sexta-feira, 31 de maio de 2013

【ツ PaSsEiO RïVeR | Uma volta de lancha pelo Madeira 30.05.2013


Na tarde deste último dia 30 de maio de 2013 finalmente resolvi passear de lancha pelo rio Madeira. O serviço existe há algum tempo, mas até então nunca havia tido a oportunidade de realizar este passeio turístico.

O serviço que pode ser encontrado no Parque Madeira-Mamoré custa R$ 20,00 e tem duração de aproximadamente um hora. O serviço conta com todos os procedimentos de segurança e a lancha é bem confortável. Durante o passeio pelo rio Madeira (o quarto mais extenso e um dos mais caudalosos do Brasil), o guia apresenta alguns pontos históricos e curiosos da cidade de Porto Velho vistos a partir das águas do Madeira, e durante a apresentação o condutor discorre falas explicativas de um jeito simpático e amazônida de ser demonstrando com clareza um vasto conhecimento sobre a região, sendo este um dos mais relevantes diferenciais do passeio de lancha em relação ao passeio de barco, que é igualmente interessante e agradável; o ideal mesmo é poder fazer os dois passeios.

Durante aproximadamente uma hora o guia conduz os visitantes até o limite de segurança nas proximidades da Hidrelétrica de Santo Antônio e de lá segue à outra extremidade do passeio que vai além da ponte da BR-319 sobre o rio Madeira.

Em alguns momentos, aproveitando que o rio é bem largo, o guia faz manobras de 360º com a lancha propiciando com isso a possibilidade de fantásticas capturas e registros para quem está munido com câmeras filmadoras, fotográficas ou celulares com recursos equivalentes.

Apesar do serviço de passeio de lancha no rio Madeira ser simplesmente fascinante e encantador, é notório e lamentável que o Poder Público local não ofereça estrutura de qualidade para a execução do serviço, afinal o acesso às embarcações no Parque Madeira-Mamoré é deplorável (e não condiz com o gasto de milhões de reais na última reforma do local), além dos órgãos de turismo locais não promoverem a divulgação dos serviços para a população local, tampouco para possíveis turistas, e nesse sentido pecam Prefeitura e Governo Estadual.

Aos meus colegas:
- Fellipo Leal;
- Viviane Regina;
- Família Pacheco de Orlando (Hélio, Selma e Daniele).

Música:
- ITV AM (abertura);
- Gravity - Zlata Ognevich



  


















segunda-feira, 27 de maio de 2013

Eurovision Song Contest por Sáimon Rio


O Eurovision Song Contest, ou Festival Eurovisão da Canção em português, é o maior festival musical do planeta, e teve sua primeira edição realizada na Suíça em 1956.

O festival consiste numa competição em que cada país participante, através de uma emissora de TV integrante da União Européia de Radiodifusão, elege e envia um cantor ou banda musical para representar o país no festival.

Hoje o Festival Eurovisão da Canção, e os demais festivais relacionados, conta com 56 países, todos integrantes da União Europeia de Radiodifusão, mas não necessariamente países europeus, como o Marrocos (África) e Israel (Oriente Médio).

O Festival é transmitido pela televisão e pelo rádio em toda Europa e outros países, e com a Internet alcançou o mundo, inclusive estima-se que o festival conta com mais de 1 bilhão de espectadores em todo planeta.

A grande final do Festival Eurovisão é um grande evento que conta com uma mega estrutura. A cada ano as arenas (locais onde são feitas as apresentações) ficam mais modernas e sofisticadas, principalmente quanto à iluminação e cobertura televisiva do evento.

Este festival de música não tem um local fixo para sua realização, isto é, ele é realizado a cada ano em um dos países integrantes da União Europeia de Radiodifusão. O país que vence uma edição do Festival Eurovisão ganha todas as honras por este feito, mas também a responsabilidade de realizar o evento no ano seguinte.

Em 2011 o festival foi realizado na Alemanha, e teve como país vitorioso o Azerbaijão, com a música “Running Scared” (Correndo Assustado, em português) interpretada pelos cantores Ell e Nikki.

Com essa vitória o Azerbaijão se tornou o anfitrião do festival no ano seguinte, 2012, tendo realizado o evento na cidade de Baku. Nesta edição quem venceu a competição foi a Suécia com a música “Euphoria (Euforia) interpretada pela cantora sueca Loreen.

Em 2013 o festival foi realizado na cidade de Malmö, Suécia, nos dias 14, 16 e 18 de maio. Neste edição Bósnia e Herzegovina, Eslováquia, Portugal e Turquia não quiseram participar (certamente por causa de crises financeiras), e a Armênia regressou ao festival depois de não ter participado em 2012 devida ao seu estado permanente de guerra com o Azerbaijão, país este que sediou o evento naquele ano.

O slogan do festival este ano foi “We are one” (Nós somos um, em português), e foi acompanhado pelo identificador gráfico, uma borboleta, que também foi o logotipo do Eurovision Song Contest 2013.

A emissora de TV anfitriã, a SVT, havia anunciado em 08 d ejulho de 2012 que Malmö Arena, na cidade de Malmö, Suécia, seria o local de realização do festival musical em 2013. Esta foi a 5ª vez que a Suécia sedia o evento, e a 2ª vez que ele é realizado na arena de Malmö.

Em 2013 participaram do festival 39 países, e entre grandes apresentações surgiu campeã nesta edição a Dinamarca com a música “Only Teardrops” (Apenas Lágrimas, em português) interpretada pela cantora Emmelie De Forest. Em segundo lugar ficou o Azerbaijão com a música “Hold Me” (Segura-me, em português) de Farid Mammadov. A Ucrânia levou o terceiro lugar com a música “Gravity” (Gravidade) interpretada pela cantora Zlata Ognevich.

O Festival Eurovisão da Canção é fantástico e entusiasmante. Certamente estar lá e poder viver toda essa animação deve ser o incrível, mas poder ver as belas apresentações e sentir as melodias das músicas já é algum consolo, e a Internet nos propiciado isto. 

Seria bom se no Brasil acontecesse um festival do gênero, afinal nosso país tem dimensões continentais, uma diversidade de tipos de músicas, e muitos talentos. Fica a dica. 











  
   

sábado, 25 de maio de 2013

Imagens Aéreas da Cidade de Porto Velho | 24.05.2013


Confira imagens aéreas da cidade de Porto Velho, Capital de Rondônia, capturadas no dia 24 de maio de 2013.

Música
Only Teardrops - Emmelie De Forest (Dinamarca)
EUROVISION 2013