quinta-feira, 31 de maio de 2012

Eurovision Song Contest (Baku 2012)


Eurovision Song Contest (Festival da Canção Eurovisão) é um fantástico festival musical que acontece na Europa, unindo aquele continente numa grande competição que se encerra em um extraordinário evento!

Fui apresentado a esta fascinante festa da música europeia em 2011, quando um usuário do YouTube me contatou para divulgar o vídeo de seu país, Sérvia, que competia no festival com uma música retro bem interessante. A partir de então o mesmo passou a dispensar a mim demasiada atenção, respondendo a todas as minhas perguntas e me indicando links dos vídeos de músicas dos países concorrentes, além de pedir a minha opinião sobre elas, pois até hoje a considera interassente, uma vez que sou de certa forma alheio ao acontecimento, uma vez que sou de outro país; de outro continente, muito diferente do Velho Mundo. Também foi este colega me deu a notícia sobre as músicas e países vencedores do Eurovision 2012, no último dia 26 de maio, como também fez questão de dizer que o país em que eu apostei ser o vencedor não teve uma boa colocação, Chipre.

Em 2011 o festival aconteceu na Alemanha, e contou com uma excelente estrutura de dar inveja a qualquer mega produção. Teve como país vencedor o Azerbaijão, com a música "Running Scared" interpretada pela dupla Ell and Nikki. Com a vitória o Azerbaijão ganhou o direito de sediar a edição seguinte da competição.

O 57º Festival da Canção Eurovisão em 2012, teve como tema “Light Your Fire!”, que traduzido significa "Acende o teu fogo", e aconteceu na cidade de Baku, capital do Azerbaijão, tendo suas semifinais nos dias 22 e 24 de maio, e a sua grande final em 26 de maio de 2012, sendo realizada na arena Baku Crystal Hall, que contou com uma extraordinária estrutura, compreendendo o palco muito moderno, a iluminação excelente, e uma cobertura super interessante com câmeras que deslizava pela arena e muito próxima entre os cantores e dançarinos durante suas performances.

Baku Crystal Hall
Baku Crystal Hall
Algo também muito interessante era a parte externa da arena Baku Crystal Hall que apresentava as cores dos países que se apresentavam, além de contar com vários canhões de luzes que sem dúvida devia chamar muito a atenção naquela noite de festa.

Neste ano participaram da grande final 26 países, sendo a Suécia o país vencedor com a música Euphoria (Euforia) interpretada pela cantora Loreen, que além de ter uma voz muito forte deu um show de interpretação corporal durante sua apresentação. Em segundo lugar ficou a Rússia com a música Party for Everybody (Festa para Todos) cantada pelo grupo "Party for Everybody"; e em terceiro lugar a Sérvia com a música Nije Ljubav Stvar (O amor não é um objeto) cantada pelo cantor Eljko Joksimović.

Com a vitória da Suécia já se sabe que será neste país onde acontecerá a 58ª edição do Festival da Canção Eurovisão em 2013.

O MAIOR CONCURSO MUSICAL DO MUNDO

"Organizado pela primeira vez em 1956, em Lugano, na Suíça, o Eurovision foi vencido pela artista suíça Lys Asia com sua canção Refrain, cantada em francês. Naquele ano, apenas sete países apresentaram um candidato. O vencedor foi designado por um júri e o público não participou do voto. Cinqüenta e seis anos mais tarde, o Eurovision tornou-se o maior concurso musical do mundo, reunindo a cada ano cerca de quarenta países, dos quais uma média de vinte se classificam para a final. O sistema de voto leva em conta atualmente o voto do público e o voto de um júri de profissionais da área" (Site Oficial da França).
Confira a seguir os vídeos das músicas dos países campeões, além de algumas indicações que acredito poderem agradar:

Suécia: vencedor do Eurovision 2012.

Rússia: segundo lugar.

Sérvia: terceiro lugar. Željko Joksimović - Nije Ljubav Stvar.

França: Anggun - Echo (You And I)

Romênia: Mandinga - Zaleilah

Chipre: Ivi Adamou - La La Love

Grécia: Eleftheria Eleftheriou - Aphrodisiac

Itália: Nina Zilli - L'Amore È Femmina (Out Of Love)

Espanha: Pastora Soler - Quédate Conmigo (Stay With Me)

Lituânia: Donny Montell - Love Is Blind

Noruega: Tooji - Stay

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Votação em Plenário do Relatório da CPP.ALE.RO | 23.05.2012【S.RÏVER】


No dia 23 de maio de 2012 a Assembleia Legislativa de Rondônia foi palco de mais uma vergonha para a política de Rondônia, que mais uma vez suja imagem do Estado. O que já está se tornando uma tradição da Assembleia Legislativa que se depender do Fórum em Defesa da Ética e Moralidade Pública e outros movimentos e entidades contra a corrupção está não vai perdurar por muito tempo.

