terça-feira, 31 de julho de 2012

Virada Cultural do Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré


Convido todos a participarem da Virada Cultural em comemoração ao Primeiro Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste dia 1º de agosto de 2012 no Parque Madeira-Mamoré.

As atividades terão início a partir das 7h da manhã com a realização de uma solenidade que contará com a presença de autoridades e outras personalidades, e se estenderão por todo o dia.

Aproveito o ensejo para convidá-lo(a) a assinar a Petição Online a favor da Candidatura de Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para Patrimônio da Humanidade junto à UNESCO (Órgão das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Segue a petição logo abaixo:
PETIÇÃO ONLINE EFMM100ANOS
(clique no link na parte superior à direita da página)

Confira a seguir o banner oficial e a programação das atividades previstas (clique nas imagens para vê-las em tamanho maior):




segunda-feira, 30 de julho de 2012

Euphoria & Firework - Loreen & Katy (Mix by Robin Skouteris)



Este é um ótimo mix das músicas Euphoria, de Loreen (música campeã do Eurovision 2012 Baku) e Fairework de Katy Perry.

As músicas foram mesclados tendo como som de fundo principal o da música Euphoria. Vale a pena escutar!

domingo, 29 de julho de 2012

A Ferrovia dos Invisíveis | Amazônia Encena na Rua 2012【S.RÏVER】



O V Festival Amazônia Encena na Rua já faz parte do Calendário de Acontecimentos Culturais da cidade de Porto Velho, e a cada ano tem despertado a atenção e atraído pessoas de diversos estados brasileiros, além de realizar intercâmbio com artistas de outros países.

Nesta edição de 2012 o evento acontece no período de 21 a 29 de julho no Anfiteatro do Parque Madeira-Mamoré, concomitantemente com o 2º Seminário Amazônico de Teatro de Rua e o 3º Festival de Dança, homenageando a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que completa neste de 2012 o seu primeiro centenário.

O Amazônia Encena na Rua é realizado pelo grupo de teatro local O Imaginário, que tem no comando a pessoa de Chicão Santos, e diversos artistas (principalmente jovens) no elenco.

Neste último dia 28 de julho o Amazônia Encena na Rua apresentou uma espetacular homenagem à Madeira-Mamoré. Através de uma bela produção, o grupo O Imaginário apresentou de forma breve a árdua construção desta ferrovia que é tida como a primeira megaobra da Amazônia.

Ao final de forma simbólica retratando a conclusão das obras de construção da ferrovia Madeira-Mamoré uma pequena locomotiva foi apresentada, arrancando aplausos do público que havia assistido atentamente toda a apresentação.

Parabéns aos artistas, produtores, diretores e parceiros deste grande evento que a cada ano se consolida como uma das mais expressivas manifestações culturais da cidade de Porto Velho e do Estado de Rondônia. E que venham as próximas edições!

O Imaginario
Site: http://oimaginarioro.com.br
E-mails: oimaginarioro@yahoo.com.br | tapiri.oimaginario@gmail.com
Fone: (69) 9979-0048.








   




sexta-feira, 27 de julho de 2012

TV RONDÔNIA inaugura nova estrutura e sistema FullHD


Nesta sexta-feira, dia 27 de julho de 2012, a TV Rondônia afiliada Rede Amazônica e Rede Globo, inaugura oficialmente a transmissão Digital FullHD de sua programação em Porto Velho.

A emissora não é a primeira a transmitir sua programação nesta tecnologia, nem mesmo dentro da rede a qual pertence na Amazônia, entretanto já transmitia o sinal digital em caráter experimental na Capital rondoniana, ao passo que bem antes a TV Candelária, afiliada Rede Record já realização a transmissão de sua programação em Porto Velho com a tecnologia FullHD.

O melhor de tudo isso é que a TV Rondônia nesta mesma data também estreará o novo cenário de seus "PraçasTV", se adequando finalmente ao penúltimo padrão de noticiários locais da TV GLOBO, que consiste em quadros novos e cenários amplos e modernos, sendo o último padrão de cenários aquele em que já são produzidos o SPTV e RJTV, em que além de contarem com as características já citadas também apresentam uma grande panorâmica real da cidade de onde são transmitidos.

Hoje está sendo o último dia em que o Bom Dia Amazônia RO, AmazôniaTV RO e Jornal de Rondônia estão sendo exibidos a partir do velho cenário que conta com uma cansada mesa triangular amarela e totens com fotos em baixa resolução de pontos importantes do Estado. O Globo Esporte local também apresentará melhorias no cenário.

