domingo, 16 de outubro de 2011

Parabéns a todos os Professores (Guerreiros) desse Brasil


Parabéns a todos os professores que apesar dos pesares acreditam num Brasil melhor através da Educação, e por isso não abrem mão de exercerem a grande dádiva de educar, fazendo parte de nossas vidas seja na infância ou na vida adulta, na escola primária ou na maior das universidades.

Observando a realidade brasileira é impossível não deixar comentar o quão a educação é deixada de lado pelos nosso...s políticos, mas também pela própria sociedade brasileira, e isso se comprovou com a grande derrota nas urnas do candidato à Presidência da República que durante toda sua campanha levantava a bandeira da Educação.

A marginalização da Educação brasileira chegou a um nível tão sério que em muitas escolas públicas alunos bebem e se drogam nas dependências do estabelecimento de ensino, quando não afrontam a autoridade de seus professores chegando inclusive a ameaçá-los, agredi-los fisicamente e em casos extremos a matá-los.

Chegamos ao ponto que em muitas escolas a civilidade está dando lugar ao desrespeito e á indisciplina, bem como ao cúmulo de professores se virem obrigados a se sujeitarem às agressões de alunos sem qualquer reação uma vez que o ECA, de certa maneira, permite e protege os alunos menores de idade que ousam desrespeitar seus professores.

O pior é que grande parte das mazelas que vivemos hoje no Brasil é fruto de uma péssima qualidade na Educação, que por sua é fruto da irresponsabilidade da sociedade brasileira em escolher mal seus representantes como também em não cobrar deles uma atuação mais eficiente em prol de melhoras significativas na Educação Brasileira.

Resta-nos torcer que amadureçamos a tão alto nível a fim de que possamos votar sem vislumbrar benefício exclusivamente próprio, mas sim coletivo, bem como reagir e exigir que nossos representantes políticos de fato trabalhem em nome da sociedade brasileira, e não de seus interesses particulares.

domingo, 2 de outubro de 2011

【ツ PaSsEiO RïVeR | PORTO VELHO 97 ANOS



O município de Porto Velho comemorou seus 97 anos neste dia 02 de outubro de 2011. Nesta data a Prefeitura Municipal programou uma extensa agenda cultural com diversas atrações artísticas centralizadas principalmente no Parque Madeira-Mamoré, onde à noite aconteceria uma queima de fogos de artifício.

O município foi criado graças a uma ferrovia Madeira-Mamoré que foi fruto de um acordo entre o Brasil e a Bolívia formalizado pelo Tratado de Petrópolis. Através desse acordo a Bolívia cederia parte de seu território (a área onde hoje é o estado do Acre), e em troca o Brasil se obrigaria a construir uma ferrovia margeando os trechos encachoeirados do rio Madeira até então povoado de Porto Velho, a fim de que a partir daí, via fluvial, a Bolívia poderia escoar seus produtos até o rio Amazonas e através deste alcançar o oceano Atlântico.

Ambos os países obedeceram ao tratado internacional, tendo o Brasil foi construído a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré no período de 1907 a 1012, cuja obra foi considerada uma epopéia e a primeira mega-obra da Amazônia (levando em consideração a tecnologia da época e as adversidades de um local intocável: a Floresta Amazônica), além de ter batido o recorde internacional de acidentes de trabalho.

Esta estrada de ferro foi construída com investimentos do milionário estadunidense Percival Farqhuar, que ao ganhar de forma indireta a concessão para a construção da ferrovia constituiu a empresa The Madeira-Mamoré Railway Company Ltda., responsável pela administração da obra que teve como ponto inicial o povoado de Porto Velho, e como ponto final o povoado de Esperidião Marques (atual cidade de Guajará-Mirim).

Como o povoado de Porto Velho pertencia ao estado do Amazonas, e a ferrovia trouxe significativo desenvolvimento econômico para a região, as autoridades amazonenses se viram obrigadas a elevar o simples povoado de Porto Velho a município, o que de fato aconteceu através da Lei Estadual – AM nº 757 de 02 de outubro de 1914.

Posteriormente, com a criação do Território Federal do Guaporé em 1943, Porto Velho foi elevada à categoria de Capital Territorial, e em seguida, com a criação do Estado de Rondônia, em 1981, Porto Velho se manteve agora como Capital Estadual.

Hoje o município de Porto Velho com aproximadamente 34.096 km² e é a maior das capitais brasileiras em extensão, representando cerca de 14, 35% do território estadual, chegando a ser inclusive maior que os estados de Sergipe e Alagoas, superando também países como a Armênia, Macedônia e Israel.

Com mais de 428.527 habitantes, Porto Velho continua sendo o município mais populoso do estado de Rondônia, equivalendo a 27,42% da população estadual, e tendo uma densidade demográfica de 12,57 habitantes por quilômetro quadrado.

Porto Velho é um município novo, porém com seus 97 anos tem muita história pra contar. Histórias estas que foram e ainda estão sendo protagonizadas por pessoas batalhadoras que tiveram e ainda estão tendo um importante papel para crescimento e progresso dessa região.

Parabéns Porto Velho, parabéns portovelhenses, seja aqueles aqui nasceram e cresceram amando essa terra, ou aqueles que aqui chegaram e adotaram Porto Velho como terra de seus corações.