Após a leitura do Relatório (da Impunidade) apresentado pelo Deputado Edson Martins, relator da Comissão Parlamentar Processante (CPP) que investigou a atuação de oito deputados no escândalo Termópilas, indicando a cassação de Valter Araújo e penas brandas aos demais envolvidos, neste último dia 23 de maio o referido relatório foi votado em plenário em meio à presença de muitos populares e manifestantes no auditório da Assembleia Legislativa.

Neste dia um grupo de jovens artistas encenou uma peça teatral satirizando o político de corrupto de Rondônia em forma de protesto. A encenação foi feita de forma improvisada embaixo do auditório da Assembleia Legislativa em frente ao vidro que separa o povo dos deputados em plenário.

Após iniciado os trabalhos o Deputado Ribamar Araújo pediu a palavra para discursar, ocasião em que declarou ser falsa a notícia de que seria aliado do ex-Presidente da ALE/RO, Valter Araújo, bem como teceu duros comentários ao relatório da Comissão Parlamentar Processante, e esclareceu que renunciou a  fazer parte de tal comissão pois acreditava ser escolhido para relator e temia ser induzido "numa manobra sórdida" a indicar penas brandas aos envolvidos no escândalo, o que de fato aconteceu com o Deputado Edson Martins na relatoria.

"Vocês talvez não saibam, mas eu sei perfeitamente quantos bandidos tem nesta Casa". Deputado Ribamar Araújo.

Em seguida foi a vez do relator da CPP, Deputado Edson Martins, discursar em plenário, sendo fortemente vaiado pelo povo que o chamava de "covarde" e "pelego", entre outros adjetivos devidamente aplicáveis ao mesmo considerando o que fez com seu relatório final, isto é, contra o povo o mesmo foi brando na indicação das penas à maioria dos envolvidos no escândalo da Operação Termópilas.

"O Valter é um bom companheiro, o Valter é um bom companheiro, o Valter é um bom companeiroooo. Ninguém pode negar. Se não ele MANDA MATER, se não ELE MANDA MATAR". Cantava o povo no auditório em coro!

O relator durante a maior parte de seu discurso insistia apenas em dizer que era necessária a cassação de Valter Araújo, isto é, tão somente chutando cachorro morto (uma vez que seria tecnicamente impossível não cassar Valter Araújo), evitando o tempo todo comentar sobre as penas brandas que ele atribuiu aos outros sete deputados envolvidos no escândalo, e que povo exigia que fossem igualmente cassados junto com o líder da quadrilha.

O atual presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Hermínio, decepcionou o povo ao declarar que estaria satisfeito com o relatório, e quis fazer o povo acreditar que aprovando o Relatório (da Impunidade) estariam de fato fazendo justiça. Ocorre que a sociedade Rondoniense o tempo todo quis a cassação dos oito envolvidos e não apenas a de um que notoriamente serviu de "bode expiatório" para que os demais deputados se safassem com a pena ridícula de Suspensão Temporária dos Mandatos no período de 30 dias, conforme indicação do Relator Edson Martins (pelego).

Também esteve na Assembleia Legislativa o advogado do ex-Presidente da Casa, Valter Araújo, que fez sustentação oral em defesa de seu cliente que até a presente data se encontra foragido da Justiça.

A votação do relatório se deu com a votação pela efetivação ou não da pena indicada no relatório para cada deputado envolvido, a começar pelo ex-Presidente da ALE/RO, Valter Araújo.

O primeiro deputado a votar foi Adelino Follador que de fato cumpriu a palavra de que iria mostrar seu voto ao povo, então o mesmo apesar de ter votado em escrutínio secreto, lançou mão de sua prerrogativa de mostrar o seu voto ao povo antes de depositá-lo na urna, sendo seguido por outros seis deputados durante a votação pela aplicação ou não da pena de cassação ao mandato de Valter Araújo.

Com a apuração dos votos foi declarada a cassação do mandato do ex-Presidente da Assembleia, Valter Araújo, sendo por sua vez o primeiro deputado de Rondônia a ser cassado, em 30 anos de história do Poder Legislativo Estadual. Em relação aos demais cinco deles tiveram ratificada a pena de Suspensão Temporária de seus mandatos, conforme o Relatório da CPP, e um deles ainda conseguiu ser absolvido pelos colegas, o Deputado Saulo da Renascer.

O povo vibrou com a declaração da cassação do mandato de Valter Araújo, entretanto não há muito que se comemorar uma vez que foi celebrada a impunidade e a premiação à corrupção pelos entre os deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia, uma vez que a pena de Suspensão de Temporária de Mandato (no período de 30 dias) é demasiada ínfima para a atuação dos demais envolvidos no escândalo. Logo atribuir uma pena como esta que beira o ridículo é fazer apologia à corrupção e agredir o senso de justiça do povo de Rondônia.

O dia termina em meio à tristeza para a sociedade que se vê mais uma vez ultrajada e desrespeitada pelo Poder Legislativo Estadual, através de seus membros, que num degradante espetáculo premiam políticos corruptos sujando a imagem e a historia do estado de Rondônia. A esperança agora é de que o povo jamais esqueça a cara desses deputados e de qualquer outro agente político notoriamente corrupto, e nunca mais os elejam para representá-lo. E mais, que acabe com a vida política de todos os oito deputados envolvidos no escândalo e dos demais que declararam apoio aos mesmos, e que seja também iniciada uma campanha constante contra todo e qualquer agente político corrupto, de modo que finalmente seja percebido que o Poder emana do povo, logo ele o Poder é do Povo!





Ato Contra a Corrupção | 22.05.2012 COMPLETO【S.RÏVER】


Neste vídeo acompanhe imagens do dia 22 de maio de 2012 em que foi realizada a leitura do Relatório Final da Comissão Parlamentar Processante (relator Deputado Edson Martins) que investigou os Oito Deputador envolvidos na Operação Termópilas desencadeada pela Polícia Federal. 

A operação desarticulou uma grande quadrilha que desviava dinheiro da Saúde Pública e fraudava licitações comandada pelo então Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo, e outros sete deputados, além da participação de servidores do SESAU/RO, SEJUS/RO e DETRAN/RO.

O dia 22 de maio de 2012 também entra para história de Rondônia como o dia em que o Poder Legislativo como a data em que o povo é desrespeitado pelo relator de uma Comissão Processante que indo contra o interesse coletivo e os fatos (muito bem provados pela Polícia Federal que não brinca em serviço) indica a cassação apenas de um deputado, Valter Araújo, e atribui aos demais (igualmente envolvidos no escândalo) uma pena branda, que beira o ridículo: Suspensão Temporária de 30 dias (o que praticamente equivale a uma premiação de férias).

Isso mostra o quanto o relator da Comissão Parlamentar Processante não respeita os eleitores que depositaram nele os seus votos, e além, desrespeita e agride o povo de Rondônia que esperava uma pena exemplar a todos os oito deputados envolvidos na Operação Termópilas, cuja Cassação ainda assim seria um mínimo para punir os criminosos que ousaram roubar dinheiro da Saúde Pública, ceifando a vida de muitos pais de família e pessoas de bens em hospitais públicos de Rondônia.

Após a leitura do relatório com a posição final do relator da Comissão Parlamentar Processante, bem como a votação por todos os membros da referida comissão, foi noticiado pelos mesmos que o relatório seria votado em plenário (por todos os deputados da ALE/RO, exceto os envolvidos) no dia seguinte (23/05/2012) às 15h.

Os deputados envolvidos na Operação Termópilas e investigados pela já mencionada CPP são:
- Valter Araújo (ex-Presidente da ALE/RO);
- Ana da Oito;
- Epifânia (ex-Secretária da Educação de Porto Velho);
- Jean de Oliveira (filho de Carlão de Oliveira, da Operação Dominó);
- Flávio Lemos;
- Saulo da Renascer;
- Zequinha Araújo (proprietário de uma associação beneficente);
- Euclides Maciel (apresentador de um programa de TV local).

Fotografia: Sáimon Rïver

Fotografia: Sáimon Rïver

Fotografia: Sáimon Rïver

Fotografia: Sáimon Rïver

Fotografia: Sáimon Rïver

Fotografia: Sáimon Rïver

Fotógrafa Luciana Gusmão


Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

Fotógrafa Luciana Gusmão

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Meus Três Anos de DETRAN/RO 2009-2012【S.RÏVER】


No último dia 19 de maio de 2012 completei meus três anos de serviços prestados ao Estado de Rondônia no Departamento Estadual de Trânsito.

Nesta data concluí o meu Estágio Probatório e me tornei Estável no Serviço Público, entretanto isso não quer dizer muita coisa, pois as avaliações continuaram e o fato de estar em estágio probatório não me impediu em nada "no que se refere à questão" de me impor e exigir respeito à minha pessoa como servidor e cidadão rondoniense.

Nestes três anos acumulei uma certa experiência e também foi o período em que madureci politicamente, haja vista que o DETRAN é uma escola de muita coisa errada que não deve ser seguida e que pra muitos servidores não pode ser questionada. Entretanto o DETRAN também tem seus prós... Poucos, mas tem... Como as pessoas fantásticas que conheci durante todo esse tempo.

domingo, 20 de maio de 2012

Ato Contra a Corrupção. PARTICIPE!!!


Os munícipes de Porto Velho e demais brasileiros e brasileiras estão convidados a participar desta manifestação que acontecerá no próximo dia 22 de maio, das 9 até às 17h em frente à Assembleia Legislativa de Rondônia.

Esta causa é de todos nós, e nem precisa comprar abadá ou qualquer outra coisa para participar, mas tão somente a sua presença e a expressão de toda sua indignação e revolta para com a corrupção que toma conta de Rondônia e do Brasil!

Se você vive em Rondônia demonstre que gosta e respeita este Estado (que dá o seu sustento e de sua família) e lute contra este malefício que prejudica a todos nós!



domingo, 13 de maio de 2012

DANGER | S.Rïver canta Hino da SIC【S.RÏVER】


Na tarde desse domingo (13.05.2012) em um momento de ócio resolvi gravar um vídeo diferente, e ao navegar pelo YouTube caçando trilhas de noticiários reencontrei o vídeo do Hino da SIC, mas desta vez aparecia a letra da música, então só de sacanagem resolvi fazer este vídeo em que apareço cantando... Ou tentando pelo menos, pois levando em consideração que a minha voz não é boa nem pra narrar então muito menos pra cantas, daí podemos ter uma noção do absurdo! kkk

Para ver o vídeo original do Hino da TV SIC e as imagens, acesse:
 http://www.youtube.com/watch?v=lF5gdh3kfe0&feature=related

domingo, 6 de maio de 2012

Shopping Center & Madeireira | 05.05.2012 【S.RÏVER】


Conheça o shopping center mais completo do Brasil!

O maior centro de compras de Porto Velho, O Porto Velho Shopping, construído e administrado pelo Grupo Ancar Ivanhoe, possui lojas âncoras renomadas como a Americas, Renner, C&A, Cinematográfica Araújo, Bemol, além de inúmeras lojas satélites. 

Entretanto a principal peculiaridade é fato de na frente do shopping haver uma MADEIREIRA!

A madeireira ocupa uma pequena propriedade que ocupa uma área na frente do Porto Velho Shopping, como se fizesse parte da propriedade do centro de compras.

terça-feira, 1 de maio de 2012

EFMM100 anos | Dia do Centenário da Madeira-Mamoré em Guajará-Mirim


Em 30 de abril de 1912 foi o dia em que a ferrovia Madeira-Mamoré foi efetivamente e finalmente concluída, ocasião em que foi instalado o último dormente da estrada de ferro em seu ponto final, a atual cidade de Guajará-Mirim. Apenas alguns meses mais tarde, dia 1º de agosto de 1912, ocorreu a sua viagem inaugural.

A Madeira-Mamoré foi construída em obediência ao Tratado de Petrópolis, assinado entre as Repúblicas do Brasil e da Bolívia, o qual determinava que pela cedência da área onde hoje é Estado do Acre, o Brasil se comprometeu a construir uma ferrovia margeando os rios Madeira e Mamoré, a fim de que a Bolívia pudesse escoar a sua produção de borracha para o Oceano Atlântico.

A estrada de ferro parecia ser algo impossível de se construir em decorrências das inúmeras dificuldades encabeçada pela localidade onde foi construída: a gigante e inexplorada floresta Amazônica, da qual outros problemas surgiam: animais perigosos, índios hostis, doenças desconhecidas, calor escaldante...


A Madeira-Mamoré foi construída no período de 1907 a 1912 pelo milionário estadunidense Percival Farquhar. E ao custo de muitas vidas e graças aos investimentos na obra todos os problemas foram superados até que a ferrovia tivesse seu último dormente instalado, prova disso foi o surgimento de várias povoações de estruturas consideráveis em meio à Amazônia, sendo a principal delas o então povoado de Porto Velho.

Podemos até considerar que a partir dos anos finais da construção da Madeira-Mamoré o povoado de Porto Velho, que mais tarde viria se tornar cidade e município em virtude dessa obra, viveu um dos melhores tempos da sua história, considerando que a localidade apesar de pequena, "era uma das poucas da América Latina com água encanada, energia elétrica, fábrica de gelo e dois jornais editados em inglês, o The Porto Velho Times e o Porto Velho Courrier" (O Estado de São Paulo, 10 de julho de 2004).





Cem anos depois da conclusão das obras uma grande festa se repetiu na cidade de Guajará-Mirim em comemoração ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que sem dúvida é uma das mais importantes riquezas históricas do país.

No dia 30 de abril de 2012 foram realizadas diversas atividades na cidade que contaram com a presença de várias autoridades (Secretário de Estado da Cultura, Esporte e Lazer; Superintendente de Estado do Turismo, Prefeito de Guajará-Mirim, entre outros) e de uma comitiva da Superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico, Artístico Nacional - IPHAN, além da partição dos guajaramirenses.

Pela manhã, na agência central dos Correios, foi realizada uma solenidade para o lançamento de uma exposição de selos sobre ferrovias pertencente ao Departamento de Filatelia da Administração Central dos Correios em Brasília, com visibilidade especial para o selo da Nacionalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Os estudantes da Escola Almirante Tamandaré foram os convidados para assistir a solenidade e os primeiros a verem a exposição já aberta ao público.





Já nas instalações da Escola Alkindar Brasil de Arouca, houve a apresentação de uma palestra sobre a História de Rondônia ministrada pelo Professor e Historiador Anísio Gorayeb. Na ocasião participaram da palestra praticamente todos os alunos do estabelecimento educacional.






A Rádio Educadora, uma das mais ouvidas na cidade tendo seu estúdio localizado em frente à Praça Mário Corrês, fez uma exímia cobertura das atividades que aconteceram em Guajará-Mirim alusivas ao Centenário da Madeira-Mamoré, abrindo espaço em um de seus programas para um bate papo sobre a ilustre aniversariante, tendo como convidados o Dr. Ricardo Leite (Procurador Federal junto ao IPHAN), Chicão (Secretário de Estado da Cultura, Esporte e Lazer), Anísio Gorayeb (Professor e Historiador), Sáimon Rïver (blogueiro e produtor de vídeos regionais para o YouTube), Atalíbio José Pegorini (Prefeito do Município de Guajará-Mirim), entre outros.


No fim do dia aconteceu na Praça dos Pioneiros (conhecida como Praça do Museu Municipal) uma Missa Ecumênica seguida de apresentações artístico-culturais, tendo a ilustre participação dos famosos Bois Malhadinho e Flor do Campo (os protagonistas da mais expressiva manifestação cultural da cidade, o Duelo da Fronteira). 

Diante das inúmeras atividades que aconteceram em todo o Estado de Rondônia em homenagem ao Centenário da Madeira-Mamoré, concentradas especialmente nas cidade de Porto Velho e Guajará-Mirim, também foi divulgado neste dia tão festivo as notícias de reformas e revitalização de um trecho turístico da ferrovia em Porto Velho, além da proposta dos munícipes de Guajará-Mirim em também serem contemplados com a revitalização de um trecho turístico da ferrovia, e para isso já possuem um Projeto de Viabilidade e estão dando andamento a um abaixo-assinado.

Também foi impulsionado neste dia a questão da Propositura da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré a Patrimônio da Humanidade, cujos trabalhos já estão em andamento através da disponibilidade de um site oficial, imagens, vídeos, e uma petição online (http://www.peticoesonline.com/peticao/estrada-de-ferro-mandeira-mamore-para-patrimonio-mundial-da-unesco/443) na qual todos os amantes da história do Brasil e mais especialmente desta ferrovia são convidados a assinar e apoiar a causa.

Com 100 anos de história a Madeira-Mamoré hoje volta a ser o centro das atenções, entretanto ainda é pouco conhecida por grande parte dos brasileiros, ao passo que alguns estrangeiros demonstram extraordinário interesse e empolgação com a história da fantástica obra desta ferrovia. Portanto este é o momento de apresentar a Madeira-Mamoré para todo o Brasil, a fim de que todos também tenham conhecimento da importância e relevância que a ferrovia teve para o país.