A TV Rondônia "foi fundada em 13 de setembro de 1974, pelo jornalista Phelippe Daou, proprietário da Rede Amazônica, que tem sua sede em Manaus, AM. Desde sua fundação a TV Rondônia teve apoio financeiro decisivo do Governo de Rondônia e da Prefeitura de Porto Velho para sua manutenção como importante veículo de informação e entretenimento para a população da capital rondoniense. A instalação da emissora, tanto na capital como em outros municípios rondonienses, só foi viabilizada como resultado de contratos firmados entre a Rede Amazônica e o Poder Executivo, o que permitiu ao empresário consolidar e expandir rapidamente seu projeto de comunicação para a região"¹.

Com o tempo a emissora foi se desenvolvendo, e "em 2010 houve a estadualização dos sinais das emissoras da Rede Amazônica em seus respectivos estados, o que significa que cada emissora em seu estado de origem envia a programação local para seus próprios municípios (antes as emissoras do interior dos estados cobertos pela Rede Amazônica recebiam a programação originada pela TV Amazonas, de Manaus). Com isso, a TV Rondônia ganhou um sinal de satélite próprio no BrasilSat B4 para essa finalidade"¹.

Em 18 de junho de 2012 Rondônia passou a ser o terceiro estado da Região Norte do Brasil a ganhar um espaço em um dos maiores site de notícias do Brasil, o Portal G1 da Grupo Globo. Neste portal a TV Rondônia divulga praticamente todos as suas matérias jornalísticas. A página pode ser acessada através do link a seguir: Portal Rondônia G1.

Parabéns a TV Rondônia por mais este passo, e vamos esperar que a qualidade na apresentação e do conteúdo melhore no mesmo ritmo que as instalações físicas.


Antigo cenário dos noticiários da TV Rondônia
Antigo cenário dos noticiários da TV Rondônia
Antigo cenário dos noticiários da TV Rondônia
Bom Dia Amazônia RO, sucessor do antigo Bom Dia Rondônia
Bom Dia Amazônia RO, sucessor do antigo Bom Dia Rondônia
ROTV
Amazônia TV RO, sucessor do antigo ROTV
Jornal de Rondônia, primeiro noticiário da TV Rondônia
Jornal de Rondônia, primeiro noticiário da TV Rondônia

