Zona Leste, os quais fizeram o pré-show de Gaby Amarantos, que se apresentou por volta da meia noite, fazendo a contagem regressiva para o aniversário de Porto Velho, chamando a queima de fogos e o corte do bolo de 100 metros.
Toda a festa foi muito bonita, porém a Prefeitura de Porto Velho pecou em não ter feito uma grande campanha promocional do Centenário de Porto Velho neste ano de 2014; por exemplo não utilização de outdors, propagandas na televisão e rádio... Possivelmente deve ter muitos moradores que desconheciam que Porto Velho iria fazer 100 anos de criação.
Apesar da data ser importante e digna de comemoração, infelizmente são muitos os motivos que também nos fazem lamentar. Isso pode até parecer incoerente, mas é real. Porto Velho é uma cidade boa, mas que muito sofre pela negligência e descompromisso de seus políticos. O município está extraordinariamente castigado e mal cuidado, e aí eu incluo os seus vários distritos que também vivem no descaso. Na sede do município temos ruas mal cuidadas, espaços públicos sem manutenção; a maioria das praças quando não servem de "camelódramo" servem de espaço para utilização de maconha; o Parque Madeira-Mamoré, que reuni parte do acervo da ferrovia que deu origem à cidade está abandonado, e pasmem, todo o seu entorno é patrimônio histórico nacional.
Devemos sim comemorar o aniversário da cidade de Porto Velho, pois é a terra em que muitos nasceram ou optaram para aqui viver, além da cidade não ser responsável pelo que fazem por ela, mas suas suas administrações que são transitórias e nos últimos anos tem se mostrado irresponsáveis e descompromissadas.
Parabéns Porto Velho por este primeiro centenário, e desejo muito que o seu povo a aceite como sua e a queira bem, adotando práticas de preservação e responsabilidade, como escolher gestores competentes e honestos, e caso isso seja impossível, que cobrem e exijam trabalho das autoridades locais.
Como parte das atividades de comemoração do centenário de Porto Velho, aconteceu na noite do dia 03 de outubro diversas apresentações artísticas no Teatro Estadual Palácio das Artes, entre elas mostras de dança e apresentação da Banda da Base Aérea de Porto Velho, além da entrega de homenagens a personalidades importantes para a história do município.
Em mais um passeio pelo centro da cidade de Porto Velho, visitei a Casa da Cultura Ivan Marrocos, onde encontrei uma exposição fantástica; de muita qualidade aos meus olhos. Mais tarde fui ao Parque da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde pude conferir como está o local após à grande cheia do Madeira. E a adianto que a situação por lá é lamentável... Não por causa do fenômeno natural e suas consequência, mas sim pela inércia e incompetência das autoridade locais que em plena estiagem ainda não promoveu a limpeza e reconstrução total do parque.
Pimenta Bueno é um dos 52 municípios de Rondônia. Localizado na porção sul do Estado, sua sede se apresenta limpa e de ar agradável para uma cidade interiorana.
O município apresenta os seguintes dados geográficos: