Tem sido comum confundirem o nome do estado de Rondônia com o de Roraima, ou vice e versa. E isso não é exclusividade de pessoas ignorantes, afinal esse equívoco também é muito comum na televisão. Não são raros os repórteres de conceituadas emissoras de redes de televisão que ao mostrarem reportagens faticamente sobre o estado de Rondônia acabam geralmente vacilando dizendo o nome Raraima, demonstrando total falta de atenção ou desconhecimento sobre o Brasil, em especial a Amazônia.
Apesar de Rondônia e Roraima serem dois dos sete estados da Região Norte e também estarem incluídos na Amazônia Legal Brasileira, ambos são um tanto diferentes entre si. Rondônia está localizado no oeste brasileiro, ao passo que Roraima está no extremo norte. As pronúncias de seus nomes também são bem distintas, sendo a única semelhança a letra "r" no começo ambos os nomes.
A capital de Rondônia é Porto Velho e a de Roraima é Boa Vista, a primeira é banhada pelo Rio Madeira e a segunda pelo Rio Branco. Quem nasce em Rondônia e rondoniense ou rondoniano, e quem nasce em Roraima é roraimense, e por ae vão as inúmeras diferenças.
O que acontece no Brasil é a marginalização da Região Norte por parte de muitos brasileiros, ou seja, por se tratar de uma das regiões menos desenvolvidas do país, muitos acham que a Região Norte ou a Amazônia é desinteressante e irrelevante para o resto do Brasil, o que não é verdade. Tal desprezo apenas mostra o quanto ainda temos um longo caminho pela frente até alcançar uma integração plena; não só política mas também cultural e social.
Nesta estiagem de 2012 o calor de Porto Velho esteve insuportável! Praticamente todo dia a sensação era de uns 40º C por volta do meio dia, quando o calor era e ainda está sendo muito intenso.
Atualmente, em pleno mês de setembro ainda estamos começando a entrar na transição do período de calor para o de chuvas, no entanto o Sol continua com toda força; sem dó nem piedade!
"kkkkkkkkkkkkkkkkkkk enquanto os trouxa trabalha (nas eleições como mesários) kkkkkkkkkkkkkkkkk vamos pro BANHO \õ/
Esclarecimento: primeiramente apesar de termos péssimos candidatos, nossa democracia ser semi-direta e nosso sistema político falho, no meu ponto de vista ainda me orgulho ser cidadão e de servir ao processo democrático desse país.
E no que diz respeito ao comentário acima exposto apenas lamento a ignorância de quem o fez, pois percebe-se que a infeliz pessoa que o proclamou descohece que o mesário voluntário além de ganhar um certificado pelos serviços prestados, também faz jus ao dobro de dias trabalhados, ou seja, ao passo que a pessoa que comentou se gaba de que no dia das eleições estará no "banho" ao passo que "os trouxas" (mesários) estarão trabalhando nas eleições, estes mesmos "trouxas" por sua vez terão direito mais tarde a dois dias de folga correspondente a apenas um dia de trabalho, podendo gozá-los por exemplo numa quinta e sexta, e emendando consequentemente o sábado e domingo.
No último dia 7 de Setembro de 2012, data em que comemoramos o Dia da Independência do Brasil, aconteceu o Dia Nacional do Basta à Corrupção nas principais cidades do país.
Em Porto Velho o evento aconteceu no anfiteatro do Parque Madeira-Mamoré, contando com a participação tímida da sociedade (possivelmente decorrente da realização coincidente da Parada de 7 de Setembro em outro ponto da cidade), o que não impediu que o evento fosse realizado da melhor maneira possível, o que de fato aconteceu.
Em Porto Velho este acontecimento, realizado pelo Fórum em Defesa da Ética e Moralidade Pública - FDEMP, um grupo formado por pessoas comuns alheias a qualquer partido político, contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral - TRE/RO, Ministério Público Estadual - MPE/RO, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/RO, SENAC/RO, entre outros órgãos públicos e entidades parceiras.
O evento teve início com os hinos do Brasil seguido do de Rondônia, e a partir daí começaram os trabalhos com breves palestras realizadas pelas autoridades e representantes dos órgãos apoiadores (TRE/RO, MPE/RO, E TCU/RO), que enfatizaram a necessidade do combate à corrupção no Brasil, bem como sobre a imprescindível participação da sociedade neste processo, tendo em vista que o principal fator que alimenta, fortifica e consolida a corrupção no Brasil é a omissão; inércia e muitas das vezes a conivência da própria sociedade.
Mais tarde o evento deu prosseguimento com a colocação do microfone à disposição de qualquer do povo que quisesse naquele momento expor seus pensamentos e dá seu recado sobre o combate à corrupção. Em seguida foram exibidos vídeos sobre o assunto, e por fim foi apresentada a peça teatral "Senhor Cidadão, Você é o Patrão" encenada por um grupo de jovens atores da Igreja Presbiteriana do Brasil.
A peça teatral foi muito bem apresentada e também teve boa aceitação pelo público, pois apresentava de forma cômica assuntos sérios como a necessidade das pessoas procurarem se informar mais sobre o que acontece com o dinheiro público, além de exigir e cobrar mais das autoridades maiores investimentos nas áreas da Educação, Saúde, Segurança Pública, entre outras, além de fazer um apelo aos presentes para que também votem nas próximas eleições com mais responsabilidade.
Com demasiado trabalho o grupo do FDEMP mais uma vez conseguiu realizar um evento de grande importância social, de caráter educativo e cultural, entretanto, apesar da pouca adesão do público, este grupo continuará trabalhando de forma voluntária e dentro de suas possibilidades por uma sociedade mais esclarecida de seus poderes, afinal, como já foi dito, quem mantém a corrupção é o povo com a sua omissão e muitas das vezes desconhecimento de seus direitos.
O FDEMP também agradece a todos que prestigiaram o evento, mais especialmente aos palestrantes e todos os aqueles que os apoiaram tornando possível a realização do Dia Nacional do Basta à Corrupção em Porto Velho, e também espera que estas parcerias perdurem para que outras edições do Dia do Basta, ou qualquer outro evento de combate a corrupção sejam realidades em Porto Velho.
oje o Brasil comemora o Dia da Independência em relação à Portugal em meio à grandes desfiles cívico-militares nas principais cidade do país. Sem dúvida é uma data muito especial e merece ser demasiadamente comemorada.
Agora só falta o povo brasileiro descobrir o que é PATRIOTISMO e demonstrá-lo, assim como as pessoas de países desenvolvidos que não têm medo tampouco constrangimento de demonstrar seu amor à Pátria.
No Brasil acontece algo curioso: enquanto na ditadura as pessoas ousavam lutar e brigar por seus direitos como seres humanos demostrando que amavam o Brasil e queriam tê-lo como um lugar livre para o povo, hoje, sem ditadura e com a "Constituição Cidadã" o povo parece ter vergonha de demonstrar seu amor ao Brasil e tampouco ir às ruas brigar para livrá-lo de qualquer mal...
Estamos nos tornando um povo hipócrita que se enche de entusiasmo e disposição para enfeitas nossas ruas e casas com as cores do Brasil em época de Olimpíadas ou Copa do Mundo, entretanto, no resto do ano esquece por completo de que somos brasileiros e de que nosso país está afundando a cada dia e depende de nós para erguer... Feliz 7 de Setembro!
No dia 31 de agosto de 2012 aconteceu em Porto Velho a segunda edição da Marcha pela Vida. O evento foi criado e é realizado desde 2011 pelo Ministério Público do Estado através do Centro de Apoio Operacional da Promotoria da Infância e Juventude, cuja promotora titular é a Sr.ª Tânia Garcia Santiago.
O evento objetiva mobilizar a sociedade na busca por soluções para os problemas sociais que afetam a todos diariamente, especialmente aqueles que são mais vulneráveis à violência, como crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência.
A Marcha pela Vida já está sendo uma tradição em Porto Velho e a cada ano conta com a adesão de vários órgãos públicos, entidades não-governamentais e da população também.