Fontes:
¹Wikipédia
Imagens: Internet

quarta-feira, 25 de julho de 2012

DIA 25 DE JULHO


FATOS HISTÓRICOS IMPORTANTES

►0306 - Constantino I é proclamado Imperador Romano por suas tropas.
►1139 - Vitória de D. Afonso Henriques na batalha de Ourique, reconquista cristã de Portugal.
►1261 - Constantinopla é capturada por forças do Império de Nicéia lideradas por Miguel VIII Paleólogo, permitindo a recriação do Império Bizantino.
►1415 - Um exército de cerca de 19 000 a 20 000 cavaleiros e soldados portugueses embarca com destino a Ceuta, para conquistar esta cidade muçulmana.
►1512 - Pamplona (Espanha) é invadida por tropas castelhanos durante a Conquista de Navarra.
►1554 - Casamento de Maria I de Inglaterra com o futuro Filipe II de Espanha.
►1567 - Diego de Losada funda a cidade de Santiago de León de Caracas, atual capital da Venezuela.
►1637 - Parte do Maranhão a primeira expedição a percorrer todo o rio Amazonas, sob o comando de Pedro Teixeira.
►1666 - De acordo com o calendário juliano, utilizado pelos ingleses, Príncipe Rupert do Reno derrota o almirante Michiel de Ruyter na Batalha do Dia de Santiago Maior.
►1868 - Tomada da fortaleza de Humaitá, na guerra do Paraguai.
►1898 - Guerra dos Estados Unidos contra a Espanha: tropas norte-americanas desembarcam em Guanica (Porto Rico) e se apoderam de toda a ilha.
►1901 - Tem início nas Filipinas uma revolta contra os Estados Unidos, comandada por Emilio Aguinaldo, partidário da independência do país.
►1909 - O francês Louis Blériot consegue ser o primeiro piloto a voar os 33 quilômetros de distância entre a França e a Grã-Bretanha, através do Canal da Mancha. Seu avião era o Blériot XI, de fabricação própria.
►1934 - Nazistas que queriam a unificação entre a Áustria e a Alemanha assassinam o chanceler austríaco Engelbert Dollfuss.
►1943 - Mussolini é derrubado do poder e preso junto com seus colaboradores, após o desembarque aliado na Sicília.
►1946 - Operação Crossroads, "teste Baker" realizado no Atol de Bikini.
►1951 - Entra em vigor uma nova constituição em Porto Rico, que adquire a condição de "Estado livre associado" dos EUA.
►1953 - Criação do Ministério da Saúde brasileiro.
►1956 - O transatlântico italiano "Andrea Doria" afunda após chocar-se com o barco sueco "Stockholm". Cinqüenta passageiros morrem.
►1957 - Proclamação da República na Tunísia, após 250 anos de monarquia.
►1962 - Os representantes dos 14 países que participam em Genebra da Conferência de Desarme aprovam a neutralidade de Laos.
►1966 - Uma bomba explode no aeroporto de Recife, onde pousaria o avião do marechal Costa e Silva, candidato à sucessão do presidente Castello Branco.
►1978 - A seleção argentina ganha o Campeonato Mundial de Futebol.
►1978 - nasce na Inglaterra Louise Joy Brown, o primeiro "bebê de proveta". Fruto de dez anos de pesquisa dos doutores Steptoe e Edwards, a fertilização in vitro gerou um bebê de um embrião fertilizado fora do útero materno. Graças a essa técnica, nascem milhares de bebês sadios de mães inférteis.
►1979 - Israel devolve para o Egito seis mil hectares da península do Sinai.
►1980 - AC/DC lança o seu primeiro álbum após a morte do vocalista Bon Scott, Back in Black, que já vendeu mais de 40 milhões de cópias no mundo inteiro.
►1984 - A cosmonauta soviética Svetlana Savitskaya torna-se a primeira mulher a "caminhar no espaço".
►1984 - Morre José Mauro de Vasconcelos, escritor brasileiro.
►1991 - O governo da Guatemala e a guerrilha assinam em Querétaro (México) um acordo para garantir a democratização do país.
►1992 - Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 em Barcelona.
►1994 - O Rei Hussein, da Jordânia, e o primeiro ministro israelense, Yitzhak Rabin, firmam em Washington uma histórica reconciliação, que põe fim a 46 anos de guerra.
►1997 - K. R. Narayanan toma posse como o décimo presidente da Índia e o primeiro membro da casta dos intocáveis a ocupar o cargo.
►1999 - Grande vitória do Polo Patriótico, coalizão de partidos que apóia o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nas eleições da Assembléia Nacional Constituinte.
►2000 - A Corte Suprema do Chile não aceita os exames médicos pedidos pela dRedação Terrasa de Pinochet, no processo sobre sua imunidade parlamentar.
►2000 - Morrem 113 pessoas nas imediações do aeroporto parisiense Roissy-Charles De Gaulle, após a explosão de um Concorde de Air France contra um pequeno hotel.
►2001 - O Congresso dos EUA aprova um projeto para a retirada das restrições às viagens de norte-americanos a Cuba.
►2002 - O Sistema de Vigilância da Amazônia é inaugurado em Manaus pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

NASCIMENTOS

1432 - Papa Inocêncio VIII.
1880 - Giuseppe Moscati, santo (m. 1927).
1883 - Alfredo Casella, compositor italiano de música erudita (m. 1947).
1884 - Ludowika Jakobsson, patinadora artística teuto-finlandesa (m. 1968).
1894 - Gavrilo Princip, assassino sérvio (m. 1918).
1902 - Eric Hoffer, escritor americano (m. 1983).
1905 - Elias Canetti, escritor em língua alemã, Prêmio Nobel de Literatura de 1981 (m. 1994).
1923 - Leonardo Vilar, ator brasileiro.
1924 - Nelson Sargento, sambista e compositor brasileiro.
1926 - Beatriz Segall, atriz brasileira.
1930 - Maureen Forrester, contralto canadense(m. 2010)
1936 - Carlos Mota Pinto, professor universitário e político português (m. 1985)
1939 - Nancy Ludington, ex-patinadora artística norte-americana.
1943 - Ieda Maria Vargas, a segunda brasileira a se tornar Miss Universo.
1944 - Ney Latorraca, ator brasileiro.
1947 - Bob Heinz, ex-jogador profissional de futebol americano estadunidense; e Marcos Hummel, jornalista brasileiro.
1952 - Eduardo Souto de Moura, arquiteto português.
1954 - Walter Payton, jogador de futebol americano (m. 1999).
1958 - Karlheinz Förster, ex-futebolista alemão.
1963 - Leonardo, cantor brasileiro.
1964 - Sharif Ahmed, político somali.
1967 - Matt LeBlanc, ator estadunidense.
1969 - Artur Partyka, atleta polonês, medalhista olímpico.
1970 - Guilherme Briggs, dublador brasileiro.
1973 - Kenny Roberts Jr., motociclista norte-americano; Dani Filth, vocalista e membro fundador da banda de Gothic Metal Cradle of Filth; Zé Maria, ex-futebolista brasileiro; e Kevin Phillips, futebolista inglês.
1975 - Jean-Claude Darcheville, futebolista francês.
1976 - Nivea Soares, cantora brasileira, integrante do grupo Diante do Trono; Tera Patrick, atriz norte-americana; Nikita Denise, atriz tcheca; e Marcos Assunção, futebolista brasileiro.
1977 - Roberto Alcântara, futebolista brasileiro.
1978 - Louise Brown, o primeiro bebê de proveta nascido no mundo.
1979 - Moisés, futebolista brasileiro.
1980 - Toni Vilander, piloto finlandês de corridas.
1982 - Brad Renfro, ator norte-americano (m. 2008).
1985 - Nelsinho Piquet, piloto brasileiro de automobilismo; e James Lafferty, ator norte-americano.
1987 - Fernando, futebolista brasileiro.
1988 - Dorian Dervite, futebolista inglês.
1989 - Rabiola, futebolista português.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS

►BRASIL
Aniversário Municipal de Águas de São Pedro São Paulo.
Aniversário Municipal de Alto Piquiri Paraná
Aniversário Municipal de Barbosa Ferraz Paraná
Aniversário Municipal de Icaraíma Paraná.
Aniversário Municipal de Jaraguá do Sul Santa Catarina.
Aniversário Municipal de Marechal Cândido Rondon Paraná
Aniversário Municipal de Santo Antônio do Paraíso, Paraná
Aniversário Municipal de Matelândia, Paraná
Aniversário Municipal de Medianeira, Paraná
Dia de São Cristóvão.
Dia do Colono.
Dia da Imigração Alemã para o Rio Grande do Sul.
Dia do Escritor.
Dia do Motorista.

►ESPANHA
Dia de Santiago de Compostela.
Dia Nacional da Galiza

►PORTUGAL
Feriado Municipal de Santiago do Cacém.
Feriado Municipal de Cantanhede.
Feriado Municipal de Ovar.
Feriado Municipal de Mira.
Feriado Municipal de Celorico de Basto.
Feriado Municipal de Mondim de Basto.
Dia de S. Tiago de Custóias, Matosinhos.

►TUNÍSIA
Dia da República 1957

►HISTÓRIA MAIA
Dia Fora do Tempo Calendário Maia

►RELIGIÃO CATÓLICA
Dia de São Cristovão,Santo.
Dia de São Tiago Maior,Santo.

FONTES
- Conteúdo Terra
- Wikipédia

segunda-feira, 23 de julho de 2012

EFMM100anos | Professora Espanhola apoia a Candidatura da Madeira-Mamoré


Durante as atividades de aniversário do município de Nova Mamoré, onde fui muito bem recebido por todos naquela cidade, tive também a satisfação de encontrar dois estrangeiros que também são fascinados pela história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a Sr.ª Maria Isabel Miro Montoliu - Professora de História da Pedagogia da Universidade de Rovira I Virgili de Tarragona na Catalunha; e o Pe. Inácio Olive Costas - pároco da paróquia Sant Bernat Calbo Reus, ambos cidadãos espanhóis.

Em conversa com a Sr. Maria Isabel e Pe. Inácio fiquei surpreso com o conhecimento que ambos têm sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e também com o interesse deles pesquisar e conhecer sempre mais sobre este importante patrimônio brasileiro, portanto me senti ainda mais à vontade para falar um pouco mais sobre as condições atuais do acervo ferroviário da Madeira-Mamoré, bem como sobre os trabalhos em prol de sua candidatura à Patrimônio da Humanidade, recebendo uma reação muito positiva daqueles senhores: "onde está a petição? Vamos assinar!".

Diante do entusiasmo da Sr.ª Maria Isabel e do Pe. Inácio resolvi compartilhar com eles alguns arquivos e demais materiais (fotos, montagens, vídeos, textos) sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, os quais a Sr.ª Maria Isabel comentou que lançaria mão deles para apresentar aos seus alunos e também em sua palestras lá na Espanha, e mais, também se comprometeu a colher assinaturas em prol da candidatura da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré na Espanha.

O atitude destes senhores pode ser tida como uma homenagem aos espanhóis que estiveram aqui em solo (atualmente) rondoniense trabalhando arduamente na construção da Madeira-Mamoré, sofrendo todas as adversidades da localidades, mas empenhados na conclusão deste ambicioso e visionário projeto ferroviário em meio à desconhecida e violenta floresta Amazônica. 

O gesto deste senhores é um exemplo para muitos brasileiros. Apesar de serem estrangeiros os mesmos demonstram grande fascínio pela história desta parte do Brasil, em especial a da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e também sobre os Soldados da Borracha, ao passo que muitos brasileiros desconhecem a própria história. 

As assinaturas a favor da candidatura da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré a Patrimônio da Humanidade podem ser colhidas através de formulário físico, cuja petição para o serviço voluntário de coleta de assinaturas está disponível no seguinte link¹ [http://efmm100anos.files.wordpress.com/2012/06/abaixo-assinado-estrada-de-ferro-madeira-mamorc3a918.pdf]. Também é possível assinar a petição pela Internet através da petição online disponível no seguinte link [http://www.peticoesonline.com/peticao/estrada-de-ferro-mandeira-mamore-para-patrimonio-mundial-da-unesco/443]. Nesta segunda forma de participação é necessário que se confirme o voto a favor da candidatura no e-mail informado no ato da votação no site da petição online.


domingo, 22 de julho de 2012

【ツ PaSsEiO RïVeR | 24 anos de Nova Mamoré/RO


No dia 21 de julho de 2012 o município de Nova Mamoré comemorou seus 24 anos de emancipação política, e em homenagem à data a Prefeitura Municipal organizou uma programação de três dias de atividades alusivas ao aniversário do município e também ao centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré no passado foi uma importantíssima ferramenta de desenvolvimento econômico para a região. Com a a sua desativação algumas localidades ao longo da ferrovia se deslocaram para as proximidades da atual BR-425, onde formaram uma nova povoação a qual se transformou em vila, depois de distrito de Guajará-Mirim e mais tarde, em 1988, foi emancipado politicamente sendo transformado no então Município de Nova Mamoré.


EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
15 de junho de 1988 | Aniversário: 21 de julho

GENTÍLICO
Novamamorense

GEOGRAFIA
Área: 10.071,660 Km²
População: 22.546 hab. (IBGE/2010)
Densidade demográfica: 2,24  (hab/Km²)
Bioma: Amazônia
Clima: equatorial úmido
Fuso horário: UTC-4
Distância da Capital: 240,9 Km

VÍDEOS







FOTOS














segunda-feira, 16 de julho de 2012

【ツ PaSsEiO RïVeR | Rolim de Moura/RO 15.07.2012



Nos dias 14 e 15 de julho de 2012 estive em visita a cidade de Rolim de Moura, interior do Estado de Rondônia.

A cidade não é grande, mas também não é tão pequena. Rolim de Moura conta com uma  estrutura considerável tendo o comércio local movimentado além de contar com um campus da Universidade Federal de Rondônia e algumas faculdades particulares.

Confira a seguir as características gerais do Município:

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
05 de agosto de 1983

GENTÍLICO
Rolimourense

GEOGRAFIA
Área: 1 457,885 Km²
População: 50.648 hab. (IBGE/2010)
Densidade demográfica: 34,74  (hab/Km²)
Bioma: Amazônia
Clima: equatorial úmido
Fuso horário: UTC-4

INDICADORES
IDH: 0,753  (médio PNUD/2000)
PIB: R$ 529.691,380 mil (IBGE/2008)
PIB per capita: R$ 10.541,33 (IBGE/2008)

Neste curtíssimo período em que estive na cidade aproveitei para fazer alguns registros em fotos e em vídeos de alguns pontos que julguei interessantes.

VÍDEOS




FOTOS